From Playtest

Ofícios


Ofício de Armadilheiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Armadilheiro.

  • Armadilha de Fosso. Como parte de um descanso curto, você pode cavar um buraco na terra, no solo ou em pedras soltas, cobrindo-o com uma tela. Criar tal armadilha requer uma pá para cavar o buraco e uma folha de pano ou lona para cobri-lo. Faça um teste com suas Ferramentas de Armadilheiro. O valor jogado se torna a CD para outra pessoa evitar, descobrir ou desativar a armadilha. Quando uma criatura pisa na lona, ela deve ser bem sucedida em uma salvaguarda de Destreza ou cairá no poço, derrubando a lona e caindo de bruços no fundo. Uma criatura dentro do poço pode usar todo o seu movimento para fazer um teste de Força contra a mesma CD, saindo do poço em um sucesso. Se você tiver estacas de madeira à mão, pode colocá-las dentro do poço. Uma criatura que cai no poço sofre 2d6 de dano perfurante adicional. Se você tiver uma gaiola em mãos, você pode colocá-la dentro do poço, definindo-a para fechar e travar quando uma criatura cair nela.
  • Reforçar Armadilha de Caça. Quando você arma uma armadilha de caça com suas Ferramentas de Armadilheiro em mãos, você pode adicionar seu bônus de proficiência à CD da salvaguarda da armadilha.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Armadilheiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Investigação, Percepção. Quando você procura por trilhas ou pegadas em uma área, as Ferramentas de Armadilheiro podem ajudá-lo a destacar as trilhas, extraindo detalhes mais sutis. Além disso, sua experiência em montar armadilhas aguça seus sentidos ao procurar por armadilhas você mesmo.
  • Natureza, Sobrevivência. Seu conhecimento de armadilhas lhe dá uma visão ao determinar quais plantas ou partes de animais podem ser usadas como substitutos para cordas, barbantes ou outros aspectos da construção de uma armadilha. Além disso, sua experiência com armadilhas e rastreamento pode fornecer informações sobre que tipo de criaturas são nativas da área em que você está.
  • Prestidigitação. Sua experiência no delicado trabalho de montar armadilhas melhora sua habilidade de manipular cuidadosamente cordas e barbantes.

Ofício de Armeiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Armeiro.

  • Desemperrar. Para desemperrar uma arma de fogo você pode usar uma ação para realizar um teste CD 10 + número de erro do tiro. Em caso de sucesso, a arma não é mais considerada emperrada e pode voltar a ser usada normalmente.
  • Reparar Arma Inutilizada. Para arrumar uma arma de fogo você pode usar uma ação para uma rolagem de Atributo com o Ofício de armeiro com um CD 10 + número de erro do tiro. Isso leva uma hora e em caso de sucesso, a arma não é mais considerada inutilizada e pode voltar a ser usada normalmente.
  • Reparar Arma Quebrada. Para reparar uma arma de fogo quebrada, desde que tenha acesso à uma chama quente o suficiente para amolecer o metal você pode usar uma ação para uma rolagem de Atributo com o Ofício de Armeiro com um CD 10 + número de erro de tiro. Você precisa gastar metade do valor da arma em peças para reparo. Esse processo demora até quatro horas e em caso de sucesso, a arma não é mais considerada quebrada.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Armeiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo, História, Investigação. Sua maestria com o ofício de Armeiro lhe garantem informações adicionais, pistas ou deduções desde que sejam relacionados a trabalhos feitos com armas de fogo. Especialização concede a você informações adicionais sobre a constituição da arma e o tipo de material usado.
  • Tecnologia. Você é capaz de encontrar substitutos para propelentes na ausência de salitre, carvão e enxofre. Além de conseguir entender tecnologias novas utilizadas em armas feitas em outras regiões ou com tecnologia mais avançada.

Ofício de Chaveiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Chaveiro.

  • Montar uma Armadilha. Da mesma forma que você é capaz de desarmar armadilhas, você também pode armá-las. Durante um descanso curto, você pode criar uma armadilha usando itens que estiverem à sua disposição. O total do resultado do seu teste de criação é a CD para alguém que tente encontrar ou desarmar sua armadilha. A armadilha causa dano apropriado ao material que foi usado em sua criação (como um veneno ou uma arma) ou dano igual a metade do total do seu teste, ou o que o Mestre achar ser apropriado. Você pode, também durante um descanso curto, montar as estruturas de uma armadilha para armá-la posteriormente, isso leva 10 minutos.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Chaveiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos

  • História. Seu conhecimento de história inclui armadilhas comuns em determinadas regiões e povos, isso lhe concede informações que podem ajudar você a encontrar ou desarmar.
  • Investigação e Percepção. O seu conhecimento e experiência parecem te dar um instinto apurado quando procura por armadilhas, pois você aprendeu uma variedade de sinais comuns que revelam sua presença e consegue ver sinais de armadilhas que já tenham sido ativadas.

Ofício de Coletor

Coletores sabem que praticamente tudo que existe tem uma utilidade. Na verdade, eles sabem que tudo tem uma utilidade, em alguns casos a mesma apenas não foi encontrada ainda. Seja uma madeira rara, uma presa de uma criatura espiritual ou um minério extremamente instável e explosivo, os Coletores serão capazes de procurar e encontrá-los.

Ao receber proficiência com esse Ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência às rolagens feitas com suas Ferramentas de Coletor.

  • Destrinchar. Você pode maximizar a coleta de recursos acessíveis se você tiver tempo. Ao obter as recompensas naturais de uma criatura, você pode utilizar uma quantidade de tempo adicional para que, ao rolar os dados para coleta de recursos, você pode rolar novamente e escolher os maiores dados para saber quantos recursos você consegue obter, escolhendo os maiores números rolados.
Exemplo: Se você pode rolar 2d8 para saber quantos recursos você obtém, você rola 4d8, obtendo os números 5, 8, 3, 6 nessa rolagem, você pode escolher os números 8 e 6, totalizando 14.
Ao realizar um teste de perícia para coletar algo, você pode adicionar seu bônus de proficiência à perícia mesmo que não tenha proficiência na mesma. Caso já tenha proficiência, você adiciona o dobro do seu bônus de proficiência. Caso já tenha esse bônus dobrado, você rola com vantagem.
  • Averiguar. Sua experiência com a obtenção de recursos deu a você um senso natural do que as coisa são verdadeiramente. Você tem vantagens em rolagens para identificar falsificações, como por exemplo perceber que as supostas Lágrimas de Azir são na verdade pó de múmia.

Sinergias. Em conjunto com suas Ferramentas de Coletor, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo e Tecnologia. Você conhece propriedades tecnológicas ou mágicas de determinados recursos que podem ser usados em poções, itens mágicos, dispositivos e aparatos.
  • História e Investigação. Você é capaz de elaborar informações a respeito da criatura através do estudo das partes que você coleta.
  • Medicina e Prestidigitação. Você é capaz de remover órgãos internos de criaturas com o cuidado necessário ou de extrair certas partes com um cuidado excepcional, fazendo com que sejam ainda mais valiosos.
  • Natureza e Sobrevivência. Você é capaz de encontrar veios de minérios, rastros de determinadas criaturas ou saber onde encontrar certos tipos de madeira entre outros recursos.

Ofício de Condutor

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com veículos aquáticos, mecha ou terrestres à sua escolha. Você pode possuir esse ofício mais de uma vez para veículos adicionais. Confira mais a frente nesse capítulo os Inventos de Tecmaturgo para saber mais sobre Mechas.

  • Condução de Veículos. Ao pilotar, você pode adicionar seu bônus de proficiência na CA e salvaguardas do veículo.

Sinergias: Você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos.

  • Arcanismo. Quando você estuda um veículo mágico, sua proficiência nesta ferramenta ajuda você a desvendar informações, determinar como o veículo funciona ou mesmo pilotá-lo.
  • Investigação, Percepção. Ao inspecionar um veículo atrás de pistas ou informações escondidas, sua proficiência ajuda você a perceber coisas que outros deixariam passar, além disso você pode obter informações sobre onde esse veículo estava anteriormente ou mesmo se carregou alguma carga pesada recentemente.

Ofício de Herbalista

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com um Estojo de Herbalismo.

  • Identificar Plantas. Auxilia que você identifique com maior facilidade plantas e ervas medicinais pela sua aparência, comparando a com outras amostras, e pelo cheiro seja através de reagentes aplicados diretamente ou através de alguma infusão, queima ou outro processo.

Sinergias: Em conjunto com um Estojo de Herbalismo, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo. Permite que você estude magicamente plantas e ajuda na identificação de poções.
  • Investigação. Você pode coletar pistas e detalhes em áreas de vegetação com esse estojo.
  • Medicina.  Auxilia na confecção de remédios feitos de plantas medicinais para tratar doenças e curar ferimentos.
  • Natureza e Sobrevivência. Algumas plantas podem ser usadas como alimento após passarem por alguns processos de purificação ou filtragem.

Ofício de Jogador

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com um Estojo de Jogos à sua escolha. Você pode possuir esse ofício mais de uma vez para um jogo adicional.

Sinergias: Em conjunto com um Estojo de Jogos, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • História. Você pode demonstrar algum conhecimento histórico ou evento importante que tenha alguma relação com o jogo, ou usar o mesmo para relatar algo histórico de maneira levemente teatral.
  • Intuição. Ao jogar com alguém, você pode fazer leituras de sua personalidade, entender trejeitos e tiques que possibilitam a você um melhor entendimento da pessoa, de seus tons de voz falando a verdade ou mentira ou perceber flutuações de humor.
  • Prestidigitação. Você pode utilizar o seu Estojo para fazer trapaças, seja elas dentro do jogo ou utilizando o conteúdo do estojo para enganar a alguém.

Ofício de Minerador

Ao receber proficiência com esse Ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Minerador.

Minerar. Você pode abrir ou alargar orifícios em terra, pedra ou minérios para abrir uma passagem em que você e seus companheiros possam passar. Além disso, você pode analisar a superfície de uma rocha, ver seus padrões e dizer que tipos de minérios podem ser encontrados na região. Adicionalmente, quando estiver escavando, você recebe 2 dados a mais em gemas ou minérios encontrados.

Sinergia: Em conjunto com Ferramentas de Minerador, você pode utilizar esse Ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Atletismo. Você pode encontrar pontos frágeis em cavernas e rochas naturais e escava-las devido à sua maestria no Ofício, o que seria quase impossível para pessoas comuns, para assim encontrar nódulos e jazidas raras de minérios.
  • História, Investigação e Percepção. Por conta de seu conhecimento e experiência em explorações passadas, você pode obter informações adicionais dentro de cavernas naturais, como os principais tipos de minérios na caverna, sua formação rochosa, encontrar formações não naturais, além de analisar o padrão rochoso para encontrar minérios em uma área.

Ofício de Músico

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com um Instrumento Musical à sua escolha. Você pode possuir esse ofício mais de uma vez para Instrumentos adicionais.

  • Compor uma Canção. Durante um descanso longo, você pode compor uma nova canção e letra para seu Instrumento. Você pode utilizar esta habilidade para impressionar um nobre, espalhar rumores escandalosos com uma canção cativante ou mesmo estimular sua plateia com alguma ideia ou pensamento.

Sinergias: Em conjunto com um Instrumento Musical, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos.

  • História. Sua especialização pode ajudar você a relembrar informações relacionadas a seu Instrumento, músicas antigas e regionais, além de entender músicas que possam trazer o registro de algum conhecimento.
  • Atuação, Persuasão. Sua capacidade de fazer um bom show é melhorada quando você incorpora um Instrumento em seu ato, além disso, você pode tentar plantar uma ideia subconsciente em sua plateia.

Ofício de Navegador

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Navegação.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Navegação, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos.

  • Sobrevivência. Seu conhecimento com Ferramentas de Navegação pode ajudar você a evitar se perder e também garantir informações sobre o caminho mais provável para estradas e assentamentos, além de encontrar sinais de localização deixados para trás.

Ofício de Pescador

Ao receber proficiência com esse Ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Pescador.

  • Pescar. Você é um especialista quando se trata da arte da pesca. Você conhece os melhores ambientes para se pescar, o melhor horário, os peixes mais fáceis e difíceis e até mesmo as melhores iscas para se usar. Além disso, você não precisa de nenhum tipo de ferramenta para preparar animais marinhos para consumo.

Sinergia: Em conjunto com Ferramentas de Pescador, você pode utilizar esse Ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Atletismo. Você consegue pescar criaturas marítimas de até uma categoria de tamanho maior que a sua.
  • Natureza. Você sabe reconhecer criaturas marítimas que possuem veneno.
  • Natureza, Sobrevivência. Você sabe reconhecer os melhores locais para se pescar, bem como o tipo de vida marítima desses locais.

Ofício de Veneficista

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com um Estojo de Veneno. Proficiência com este Ofício permite que você adicione seu bônus de proficiência a qualquer teste de Atributo que fizer para criar ou usar venenos.

Sinergias: Em conjunto com um Estojo de Veneno, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • História. Se alguém famoso foi envenenado, você pode usar seu conhecimento para relembrar fatos sobre isso, talvez formas de anulá-lo ou mesmo de minimizar seu efeito.
  • Investigação, Percepção. Você pode usar seu Estojo para extrair veneno de objetos, armadilhas e manuseá-lo com cuidado. Além disso, você pode usá-lo para investigar possíveis focos de envenenamento.
  • Medicina. Com seu Estojo de Veneno você pode ter mais chances de tratar alguma vítima Envenenada, Intoxicada ou mesmo usá-lo para criar algum remédio.
  • Natureza, Sobrevivência. Você pode extrair matéria-prima para venenos e antídotos de plantas, animais, minerais, fungos, etc.

Ofícios de Artesão

Esses Ofícios lhe garantem proficiência com ferramentas especiais que incluem os itens necessários para exercer um ofício ou comércio. A tabela mostra exemplos dos tipos mais comuns de ferramentas, cada uma com itens relacionados a um único ofício. Proficiência com um conjunto de ferramentas de artesão permite que você adicione seu bônus de proficiência para qualquer teste de Atributo que fizer usando as ferramentas do seu ofício. Cada tipo de ferramentas de artesão requer uma proficiência separada.

Ofício de Alquimista

O Alquimista trabalha com dois princípios básicos chamados de “Solve et Coagula” ou ainda, dissolver e coagular. Esses dois princípios buscam entender o princípio por trás da matéria e até da energia, fazendo com que através do desenvolvimento dentro desse ofício, se aprenda a criar e utilizar substâncias variadas para a fabricação de elixires, materiais raros e até mesmo simulacros de materiais raros. Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Suprimentos de Alquimista.

  • Aprender Fórmula. Você pode utilizar sua proficiência com o Ofício de Alquimista para aprender fórmulas a que você tenha acesso. Enquanto você estiver aprendendo essa fórmula, você gasta 10 PO por dia de trabalho. Para cada dia de trabalho você deve fazer um teste com seus Suprimentos de Alquimista CD definida pelo Mestre, em um sucesso você avança em sua fórmula normalmente enquanto em uma falha, você regride 1 dia de trabalho.
  • Criação. Desde que você possua os materiais necessários, você pode criar Poções de Tecmaturgo de 1º nível, gastando o dobro do preço e tempo. Tecmaturgos continuam criando suas Poções pelo tempo e preço normais.
  • Desenvolver Fórmula. Você pode utilizar sua proficiência com o Ofício de Alquimista para desenvolver novas fórmulas. Converse com seu Mestre para saber o tempo necessário para desenvolver uma nova fórmula. Enquanto você estiver desenvolvendo essa fórmula, você gasta 50 PO por dia de trabalho. Para cada dia de trabalho você deve fazer um teste com seus Suprimentos de Alquimista CD definida pelo Mestre, em um sucesso você avança em sua fórmula normalmente enquanto em uma falha, você regride 1 dia de trabalho.
  • Fabricação Alquímica. Você pode utilizar sua proficiência com o Ofício de Alquimista para fabricar itens alquímicos. Um personagem pode investir dinheiro para coletar material bruto, que pesa 500 gramas para cada 50 PO gastas. O Mestre pode permitir a um personagem fazer jogadas com a perícia adequada com vantagem. Como parte de um descanso longo, você pode utilizar seus Suprimentos de Alquimista para criar uma dose de ácido, fogo alquímico, antitoxina, óleo, perfume ou sabão. Subtraia metade do valor do item criado do total de peças de ouro dos materiais brutos que você esteja carregando.

Sinergias: Em conjunto com seus Suprimentos de Alquimista, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo. A proficiência com o Ofício de Alquimista permite a você obter mais informações ao analisar poções e materiais estranhos com a habilidade Arcanismo.
  • Investigação. Ao inspecionar uma área por pistas, a proficiência com o Ofício de Alquimista garante a você ensejos sobre substâncias químicas e demais materiais que possam ter sido usados na área.

Ofício de Cartógrafo

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Cartógrafo.

  • Criar um Mapa. Você pode ao longo de sua viagem, desenhar um mapa dos locais pelo qual você passou em conjunto com suas Ferramentas de Cartógrafo e realizar outras atividades ao mesmo tempo.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Cartógrafo, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo, Religião. Analisando mapas você pode entender contextos arcanos ou religiosos ligados a mapas, anotações secretas além de ser capaz de encontrar códigos e padrões.
  • História. Com as Ferramentas de Cartógrafo você pode comparar mapas entre si, mapas antigos com a atualidade, além de encontrar pontos de divergência entre relatos históricos
  • Natureza. Seu conhecimento de geografia o auxilia a determinar problemas relacionados à formação e funcionamento do terreno ao seu redor.
  • Sobrevivência.  Você é capaz de encontrar caminhos em regiões desconhecidas com um entendimento de geografia e acidentes geográficos, pode inferir onde povoados possam existir pela praticidade e proximidade de recursos naturais, especialmente por conhecer padrões de distribuição demográfica e de assentamento bem como entender sobre rotas comerciais e de caravana.

Ofício de Cozinheiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Utensílios de Cozinheiro.

  • Preparar Refeições. Durante um descanso curto , você pode preparar uma refeição saborosa e nutritiva que ajuda seus companheiros a recuperar suas forças. Você e até cinco criaturas de sua escolha recuperam 1 ponto de vida extra para cada Dado de Vida gasto durante um descanso curto, considerando que você tenha acesso a seus utensílios de cozinha e comida suficiente.

Sinergias: Em conjunto com Utensílios de Cozinheiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos

  • História. Você tem conhecimento de costumes e hábitos alimentares de outros povos e outras épocas.
  • Medicina. Você conhece a propriedade curativa de alimentos regulares além de poder, ao administrar um tratamento, transformar um remédio amargo ou azedo em uma mistura de sabor agradável.
  • Sobrevivência. Ao buscar por alimentos você pode encontrar ingredientes alternativos além de conseguir analisar carnes de criaturas peçonhentas e/ou venenosas e possibilitar consumi-las sem risco.

Ofício de Curtidor

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Curtidor.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Curtidor, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo, Investigação. Você pode utilizar de seu conhecimento em trabalhos de couro para determinar a origem de alguma técnica utilizada em couro trabalhado. Além de receber informações adicionais ou alguma pista relacionado a algum item feito de couro.

Ofício de Entalhador

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Entalhador.

  • Reparar. Utilizando as Ferramentas de Entalhador você pode reparar pequenos danos feitos em um objeto feito de madeira.
  • Criar Flechas. Desde que você possua madeira suficiente, você pode criar até 5 flechas em um descanso curto e 20 em um longo.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Entalhador, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo, História. Por conta de sua especialização, você pode receber informações adicionais relacionadas à qualquer objeto de madeira.
  • Natureza. Você pode determinar a qualidade da madeira de uma árvore utilizando as Ferramentas de Entalhador.

Ofício de Falsificador

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com um Estojo de Falsificação.

  • Outras Ferramentas. Possuir proficiência com outras ferramentas pode auxiliar com que suas falsificações se tornem cada vez mais realísticas. Por exemplo, você pode utilizar sua proficiência com Estojo de Falsificação e Ferramentas de Joalheiro para criar um ornamento com uma pedra preciosa falsa.
  • Falsificação Rápida. Você pode criar documentos falsos com não mais de uma página utilizando esse Estojo em um descanso curto. Já em um descanso longo, você pode falsificar um documento mais complexo. Seu teste utilizando esse estojo determina a CD para identificar que o documento é falso.

Sinergias: Em conjunto com um Estojo de Falsificação, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo. Auxilia na identificação de veracidade de um item mágico.
  • Enganação. Ao criar uma falsificação bem feita, pode lhe auxiliar em testes de enganação para ter credibilidade em uma mentira.
  • História. Utilizando seu conhecimento em história pode lhe auxiliar a detectar e criar documentos históricos falsos.
  • Investigação. O Estojo de Falsificação possui alguns itens que podem lhe auxiliar na identificação de documentos e objetos genuínos.

Ofício de Fermentador

Fermentar é uma arte, seja ela para produzir cerveja, ou mesmo vinho. A mesma arte é também usada para produzir destilados através de processos levemente diferentes.

Ao receber proficiência com esse Ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Fermentador.

  • Fermentar. Você pode produzir ou analisar bebidas alcoólicas desde que tenha espaço e tempo para utilizar suas Ferramentas para fermentar, destilar, decantar e aplicar outros processos para isso. Cada hora de serviço produz 1 litro de uma bebida, o resultado disso fica pronto após 8 horas.
  • Água Potável. Seu conhecimento de destilação permite que você produza água purificada através de água imprópria para consumo. Como parte de um descanso longo, você pode purificar até 20 litros de água, ou 3,5 litros em um descanso curto

Sinergias: Em conjunto com as Ferramentas de Fermentador, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • História. Você pode elaborar informações a respeito da bebida, sabendo de onde determinados ingredientes são originados.
  • Medicina. Você é capaz de tratar mais eficazmente alguém com intoxicação ligada a álcool e é capaz de administrar álcool de forma sedativa.
  • Persuasão. Você tem um senso de quando as pessoas estão mais suscetíveis a um convite para uma boa caneca e abrirem seus corações.

Ofício de Ferreiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Ferreiro.

  • Reparar. Desde que tenha acesso a uma chama quente o suficiente para amolecer metal, você pode utilizar suas Ferramentas de Ferreiro para recuperar, a cada hora de trabalho, 10 pontos de vida de um objeto metálico.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Ferreiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo, História, Investigação. Sua maestria com trabalhos em metal lhe garantem informações adicionais, pistas ou deduções desde que sejam relacionados a trabalhos feitos com metal. Especialização concede a você informações adicionais sobre essas áreas quando estiver examinando objetos de metal, como armas.

Ofício de Funileiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Funileiro.

  • Reparar. Com as Ferramentas de Funileiro você é capaz de reparar 10 pontos de vida de um objeto danificado para cada uma hora que você trabalhe isso. É necessário que você tenha acesso a matéria-prima igual à do objeto em questão e, no caso de objetos de metal, você precisa ter acesso a alguma chama suficientemente quente para tornar o metal maleável.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Funileiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • História. Em posse de mesmo apenas alguns pedaços de um objeto, você é capaz de saber algo a respeito dele como idade, origem, utilidade, o quão utilizado ele foi, que tipos de dano recebeu e quando.
  • Investigação. Ao inspecionar um objeto danificado você pode inferir como ele tenha sido danificado, talvez até como costumava ser usava e se era algo usado frequentemente.

Ofício de Inventor

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Inventor.

  • Criação. Desde que você possua os materiais necessários, você pode criar Aparatos de Tecmaturgo de 1º nível gastando o dobro do preço e tempo. Tecmaturgos continuam criando seus Inventos pelo tempo e preço normais.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Inventor, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo, História. Em conjunto com seus conhecimentos, você pode analisar um item ou artefato tecnológico para determinar sua origem e funcionamentos, além de saber se é um item mágico ou não.
  • Tecnologia. Você pode utilizar essas Ferramentas como parte de um descanso longo, para consertar um construto danificado, ele pode receber 2d10 + seu modificador na perícia de Tecnologia.

Ofício de Joalheiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Joalheiro.

  • Identificar Gemas. Você pode identificar gemas falsas e determinar o valor delas para vendas e compras

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Joalheiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo. Ao usar as Ferramentas de Joalheiro junto a essa perícia, você pode encontrar informações sobre encantamentos em gemas, avaliar a possibilidade de uma gema receber um encantamento, entre outros.
  • Investigação. Você pode inspecionar gemas e objetos com gemas incrustadas, consegue encontrar pistas sobre o que aconteceu com ela, avaliar se elas ficaram em contato com alguma substância em específico entre outros.
  • Tecnologia e Arcanismo. Você pode avaliar um cristal hextec e saber se ele é sintético ou verdadeiro, além disso, pode estimar a capacidade energética dele.

Ofício de Maquiador

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com um Estojo de Maquiagem.

  • Criar Disfarce. Durante um descanso longo, você pode criar um disfarce em especial para alguma situação. Você demora 1 minuto para colocar esse disfarce após sua criação. Você não pode transportar com você mais de um disfarce completo por vez, apenas em uma carroça ou deixá-lo em uma mochila grande. Cada conjunto de disfarce pesa 500 gramas. Um disfarce feito sem preparo demora 10 minutos para modificar levemente a sua aparência e 30 para mudá-la completamente.

Sinergias: Em conjunto com um Estojo de Maquiagem, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Atuação. Você pode melhorar um disfarce, usando algodão ou outros enchimentos na boca para modificar sua voz, entre outras formas que melhore a sua atuação atendendo aos seus objetivos.
  • Enganação. Ao tentar enganar alguém com um disfarce, seu Estojo provê recursos para que você possa fazer isso com maior sucesso.
  • Intimidação. Você sabe aplicar sombras em seu rosto para parecer mais amedrontador ou mesmo como fazer uma cicatriz falsa realmente impressionante, entre outros efeitos.
  • Persuasão. Você consegue adaptar suas vestimentas para emular o de alguma autoridade ou mesmo uma classe social diferente em prol de persuadir alguém.

Ofício de Oleiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Oleiro.

  • Reconstrução. Você pode reconstruir um objeto de cerâmica a partir do exame minucioso de um pedaço e tendo matéria prima a disposição.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Oleiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • História. Você pode usar suas Ferramentas de Oleiro para determinar em que época um objeto de barro, argila ou cerâmica foi criado, ou mesmo extrair informações sobre a cultura em que ele foi produzido.
  • Investigação, Percepção. Ao examinar cerâmicas, vasos e objetos de argila, você é capaz de receber informações adicionais, desvendando pistas que outros não viriam ao observar pequenas irregularidades.

Ofício de Pedreiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Pedreiro.

  • Demolição. Com seu entendimento de construções, você pode identificar pontos mais frágeis em paredes de tijolo e concreto. Seu dano causado a essas estruturas quando usando uma arma apropriada é dobrado.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Pedreiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • História. Você pode identificar em que época uma construção foi feita, sua utilidade e técnicas usadas para construí-la.
  • Investigação, Percepção. Você pode obter informações adicionais quando inspeciona áreas dentro de construções de pedra, entender seu propósito, encontrar desníveis que possam indicar passagens secretas e armadilhas.

Ofício de Pintor

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Suprimentos de Pintor.

  • Pintando e Desenhando. Durante um descanso curto ou longo, você pode produzir um trabalho artístico simples, vindo a precisar de várias sessões até produzir algo complexo. Trabalhos rápidos carecem de precisão, mas ainda assim você pode capturar uma imagem ou uma cena, ou fazer uma cópia rápida de uma obra de arte que você tenha visto.

Sinergias: Em conjunto com Suprimentos de Pintor, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos

  • Arcanismo, História, Religião. Seu conhecimento em arte e história da arte auxilia você na descoberta de informações que estejam ligadas a obras de arte, como uma pintura representando algo mágico ou religioso, além de, caso uma pintura tenha propriedades mágicas, quais elas são, além de poder saber a origem de um estranho mural ou quadro.
  • Investigação, Percepção. Ao inspecionar uma pintura ou um trabalho de arte visual, seu conhecimento das práticas por trás da criação podem garantir informações adicionais como há quanto tempo essa pintura foi feita, quais materiais foram usados, qual técnica foi empregada, etc.

Ofício de Sapateiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Sapateiro.

Conservação de Sapatos. Você pode arrumar seus sapatos e de seus companheiros durante um descanso longo, fazendo com que até 6 criaturas consigam viajar por 10 horas sem realizar uma salvaguarda contra exaustão.

  • Criar Compartimento Secreto. Você é capaz de, com 8 horas de trabalho, adicionar um compartimento secreto a um par de sapatos ou botas, com capacidade de guardar algo de até 3 polegadas de comprimento e 1 de largura e profundidade e que não seja frágil, como vidro. Ao confeccionar isso, você deve fazer um teste de Inteligência usando sua proficiência com as Ferramentas de Sapateiro para determinar a CD do teste de Investigação necessário para encontrar o compartimento.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Sapateiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo, História. Você é capaz de identificar sapatos e botas com componentes exóticos que talvez sejam focos de magia, pode reconhecer botas lendárias e antigas bem como a qual nação e época elas pertenciam.
  • Investigação. Através de seu conhecimento e informações colhidas em investigação, você pode dizer em que terrenos uma bota ou sapato esteve, de qual material parece ser, a altura e peso de quem o usa, se foram usados recentemente e caso tenha danos, o que causou esse dano.

Ofício de Tecelão

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Tecelão.

  • Criar Vestimentas. Caso você tenha acesso a tecido e linha suficiente, você pode criar uma vestimenta para uma criatura de tamanho até médio como parte de um descanso longo.
  • Reparar. Durante um descanso curto você pode usar suas Ferramentas de Tecelão para reparar um objeto simples de tecido que esteja danificado ou mudar sua aparência com o consumo de materiais.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Tecelão, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo, História. O seu conhecimento sobre tecelagem concede a você informações adicionais quando estiver examinando tecidos, incluindo mantos e robes e até mesmo bandeiras.
  • Investigação. Seu conhecimento do processo de criação de tecidos pode ser usado para que você encontre pistas e faça deduções, que outros não percebem, ao examinar tapeçarias, estofamento, vestimentas, e outros itens de tecido.

Ofício de Vidreiro

Ao receber proficiência com esse ofício, você pode adicionar seu bônus de proficiência à rolagens feitas com Ferramentas de Vidreiro.

  • Identificar Fraqueza. Utilizando 1 minuto de estudo, você pode identificar pontos fracos em um objeto de vidro fazendo com que qualquer dano causado ao atingir o ponto fraco do objeto seja dobrado.

Sinergias: Em conjunto com Ferramentas de Vidreiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos

  • Arcanismo, História. Seu conhecimento das técnicas de produção de vidro pode ajudá-lo a examinar objetos feitos de vidro, como um frasco de poção, espelhos, potes entre outros itens de vidro encontrados em um tesouro. Você pode estudar como um frasco de poção de vidro foi feito com propósito de alocar seu conteúdo, conseguindo ajudar a determinar os efeitos de uma poção que esteja nele ou dos resíduos deixados por uma.
  • Investigação. Ao investigar uma área, seu conhecimento pode ajudar você caso as pistas incluam vidro quebrado ou objetos de vidro.