As classes de personagens são esquemas que detalham o que um personagem pode fazer, quais são suas habilidades e a que tipo de recursos ele tem acesso por sua origem ou treinamento.
Para Runeterra as classes representam de certa forma o seu lugar no mundo bem como a sua função, você pode ser um combatente, um inventor, um mago explorando as potências da magia, entre um número imenso de opções.
Assim como as Origens no Universo de Runeterra, as Classes apresentadas aqui são diferentes das de outros livros, elas possuem similaridades com as classes do Livro do Jogador de D&D 5ª edição, mas são bem diferentes no geral.
São oferecidas um total de onze classes básicas para Runeterra, cada uma delas contém alguns arquétipos sintonizados com a realidade do mundo no geral. Embora você possa criar um Acólito da Natureza em Noxus, dificilmente você sobreviveria sendo um Arcano não nobre em Demacia.
No processo de criação de personagens, pense qual é a função dele, como ele chegou até onde está e qual é a origem de seus sonhos.
A classe de um personagem expressa parte da forma com a qual ele interage com o mundo, como resolve seus problemas e de onde extrai força para seguir adiante.
A classe do Bruxo não possui um equivalente direto, no entanto, veja o Capítulo 5 sobre as "Runessências" de Pacto para algo similar.
Classe | Equivalente | Descrição | Dado de Vida | Habilidade Primária | Proficiências em Resistência | Proficiência em Armas e Armaduras |
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Acólito | Clérigo e Druida | Um campeão com conexão ao mundo espiritual a serviço de alguma entidade ou causa. | d8 | Sabedoria & Carisma | Sabedoria & Carisma | Armaduras leves e médias, escudos, armas simples |
Arcano | Mago e Feiticeiro | Um usuário de magia seja ela canalizada através da erudição ou da intuição, capaz de manipular as estruturas da realidade. | d6 | Inteligência ou Carisma | Carisma & Inteligência | Adagas, dardos, fundas, bordões, bestas leves |
Atirador | - | Um perito no uso de armas de fogo e armas de combate à distância. | d8 | Destreza | Destreza & Sabedoria | Armaduras leves, Armas simples, armas de fogo |
Bodisatva | Monge | Um mestre das artes marciais, utilizando o poder corporal para atingir a perfeição física e espiritual | d10 | Destreza & Sabedoria | Força & Destreza | Armas simples, espadas curtas |
Bruto | Bárbaro | Um feroz guerreiro de origem primitiva que pode entrar em fúria durante uma batalha | d12 | Força | Força & Constituição | Armaduras leves e médias, escudos, armas simples e marciais |
Caçador | Patrulheiro | Um especialista em rastrear e abater ou mesmo capturar sua presa. | d10 | Destreza & Sabedoria | Força & Destreza | Armaduras leves, escudos, armas simples e marciais |
Combatente | Guerreiro | Um mestre do combate, perito em uma vasta gama de armas e armaduras | d10 | Força ou Destreza | Força & Constituição | Todas as armaduras, armas simples e marciais |
Mercurial | Ladino | Um trapaceiro que utiliza de furtividade e astúcia para sobrepujar os obstáculos e inimigos | d8 | Destreza | Destreza & Inteligência | Armaduras leves, armas simples, bestas de mão, espadas longas, rapieiras, espadas curtas |
Ninja | - | Um especialista em espreitar e em utilizar a fraqueza dos inimigos contra eles | d8 | Destreza | Destreza & Sabedoria | Armas simples, besta de mão, espada longa (Katana), espada curta (Wakisashi), dardos (Shuriken), adagas(Kunais). |
Peregrino | Bardo | Um místico inspirador que possui poderes que ecoam a música da criação | d8 | Carisma | Destreza & Carisma | Armaduras leves, armas simples, bestas de mão, espadas longas, rapieiras, espadas curtas |
Tecmaturgo | Artífice | Peritos em utilizar o potencial mágico oculto de objetos aparentemente mundanos | d6 | Inteligência | Constituição & Inteligência | Armaduras leves, Armas simples, todas as bestas e bestas de repetição e escolha uma entre: armas de fogo leves, armas de fogo médias, armas de fogo longas, canhões e lança-chamas. |