From Playtest

Armaduras e Escudos

O mundo de Runeterra é uma vasta tapeçaria composta de muitas culturas diferentes, cada uma com seu próprio nível de tecnologia. Por esta razão, aventureiros têm acesso a uma variedade de tipos de armaduras, que vão desde a armadura de couro à cota de malha, até a cara armadura de placas, com vários outros tipos de armaduras intermediárias entre elas.

A tabela Armaduras reúne os tipos mais comuns de armaduras encontradas no jogo e as separa em três categorias: Armaduras Leves, Armaduras Médias e Armaduras Pesadas. Muitos guerreiros complementam sua armadura com um Escudo, que podem ser vistos na tabela Escudos, logo abaixo da tabela Armaduras.

A tabela Armaduras mostra o custo da armadura, o peso, e outras propriedades dos tipos mais comuns de armaduras usada no mundo de Runeterra.

Propriedades das Armaduras e Escudos

Cada armadura e escudo tem suas particularidades, transmitidas através das suas propriedades. Algumas armaduras são mais pesadas que outras, necessitando de uma quantidade mínima de Força para ser usada. Outras fazem muito barulho, te dando desvantagem em jogadas de Furtividade.

Proficiência. Qualquer um pode colocar uma armadura ou amarrar um escudo no braço. No entanto, somente aqueles proficientes no uso de armaduras sabem como usá-las de forma eficaz. Sua Classe concede proficiência com certos tipos de armadura ou escudos, assim como seu Passado ou mesmo alguns Aprimoramentos. Se você vestir uma armadura ou escudo que não tenha proficiência, terá desvantagem em qualquer teste de atributo, salvaguarda ou jogada de ataque que envolva Força ou Destreza, e não poderá conjurar magias.
Classe de Armadura (CA). A armadura protege seu usuário de ataques. Caso você a esteja utilizando, ela determinam sua Classe de Armadura base. Já o escudo te garante um bônus de CA.
Força. Algumas armaduras e escudos interferem na capacidade do usuário mover-se rápido, furtivo e livremente. Se a tabela abaixo mostrar "Força 13" ou "Força 15" na coluna Força para um tipo de armadura ou escudo, a armadura ou escudo reduz o deslocamento do usuário em 10 pés, a menos que o usuário tenha um valor de Força igual ou maior do que o valor listado.
Furtividade. Se a tabela abaixo mostrar "Desvantagem" na coluna Furtividade, o usuário terá desvantagem em testes de Furtividade.
Escudo. Um escudo é feito de madeira, metal ou outro material resistente, e é usado com uma mão. Você só pode se beneficiar de um escudo por vez e eles garantem bônus em sua CA, com a quantidade do bônus descrita em cada um deles.

Armaduras

Todo guerreiro que se preze utilize uma boa armadura, ainda mais se for alguém que lute nas linhas de frente. As armaduras garantem uma boa defesa enquanto te permitem atacar com todo o seu poder. Algumas são baratas, outras caras, mas independente do valor, uma defesa à mais é sempre bem-vinda!

Armaduras
Nome Preço Peso Classe de Armadura Força Furtividade
Armaduras Leves
Acolchoada 5 PO 4 kg 11 + Modificador de Destreza - Desvantagem
Couro 10 PO 5 kg 11 + Modificador de Destreza - -
Couro Batido 45 PO 6,5 kg 12 + Modificador de Destreza - -
Armaduras Médias
Gibão de Peles 10 PO 6 kg 12 + Modificador de Destreza (máx +2) - -
Camisão de Malha 30 PO 10 kg 13 + Modificador de Destreza (máx +2) - -
Lórica de Escamas 50 PO 22,5 kg 14 + Modificador de Destreza (máx +2) - Desvantagem
Couraça Peitoral 400 PO 10 kg 14 + Modificador de Destreza (máx +2) - -
Placas Parciais 750 PO 20 kg 15 + Modificador de Destreza (máx +2) - Desvantagem
Armaduras Pesadas
Cota de Anéis 30 PO 20 kg 15 - Desvantagem
Cota de Malha 75 PO 27,5 kg 16 13 Desvantagem
Cota de Talas 200 PO 30 kg 17 15 Desvantagem
Placas 1.500 PO 32,5 kg 18 15 Desvantagem

Armaduras Leves

Feitas a partir de materiais flexíveis e finos, Armaduras Leves favorecem aventureiros ágeis, uma vez que oferecem proteção sem sacrificar sua mobilidade. Se você vestir uma Armadura Leve, ele adiciona seu modificador de Destreza ao número base de seu tipo de armadura para determinar sua Classe de Armadura.

Acolchoada. A Armadura Acolchoada consiste em camadas de panos acolchoados e batidos.
Couro. O peitoral e as ombreiras da Armadura de Couro são feitos de couro que foi endurecido após ser fervido em óleo. O resto da armadura é feita de materiais mais macios e mais flexíveis.
Couro Batido. Feita de couro resistente, mas flexível, a Armadura de Couro Batido é reforçada com rebites ou cravos de metal.

Armaduras Médias

Armaduras Médias oferecem mais proteção do que Armaduras Leves, mas também prejudicam mais o movimento. Se o personagem usar uma Armadura Média, ele adiciona seu modificador de Destreza, até um máximo de 2, ao número base de seu tipo de armadura para determinar a sua Classe de Armadura.

Gibão de Peles. Um Gibão de Peles é um armadura bruta consistindo de peles grossas. É comumente usada por tribos bárbaras freljordianas e outros povos que não têm acesso às ferramentas e materiais necessários para criar uma armadura de melhor qualidade.
Camisão de Malha. Feito de anéis de metal intercalados, um Camisão de Malha é usado entre as camadas da roupa. Essa armadura oferece proteção modesta para a parte superior do corpo de quem a usa e permite que o som dos anéis de metal, friccionados uns contra os outros, sejam amortecidos pelas camadas exteriores.
Lórica de Escamas. Essa armadura consiste em um casaco e calças (e talvez uma saia separada) de couro, coberto com peças sobrepostas de metal, assim como as escamas de um peixe. O conjunto inclui um par de luvas para a proteção das mãos.
Couraça Peitoral. Esta armadura é constituída por um pedaço de metal usado com couro flexível em seu interior. Embora ele deixe as pernas e braços do usuário relativamente desprotegidos, esta armadura fornece boa proteção para seus órgãos vitais, deixando quem a usa relativamente sem restrições de movimentos.
Placas Parciais. Essa armadura é composta de placas de metal moldadas que cobrem a maior parte do corpo. Ela não inclui proteção para as pernas, além de caneleiras fixadas com tiras de couro.

Armaduras Pesadas

De todas as categorias de armaduras, as Armaduras Pesadas oferecem a melhor proteção. Essas armaduras cobrem todo o corpo e são projetadas para proteger quem as usa de uma grande variedade de ataques. Só guerreiros proficientes podem gerir o seu peso e volume. Armaduras Pesadas não permitem que o usuário adicione seu modificador de Destreza na Classe de Armadura, mas também não o penaliza se seu modificador de Destreza for negativo.

Cota de Anéis. Esta armadura é feita de couro com pesados anéis de metal presos a ela. Os anéis ajudam a reforçar a armadura contra golpes de armas. A Cota de Anéis é inferior à Cota de Malha e geralmente é vestida apenas por aqueles que não podem pagar por uma armadura melhor.
Cota de Malha. Feita de anéis de metal entrelaçados, a Cota de Malha inclui uma camada de tecido acolchoado usada por baixo da malha de metal, para evitar atrito e amortecer o impacto dos golpes. O conjunto inclui um par de luvas para a proteção das mãos.
Cota de Talas. Essa armadura é feita de tiras verticais de metal, rebitadas a um suporte de couro, usadas sobre um preenchimento de pano. Malhas de metal flexíveis protegem as articulações.
Placas. A Armadura de Placas consiste em placas de metal moldadas para cobrir todo o corpo. Inclui um par de luvas e botas de couro pesadas, um capacete com viseira e espessas camadas de enchimento por baixo da armadura. Fivelas e tiras de couro distribuem o peso ao longo do corpo.

Escudos

Um complemente para as armaduras, os escudos são uma resposta mais barata e rápida para aumentar suas defesas. Alguns guerreiros que sequer usam armaduras acabam optando por um escudo, se aproveitando de seus benefícios sem se comprometer totalmente com uma armadura. Com exceção dos Broquéis, todo escudo possui consigo uma alça para que você possa pendurá-los em suas costas.

Escudos
Nome Preço Peso Classe de Armadura
Broquel 1 PO 0,5 kg Especial
Escudo Leve 5 PO 1 kg +1
Escudo Pesado 10 PO 3 kg +2
Broquel. Esse pequeno escudo pode ser preso ao seu antebraço, deixando sua mão livre para empunhar um objeto e manejar uma arma. Ao ser alvo de um ataque, você pode utilizar sua reação para aumentar sua CA em +1 até o início de seu próximo turno.
Escudo Leve. Esse escudo de madeira é amarrado no antebraço, deixando a mão livre. O usuário pode carregar um objeto na mão do escudo, mas não manusear uma arma.
Escudo Pesado. Esse escudo de aço é preso ao antebraço e também deve ser empunhado com firmeza, impedindo o usuário de usar aquela mão.

Vestindo e Removendo uma Armadura ou Escudo

O tempo que leva para vestir ou despir uma armadura depende da categoria.

Vestir. Esse é o tempo necessário para colocar a armadura ou escudo. Você se beneficia da CA da armadura ou do bônus do escudo só se gastar todo o tempo para vestir o conjunto da armadura ou equipar o escudo.
Remover. Esse é o tempo necessário para remover uma armadura ou escudo. Se alguém ajudá-lo nesta tarefa, reduza esse tempo pela metade.
Vestir e Remover Armaduras e Escudos
Categoria Vestir Remover
Armadura Leve 1 minuto 1 minuto
Armadura Média 5 minutos 1 minuto
Armadura Pesada 10 minutos 5 minutos
Escudo 1 ação 1 ação