De Playtest


CAPÍTULO QUATRO
MANUAL DE CRIAÇÃO
Divider1.png

I
DICAS DE PREPARAÇÃO

◆ HABILIDADES DO JOGADOR PRIMEIRO

Em RUNE, a ideia é que Jogadores podem resolver os problemas de seus personagens através de sua própria ingenuidade e criatividade, não dependendo tanto assim das Habilidades numéricas de seus personagens.

Portanto, tente apresentar problemas que:

  • Podem ser resolvidos com senso comum.
  • Não possuem uma solução simples.
  • Podem ter diversas soluções alternativas.

◆ DÊ FERRAMENTAS

Ao invés de sempre recompensar Jogadores com avanços numéricos, o GM também pode dar ferramentas com efeitos estranhos e imprevisíveis que, quando combinados com a criatividade  do Jogador, podem gerar soluções poderosas.

Desse modo, Jogadores irão enfrentar cada problema como um quebra-cabeça que pode ser resolvido usando seu próprio pensamento lógico e suas ferramentas.

  • Encoraje e recompense soluções criativas!

◆ CRIE SITUAÇÕES, NÃO ROTEIROS

Ao invés de preparar um enredo ou trama, como um roteiro, para seus Jogadores seguirem, você pode tentar criar uma cadeia orgânica de situações próximas que podem ter um bom motivo para eles se envolverem, como problemas a serem resolvidos, ameaças iminentes e eventos que os PJ’s poderiam ter interesse em participar. Busque algo flexível.

  • Não se prepare demais! Tudo bem deixar algumas pontas soltas, elas podem ser “resolvidas” através das escolhas dos PJ’s quando forem lidar com elas. Deixe que eles interfiram.
  • No fim de cada sessão, o GM pode perguntar aos Jogadores o que eles pensam e esperam para a próxima sessão. Desse modo, a direção da Campanha sempre estará alinhada com as expectativas e desejo de todos. A direção do jogo deve ser guiada pela decisão dos Jogadores e GM juntos.

◆ DIVIRTA-SE!

E não se esqueça do mais importante: Se divirta! Não leve o jogo tão a sério e busque priorizar a fantasia e diversão!

II
CRIAÇÃO DE PERSONAGEM

◆ GUIA DE ATRIBUTOS
FORÇA (FOR) Icon vida.png VIDA
Físico Resistência VALOR Perfil VALOR
Fraco Mole -1 Frágil 3
Forte Resistente 2 Comum 6
Bruto Íntegro 4 Robusto 12
DESTREZA (DES) Icon poder.png PODER
Rapidez Precisão VALOR Perfil VALOR
Lento Desastrado -1 Inapto +0
Ágil Eficaz 2 Poderoso +2
Veloz Perito 4 Letal +4
VONTADE (VON) Icon armadura.png RESISTÊNCIAS
Intelecto Motivação VALOR Perfil VALOR
Bobo Preguiçoso -1 Nenhuma 6
Esperto Motivado 2 Leve 7
Gênio Determinado 4 Resistente 9

◆ HABILIDADES

Para definir as Habilidades de um personagem, distribua os valores 0, 1 e 2 entre cada uma delas. Já os Status serão definidos pela Classe e Ancestralidade escolhidas.

  • Você também pode utilizar a tabela ao lado como guia para contextualizar a criação desses valores

◆ CLASSE E STATUS

Agora que as Habilidades já foram definidas, escolha (ou crie) uma Classe e anote em sua Ficha de Personagem os valores iniciais de Icon vida.png VIDAIcon poder.png PODER, Icon armadura.png ARMADURA e Icon rmagica.png R. MÁGICA.

  • Anote seus Equipamentos e Armas iniciais, Maestrias, Feitiços e Dinheiro. Assim como somar os bônus que a Classe oferece para algumas Habilidades.

◆ ANCESTRALIDADE E TRAÇOS

Agora escolha uma Ancestralidade, que também oferecerá certos bônus de Habilidade e/ou Status interessantes.

  • Os traços físicos podem ser gerados na página de cada Ancestralidade. Já traços de personalidade podem ser escolhidos ou gerados aleatoriamente na tabela.

III
CRIATURAS

Monstros, animais e outras criaturas dos mais variados tipos habitam todos os cantos e regiões de Runeterra, sejam mágicos, mutantes, comuns e até mesmo etéreos.

◆ CRIAÇÃO

Para criar uma Criatura, seja mutante ou não, o GM pode escolher ou gerar uma aleatoriamente nas Tabelas para combinar um Tipo de Criatura (AÉREA, TERRESTRE ou AQUÁTICA) + TRAÇO(s) + personalidade.

  • Caso o GM queira apenas gerar uma criatura já existente no universo de Runeterra, ela pode escolher ou rolar uma aleatoriamente nessa Tabela.

◆ BESTIÁRIOS REGIONAIS

Existem também criaturas específicas de cada região que serão lançadas conforme novas atualizações chegam ao jogo. Como por exemplo: Conjunto das Ilhas das Sombras, de Freljord, Ionia, etc, que virão com uma página com detalhes sobre cada criatura: seus ataques, atributos, aparência, etc.