From Playtest

Recompensas


As riquezas encontradas dentro de um navio de um pirata, os restos mortais de aventureiros desafortunados dentro de um covil de uma criatura ou até mesmo pedras preciosas presas nas paredes de uma caverna, todas essas são maneiras com que os jogadores encontrem tesouros e recompensas por suas aventuras.

Independente da campanha, jogadores sempre anseiam por algum tipo de recompensa, desde dinheiro a itens mágicos. Neste capítulo trazemos algumas das recompensas que podem ser entregues aos jogadores.

Uma coisa que é importante ressaltar é que, a recompensa dos jogadores não é necessariamente um bem material, uma espada mágica falante ou rios de dinheiro, uma recompensa pode ser simplesmente uma nova parte da história do mundo, uma ligação de sua personagem sendo utilizada ativamente durante a campanha ou até mesmo o Mestre narrar uma cena em que uma habilidade que normalmente é esquecida possa ser utilizada.

Tipos de Recompensas

Existem centenas de tesouros que um aventureiro pode conseguir obter durante a sua jornada. Normalmente, um tesouro possui um valor monetário ou algo que possa ajudá-lo em suas empreitadas. Abaixo demonstramos os tipos de tesouro mais comuns que um jogador pode receber, desde centenas de moedas à obras de um artista renomado.

Moedas

A primeira coisa que se deve saber em relação às moedas de Runeterra é que não existe uma moeda padrão ou universal. Porém, para facilitar o comércio e entrega de recompensas para os jogadores, você pode utilizar a cunhagem padrão composta por Peças de Cobre (PC), Peças de Prata (PP), Peças de Eletro (PE), Peças de Ouro (PO) e Peças de Platina (PL).

Nessa forma de cunhagem padrão, você deve ter em mente que a moeda mais comum entre os cidadãos comuns de uma sociedade não é a Peça de Ouro, mas sim Peças de Cobre ou Prata. É importante lembrar que a maioria dos cidadãos podem trabalhar a vida inteira em busca de ter uma única Peça de Ouro, então, se um camponês oferecer Peças de Ouro para um jogador para que ele cumpra uma missão, provavelmente ele está oferecendo economias de uma vida inteira.

Além disso, as Peças de Eletro e Peças de Platina não são moedas comuns, sendo consideradas moedas provenientes de impérios caídos ou isolados, como Shurima e Ixtal.

Para a cunhagem padrão, 50 moedas possuem 500 gramas, independente do tipo de moeda.

Como alternativa à cunhagem padrão, você pode optar por fazer com que cada região possua sua própria maneira de administrar o comércio. Cada região possui uma cunhagem ou moedas diferentes, mas que, naquela região, podem ser utilizadas com o mesmo valor comercial das moedas padrões.

Quando um jogador estiver viajando, cuidado com as moedas que ele possui, pode ser que elas não sejam válidas naquela região e no momento que for fazer o câmbio, uma moeda pode valer mais ou menos que seu valor original, cabe ao Mestre dizer.

Por exemplo, em Águas de Sentina apenas duas moedas são comumente utilizadas, a Serpente de Prata (PP) e o Cráquem Dourado (PO). Entretanto, se tentar utilizá-las em Noxus, seu valor original decairá.

Regiões e suas Moedas

Na maior parte dos locais é mais comum o trabalho com escambo, entretanto, cada região dá mais valor a um material do que outro. Por exemplo, em Freljord, itens como couro, pele e carne são mais valorizados devido ao clima gélido hostil à vida comum; enquanto em Ionia coisas como, trigo, algodão ou seda possuem mais valor por não serem agressivas com a fauna e a flora local.

Em regiões como Demacia que sua cunhagem comum é de apenas uma moeda, possuem a mesma em abundância, tendo seus preços padrões mais altos, por exemplo, uma espada curta que custa normalmente 10 PO, em Demacia ela custará 50 PO.

Na tabela Regiões e sua Cunhagem estará as cunhagens mais comuns para cada região.

Regiões e sua Cunhagem
Região Cunhagem
Águas de Sentina Serpentes de Prata e Cráquens Dourados
Bandópolis Escambo
Demacia Peças de Ouro
Freljord Escambo
Ilhas das Sombras Inexistente
Ionia Escambo
Ixtal Peças de Electro e Peças de Platina
Noxus Cunhagem Padrão
Piltover Anilha de Bronze, Engrenagem de Prata e Hex de Ouro
Shurima Securis de Cobre, Prata e Ouro
Targon Escambo e Gemas
Zaun Anilha de Bronze, Engrenagem de Prata e Hex de Ouro

Joias

As joias podem ser uma recompensa muito valiosa dentro de um jogo, tendo seu valor variando pelo tipo, lapidação e origem. Algumas dessas joias podem ser algo extremamente raro de ser visto em uma região enquanto o mesmo tipo de joia é visto em abundância em outra.

Joias podem ser utilizadas com diversos objetivos, podendo fazer parte da vestimenta, ornamentando armas e armaduras, ou até mesmo como componentes de magias. As joias normalmente são pequenas e leves pedras preciosas que podem ser guardadas facilmente dentro de um cofre.

Preço de Joias

As joias possuem um preço que pode variar para uma mesma joia dependendo de seu peso e estado. Por exemplo, um diamante valendo 50 PO pode ser uma lasca da pedra em seu estado bruto e não lapidado, enquanto um diamante de 1.000 PO pode ser uma pedra maior.

Uma joia pode custar 10 PO, 50 PO, 100 PO, 500 PO, 1.000 PO ou 5.000 PO, porém, esse preço pode variar de acordo com a vontade do Mestre.

Joias
d100 Joia d100 Joia
01-02 Azurita (azul escuro mosqueado opaco) 51-52 Ametista (púrpura profundo transparente)
03-04 Ágata Malhada (marrom, azul, branca ou vermelho translúcido e listrado) 53-54 Crisoberilo (transparente entre amarelo esverdeado e verde claro)
05-06 Quartzo Azul (azul claro transparente) 55-56 Coral (carmesim opaco)
07-08 Ágata Ocular (círculos translúcidos de cinza, branco, marrom, azul ou verde) 57-58 Granada (vermelho, marrom esverdeado ou branco transparente)
09-10 Hematita (cinza escuro opaco) 59-60 Malaquita (opaco estriado com verde claro e escuro)
11-12 Lápis Lazúli (azul claro e escuro opaco com manchas amarelas) 61-62 Safira amarela (amarelo fogo ou amarelo esverdeado transparente)
13-14 Jade (verde claro, verde escuro ou branco translúcido) 63-64 Turmalina (verde, azul, marrom ou vermelho claro
transparente)
15-16 Ágata Musgo (rosa translúcido ou amarelo claro com cinza musgo ou marcas verdes) 65-66 Espinela (vermelho, vermelho amarronzado ou verde
escuro transparente)
17-18 Obsidiana (preto opaco) 67-68 Pérola (branco, amarelo ou rosa opaco e lustroso)
19-20 Rodocrosita (azul claro opaco) 69-70 Alexandrita (verde escuro transparente)
21-22 Olho de Tigre (marrom translúcido com centro dourado) 71-72 Safira Azul (de azul claro a azul médio
transparente)
23-24 Turquesa (azul esverdeado claro opaco) 73-74 Pérola negra (preto puro opaco)
25-26 Pedra de Sangue (cinza escuro opaco com manchas vermelhas) 75-76 Safira estrela (safira azul translúcida com centro branco em forma de estrela)
27-28 Cornalina (de laranja a vermelho amarronzado opaco) 77-78 Opala Negra (verde escuro translúcido com
preto mosqueado e manchas douradas)
29-30 Calcedônia (branco opaco) 79-80 Topázio (amarelo-ouro transparente)
31-32 Crisoprásio (verde translúcido) 81-82 Peridoto (verde oliva vívido transparente)
33-34 Citrina (amarelo claro amarronzado transparente) 83-84 Água-marinha (azul esverdeado claro transparente)
35-36 Jaspe (azul, preto ou marrom opaco) 85-86 Esmeralda (verde escuro brilhante transparente)
37-38 Pedra Lunar (branco translúcido com azul claro brilhante) 87-88 Opala de Fogo (vermelho fogo translúcido)
39-40 Ônix (faixas opacas de preto e branco, ou preto ou branco puro) 89-90 Opala (azul claro translúcido mosqueado de verde e dourado)
41-42 Quartzo (branco transparente, cinza ou amarelo esfumaçado) 91-92 Rubi Estrela (rubi translucido com centro branco em forma de estrela)
43-44 Sardônica (faixas opacas de vermelho e branco) 93-94 Espinela Azul (azul escuro transparente)
45-46 Quartzo Rosa Estrela (pedra rosa translúcida com centro branco em forma de estrela) 95-96 Rubi (de vermelho claro a carmesim escuro transparente)
47-48 Zircônio (azul esverdeado claro transparente) 97-98 Jato (preto profundo opaco)
49-50 Âmbar (transparente entre ouro aquoso e ouro vívido) 99-00 Diamante (azul claro, canário, rosa, marrom ou azul transparente)

Itens Mundanos e Bens

Muitas vezes durante uma campanha as personagens podem explorar o covil de uma criatura, dentro desse covil, muitos outros aventureiros pereceram sob a força da criatura, deixando para trás seus equipamentos.

Também é comum em algumas regiões que moedas não sejam utilizadas, fazendo com que as personagens sejam recompensadas por completar um objetivo com bens comuns, como trigo, leite, uma galinha, entre muitas outras coisas.

Itens Mágicos

Uma das coisas mais desejadas pelos jogadores são os itens mágicos, itens capazes de ampliar seus poderes, criar efeitos mágicos poderosos, mascarar suas aparências, entre outros efeitos. Itens mágicos incluem armas, armaduras, poções, pergaminhos, aneis, cajados, ou itens comuns que foram encantados, como um espelho capaz de transportar criaturas entre os reinos.

Algumas criaturas inteligentes utilizam de itens mágicos para conseguir alcançar seus objetivos, enquanto outras criaturas preferem guardar itens poderosíssimos em locais secretos para impedir que eles caiam em mãos erradas.

Materiais Raros

Em Runeterra existem alguns materiais que possuem propriedades mágicas únicas, tendo variadas utilizações, desde fabricação de outros itens até mesmo utilizar o material em seu estado bruto.

Em algumas campanhas pode ser extremamente interessante dar a possibilidade dos jogadores adquirirem um material raro, porém nem sempre isso será utilizado. Quando uma campanha possui personagens com ofícios de artesão ou até mesmo um Tecmaturgo como personagem, é extremamente recompensador para um jogador adquirir um material raro, pois isso dará a possibilidade de utilizar a capacidade máxima de sua personagem.