From Playtest

Mestrando no Instituto


O universo de Runeterra é repleto de mistérios, catacumbas perdidas, monstros épicos e perigos inimagináveis que aguardam um aventureiro para desbravá-los. Para dar vida a essas aventuras, são necessários narradores que trazem essas missões aos jogadores.

Esses são os Magistrados, voluntários que utilizam de seu tempo para realizar essas aventuras no mundo de Runeterra. Não é necessário ser um narrador experiente para mestrar missões no Instituto, afinal, aqui também é um local de aprendizado.

Se Tornando um Magistrado

Qualquer um pode se tornar um Magistrado, você só necessita conhecer algumas coisas básicas da história do cenário e uma noção básica das regras descritas neste capítulo. Para solicitar a sua avaliação, você deve entrar em contato com alguém da Equipe de Avaliação, que estão listados no canal #conheça-o-instituto.

Ao fazer isso, a pessoa da equipe irá lhe fazer algumas perguntas em relação à história e mecânicas do Instituto, para saber se você sabe ao menos o básico para narrar dentro do Instituto da Guerra. Após isso, será combinado uma data para que a pessoa da equipe possa assistir a sua missão e avaliá-la.

Com a data combinada, você deverá enviar para a pessoa da equipe uma mensagem com o modelo padrão fixado no Quadro de Missões para uma missão de Divisão 1 com dificuldade Normal ou Difícil ou Divisão 2 com dificuldade Normal, em seguida, a pessoa da equipe irá enviar sua missão para o Quadro de Missões. Após a missão ser postada, os jogadores irão pedir vaga para participar da missão no chat da publicação, até que as vagas acabem.

Ao final da missão, você receberá um feedback baseado em alguns pontos da sua narrativa, sendo eles:

  • Conhecimento do Sistema.
  • Descrição do Cenário.
  • Gerenciamento de Combate.
  • Interpretação de Personagens.
  • Nível de Dificuldade.
  • Relação com os Jogadores.
  • Respeito com as Regras do Servidor.

Após esse feedback, você saberá se você foi aprovado ou não, e você irá receber o cargo de Magistrando. Caso não seja aceito, não se preocupe! Ouça o que a Equipe lhe disse, estude seus pontos fracos e tente novamente em outro dia. Novos Magistrados são sempre bem-vindos!

Limites de Narração

Ao ser aprovado como mestre no Instituto da Guerra, você poderá narrar missões que sejam da Divisão 1 em uma dificuldade que a pessoa da equipe que lhe avaliou definiu para você. Por exemplo, ao final de sua missão de avaliação, a pessoa da equipe que lhe avaliou definiu que você pode narrar missões Difíceis, portanto, você será um Magistrando que pode narrar missões de Divisão 1 com as dificuldades Normal ou Difícil.

Conforme você continua a narrar no Instituto, você poderá pedir uma reavaliação para aumentar seu cargo de narrador no servidor, como na tabela Cargos de Narradores, possivelmente aumentando a dificuldade que você poderá narrar. Adicionalmente, ao subir de cargo, você receberá um bônus em ouro para um de seus personagens de acordo com a tabela Cargos de Narradores.

Cargos de Narradores
Cargo Divisão Máxima
Magistrando Divisão 1
Magistrado Divisão 2
Magistrado Oficial Divisão 3
Magistrado Veterano Divisão 4
Magistrado da Guerra Divisão Lendária

Mestrando uma Missão

Agora que você se tornou um Magistrado, você poderá narrar uma missão sempre que quiser, desde que siga algumas regras. Não se esqueça de sempre postar suas missões de acordo com o modelo fixado no canal Quadro de Missões. Entretanto, o Magistrado está livre para colocar informações adicionais, como regras da casa.

O Mestre Auxiliar

Às vezes, um Magistrado não conhece muito bem a plataforma do Roll20, do Astral ou Foundry, tem dúvidas de balanceamento ou se assusta com a ideia de mestrar para jogadores mais experientes. Em todos esses casos, o narrador coloca muita responsabilidade e receio em si mesmo.

Para essas situações, existe o Mestre Auxiliar, uma pessoa responsável por ajudar no balanceamento da missão, em recursos técnicos de alguma plataforma ou para qualquer outra coisa que o Magistrado precisar. Por exemplo, administrar recursos, controlar fichas e habilidades, consultar o livro em momentos de tensão e até lembrar uma regra ou outra.

Dessa forma, o auxiliar dará apoio ao Magistrado, tornará a missão mais dinâmica e o aprendizado muito maior. O nome do auxiliar deve estar disposto no registro da missão e será que ele narrou uma missão para que ele recebe suas recompensas, como descrito mais a frente neste capítulo. É importante ressaltar que o Mestre Auxiliar deve ser outro Magistrado que tenha o mesmo cargo, ou acima, que você.

Registro de Atividade

No final de toda missão, o Magistrado deverá realizar um “relatório” da missão para que possamos manter um controle da ficha dos personagens, para saber que ninguém está tentando roubar nas regras, necessitando preencher o formulário de Registro de Missão que está presente nas mensagens fixadas do canal dos mestres.

Além disso, um Magistrado também poderá autorizar a ficha de um personagem no canal #fazendo-fichas, recebendo 1 PdXP para cada 5 fichas que ele aprovar e estejam presentes no Quadro de Aventureiros. Esses pontos de experiência podem ser acumulados e devem ser registrados em suas Anotações Mestrológicas.

Anotações Mestrológicas

Ao narrar diversas missões, você imagina que acumulará vários PdXP, PdD e Ouro para usar como bem entender certo? Bem... mais ou menos. Existem regras que regulamentam bem esse tipo de coisa.

No canal #registro-de-atividade, terá nas mensagens um modelo para suas Anotações Mestrológicas. Sempre que você realizar um novo registro de missão ou utilizar uma de suas recompensas armazenadas, você deverá postar uma nova Anotação Mestrológica. Você pode acumular quantos PdXP, PdD e Ouro que desejar, sempre deixando a quantidade acumulada referida em sua Anotação Mestrológica. Você pode utilizar qualquer quantidade acumulada para um de seus personagens, porém isso também deve ser registrado.

Como Funcionam as Missões?

Quando você quiser narrar uma missão, você deve anunciá-la no canal Quadro de Missões seguindo o padrão da publicação fixada no canal. Ao fazer isso, caso um jogador se enquadre na Divisão da aventura anunciada, ele irá enviar uma mensagem na publicação de sua missão, pedindo para participar. No final da aventura, você irá conceder uma quantidade de Pontos de Experiência, Pontos de Descanso e riqueza de acordo com a dificuldade e a divisão da missão.

Missão Divisão 1 - Aventura Simples

Esse é o tipo de aventura mais comum existente e envolve alguma atividade aparentemente simples. Vai desde uma entrega até o rastreamento e caça de algum animal. São aventuras que não requerem um preparo tão grande e jogadores iniciantes não terão muita dificuldade em concluí-las, mas ainda encontrarão um desafio ou uma problemática nelas.

Exemplos de Objetivos

  • Rastreio e caça de um animal silvestre da região (ex: um urso, um tigre, um lobo);
  • Entrega de um item em uma localidade próxima (ex: um instrumento, um pacote, uma carta);
  • Investigação de algum mistério em uma localidade próxima (ex: barulhos vindos de uma caverna próxima, avistamento de um ser estranho nas redondezas, uma série de marcas aparentemente sem explicação).

Missão Divisão 2 - Aventura Mediana

Essas aventuras possuem uma dificuldade consideravelmente maior em comparação às anteriores e podem facilmente pegar aventureiros desavisados ou sem o devido preparo. Aqueles que embarcarem nelas, certamente podem esperar algum tipo de perigo ou combate. Nessa dificuldade é possível encontrar atividades como caçada ou apreensão de um líder de um grupo criminoso, uma expedição a algum local, entre outras coisas.

Exemplos de Objetivos

  • Escolta de uma pessoa ou caravana até uma certa localização (ex: um mercador até a cidade mais próxima, uma caravana de viajantes);
  • Caça ou apreensão de um líder criminoso que esteja atormentando uma localização próxima (ex: um ladrão de caravanas, um homicida);
  • Busca por algum ingrediente ou outros materiais, disponíveis apenas em uma localidade distante (ex: uma fruta, uma planta, um tipo de minério).

Missão Divisão 3 - Aventura Avançada

Recomendadas para aventureiros mais experientes. Essas aventuras envolvem algum tipo de atividade bastante perigosa ou complicada (ou ambos). Aqueles que se envolverem podem esperar quase certamente algum tipo de perigo ou combate para lidarem. Todo o cuidado é pouco nessas jornadas e o perigo pode estar espreitando bem perto.

Exemplos de Objetivos:

  • Expedição de exploração em uma localização antiga ou mística (ex: uma catacumba, uma mina abandonada, uma floresta);
  • Purificação de algum local considerado amaldiçoado ou assombrado (ex: um poço, um casebre velho);
  • Caça a algum animal silvestre ou ser místico (ex: um lobo-gigante, um basilisco, um rubrivira).

Missão Divisão 4 - Aventura Épica

Essas são as aventuras recomendadas para os que se consideram mais que experientes, com certeza podem contar com uma excelente fonte de histórias para contar à fogueira aqueles que sobreviverem à essas jornadas. Preparo é algo praticamente mandatório nessas missões.

Exemplo de Objetivos:

  • Viagem para a Ilha das Sombras a fins de exploração;
  • Recuperação de um item muito raro (ex: um pergaminho ancião, uma espada antiga, um item mágico);
  • Estudo e/ ou caça a um ser extremamente perigoso (ex: um dragão ou um xer’sai).

Missão Divisão Lendária - Aventura Lendária

São raras as vezes em que é possível se ver uma aventura lendária e existem poucos capazes de realizarem tarefas tão desafiadoras. Esses aventureiros são conhecidos como Lendas. Dificilmente essas aventuras são finalizadas sem a morte de alguma personagem. Aquelas que aceitam participar de tal missão, já o fazem cientes da dificuldade que irão enfrentar. Um passo em falso resultará em morte.

Exemplo de Objetivos:

  • Exploração e captura de um novo espécime do Vazio.
  • Interferir de maneira não sigilosa no destino de um país.
  • Interações com o Reino Celestial.

Tipos de Missões e suas Recompensas

As missões do Instituto são separadas em algumas categorias:

  • Missões Padrões
  • Missões de Evento
  • Missões de Objetivo
  • Missões de Personagem
  • Missões de Resgate
  • Missões de Saque
  • Missões Secretas
  • Missões de Treinamento
  • Missões Vermelhas

Todas essas categorias de missões são descritas mais à frente. Cada tipo de missão irá conceder uma recompensa diferente, tanto para os Jogadores quanto para o Mestre, porém, a tabela Premiação das Missões serve como um guia para as recompensas de cada tipo de Missão. Uma missão pode ser de 1 ou mais tipos, por exemplo, uma missão que tenha foco em resgatar um personagem pode ser considerada tanto uma Missão de Resgate quanto uma Missão de Objetivo.

Recompensas das Missões

Ao final de cada missão, o Magistrado é responsável por conceder as recompensas da missão aos Jogadores, além de, é claro, receber as suas próprias.

Recompensas aos Jogadores

Todo aventureiro precisa ser pago por executar as tarefas perigosas para as quais ele é contratado. Assim, no final de cada missão, é dado aos seus sobreviventes 3 tipos de recompensas diferentes. São elas: Pontos de Experiência (PdXP), Pontos de Descanso (PdD) e Ouro. Você, como Magistrado, deve administrar essas recompensas seguindo os quesitos da tabela Premiação das Missões. Nenhuma recompensa adicional pode ser concedida aos jogadores, como asas por ter tomado uma poção de um cientista maluco.

Por padrão, as missões premiam 1 PdXP e 7 PdD. Além disso, os personagens recebem ouro de acordo com a dificuldade e divisão da missão. Caso a missão dure 6 horas ou mais, ela irá conceder um bônus de 1 PdXP. Caso ela dure 10 horas ou mais, ela irá conceder um bônus de 2 PdXP, ao invés de 1. Quando o grupo falha em uma missão, ele recebe apenas o PdXP e PdD da missão.

Caso os jogadores recuperem um item mágico durante uma missão os jogadores irão receber um bônus de PO de acordo com sua divisão, sendo 5 PO para a Divisão 1, 50 PO para a Divisão 2, 300 PO para a Divisão 3, 600 PO para a Divisão 4 e 1.200 PO para a Divisão Lendária.

Premiação das Missões (Por Personagem)
Divisão Dificuldade Normal Dificuldade Difícil Dificuldade Mortal
1 25 PO 35 PO 50 PO
2 250 PO 350 PO 500 PO
3 1.500 PO 2.100 PO 3.000 PO
4 3.000 PO 4.200 PO 6.000 PO
Lendária 6.000 PO 7.500 PO 9.000 PO

Recompensas de Mestragem

Para incentivar os Magistrados a continuar com um excelente trabalho, assim como recompensar as horas gastas criando e mestrando as missões, são cedidas recompensas para eles. Para cada missão que o mestre narrar, ele receberá 1 PdXP e 7 PdD, que podem ser acumulados e registrados em suas Anotações Mestrológicas. Além disso, a cada duas missões narradas, caso o mestre possua uma personagem no Instituto, ele deverá colocar ouro nela equivalente a Dificuldade Difícil da divisão da personagem.

Caso a missão narrada dure 6 horas ou mais, o Mestre irá receber um bônus de 1 PdXP. Caso ela dure 10 horas ou mais, ele irá receber um bônus de 2 PdXP, ao invés de 1.

Caso uma missão possua um Mestre Auxiliar, ele irá receber metade das recompensas de PdXP (mínimo de 1) e PdD do Mestre da missão.

Missões Padrões

Essas missões são as mais comuns no Instituto, elas não possuem nenhuma regra diferente ou especial, tendo sua recompensa definida pela dificuldade da missão.

Recompensas de Jogador

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;

Recompensas de Mestragem

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;

Missões de Evento

Essas missões são feitas com base em eventos relacionados à história do Instituto ou ocasiões especiais, podendo conceder recompensas especiais tanto para os Jogadores quanto para o Mestre. Sempre que seja realizada uma missão de evento, deve ser especificado tanto no anúncio dela no #quadro-de-missões quanto no #registro-de-atividade como [Missão de Evento - Nome do Evento].

Recompensas de Jogador

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões ou será especificado no anúncio da missão;

Recompensas de Mestragem

  • PdXP: Segue o padrão de recompensas + um bônus anunciado na postagem do evento (caso haja);
  • PdD: Segue o padrão de recompensas + um bônus anunciado na postagem do evento (caso haja);

Missões de Múltiplas Divisões

Para narrar uma dessas missões, você deve ter o cargo para narrar em ambas as divisões. Toda missão de Múltipla Divisão deve ser especificada para quais divisões ela está sendo preparada e qual a dificuldade para cada uma delas.

Por exemplo, uma missão está sendo feita para as Divisões 2 e 3. Para a Divisão 2, a dificuldade seria Difícil, enquanto isso, para a Divisão 3, a dificuldade seria Normal. As recompensas relacionadas a essa missão serão separadas para cada um dos Jogadores, levando em consideração sua Divisão e a dificuldade da missão.

Recompensas de Jogador

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;

Recompensas de Mestragem

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;

Missões de Objetivo

Essas missões possuem um ou mais objetivos especificados no anúncio da missão ou revelados durante a mesma, porém, deverá ser especificado no #quadro-de-missões como uma missão de objetivo.

Recompensas de Jogador

  • Essas missões possuem uma recompensa máxima de 150% do PO de sua dificuldade e divisão. Por exemplo, ao narrar uma missão de divisão 3 na dificuldade Normal, a missão poderá conceder até 2.250 PO.
  • A missão deverá ter uma duração mínima de 1 hora e 30 minutos para cada objetivo, com o máximo de 3 objetivos por missão.

Recompensas de Mestragem

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;

Missões de Personagem

Essas missões estão diretamente ligadas à história de uma Personagem, possuindo relação com o andamento da história do jogador. É necessário que o jogador que deseje uma dessas missões envie um formulário de solicitação para a equipe de avaliação para que ele autorize essa missão. Um jogador só pode solicitar uma dessas missões caso esteja na Divisão 2.

Formulário de Solicitação para Missões de Personagem

Nome do Mestre que irá narrar: Tag do Discord (Ex: @Luke#1207)

Divisão: Missões de Personagem não podem ser realizadas na Divisão 1

Vagas: Quantidade de Vagas abertas para outros personagens

Dificuldade: Dificuldade da missão

Personagem: Personagem que está solicitando esta missão

Resumo da Missão: Descrição da Missão

Objetivo da Missão: Esse objetivo não pode ser igual ao do tópico abaixo

Observação: Caso queira adicionar alguma observação

Recompensas de Jogador

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;

Recompensas de Mestragem

  • PdXP: Segue o padrão de recompensas + 1 PdXP;
  • PdD: Segue o padrão de recompensas;

Missões de Resgate

Em alguns casos, as personagens são capturadas ou seus itens mágicos são perdidos durante uma missão. O Mestre que narrou a missão em que um desses casos aconteceu, tem até 15 dias para narrar o resgate dos itens mágicos ou 30 dias para resgatar uma personagem. Uma missão de resgate deve ter a mesma dificuldade ou superior a qual ocorreu uma dessas situações.

Caso um Mestre saiba que não terá tempo para narrar a missão de resgate, ele pode indicar outro Mestre para narrar essa missão. Ao final da missão, deverá ser adicionado nas Observações da missão se a personagem ou o item mágico foram resgatados.

Recompensas de Jogador

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;

Recompensas de Jogador Capturado

  • Caso um jogador capturado seja resgatado, ele irá receber apenas as recompensas da missão em que ele foi capturado após ao término da missão de resgate;

Recompensas de Mestragem

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;

Missões de Saque

Essas missões consistem em recolher as riquezas que estão espalhadas pelo ambiente, seja conseguindo o ouro espalhado pelo ambiente, progressivamente ao concluir um objetivo, saqueando os inimigos caídos em combate ou através de baús escondidos em uma masmorra.

Esse tipo de missão costuma ser mais imersiva e, assim como os demais tipos, deve ser especificado no anúncio da missão o tipo dela.

Recompensas de Jogador

  • Segue o padrão de recompensas, com exceção pela riqueza concedida. O Mestre pode distribuir pela missão uma riqueza total até um valor máximo igual à média + 50% do PO descrito na tabela Premiação das Missões de acordo com a divisão e dificuldade;

Recompensas de Mestragem

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;

Missões Secretas

Essas missões estão diretamente ligadas à uma Facção, possuindo certos objetivos ocultos dentro de uma missão padrão. É necessário que seja enviado um formulário de solicitação para a equipe de avaliação para que ela autorize essa missão.

Além das recompensas de missões padrões, caso uma personagem seja da Facção que solicitou a missão secreta, a personagem recebe Renome adicional ao concluir a missão secreta com sucesso, da mesma forma, a personagem pode perder Renome em uma falha.

Formulário de Solicitação para Missões Secretas

Nome do Mestre: Tag do Discord (Ex: @Luke#1207)
Divisão: Missões secretas não podem ser realizadas na Divisão 1
Vagas: Quantidade de Vagas
Periculosidade: Missões verdes são vetadas
Facção Representada na Missão: Nome da Facção
Resumo da Missão: Descrição da Missão
Objetivo da Missão: Esse objetivo não pode ser igual ao do tópico abaixo
Objetivo Oculto da Facção: Descrição do objetivo requisitado pela Facção
Haverá Prejuízo em Caso de Falha: Sim ou não, e quanto seria esse prejuízo
Recompensa: Quantidade de Renome concedido
Observação: Caso queira adicionar alguma observação

Recompensas de Jogador

  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
  • Uma quantidade de Renome previamente especificada para personagens da Facção que requisitou a missão;

Recompensas de Mestragem

  • PdXP: Segue o padrão de recompensas + 1 PdXP;
  • PdD: Segue o padrão de recompensas;

Missões de Treinamento

Essas missões são feitas para ensinar jogadores novatos a terem uma introdução básica ao funcionamento das regras, tanto do sistema quanto do Instituto.

Missões de treinamento são exclusivas para a Divisão 1 e seguem as seguintes premissas:

  • Não possui distinção de dificuldade;
  • É sugerido que haja ao menos um combate;
  • Recompensa fixa de 10 PO;
  • Proibida para Magistrados do Instituto;
Recompensas de Mestragem
  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;

Missões Mortais

As missões de dificuldade Mortal são as que representam o que há de mais difícil e desafiador para os aventureiros do Instituto da Guerra. Grande glória e montantes de riquezas esperam aqueles que concluírem uma dessas com êxito.

Todas as missões que se passam nas Ilhas das Sombras ou no Vazio são consideradas inicialmente como missões Mortais. Por causa disso, tome cuidado com as localidades de suas missões.

Para manter essa premissa sem prejudicar a experiência do Jogador, existe um formulário que deve ser preenchido pelo Magistrado que deseja mestrar uma missão Mortal. Após o preenchimento deste formulário, a equipe de avaliação irá autorizar ou não a postagem da missão no canal Quadro de Missões. O formulário se encontra fixado no canal #chat-dos-mestres.

Caso o formulário não seja aceito, o Magistrado não poderá postar essa missão com nível de dificuldade Mortal. Entretanto, alguém da equipe de avaliação irá informar ao Magistrado o nível de dificuldade indicado para essa missão e ela poderá ser postada nesse nível. É terminantemente proibido postar missões Mortais sem esse processo de avaliação.

Recompensas de Jogador
  • Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
Recompensas de Mestragem
  • PdXP: 1 PdXP;
  • PdD: Segue o padrão de recompensas;
  • Caso a missão seja de Divisão 4 e dure 5 horas ou mais, concede ao Mestre um bônus de 1 PdXP adicional;

Atividades do Magistrado

Ao se tornar um Magistrado, você terá que realizar algumas atividades para contribuir com o funcionamento do Instituto da Guerra.

Registrando a Morte de um Jogador

A morte é um destino trágico e quase sempre definitivo para qualquer aventureiro. Por mais que todos tentem evitá-la, em certos momentos, ela é inevitável, principalmente quando os aventureiros têm a coragem de enfrentar missões de alta periculosidade.

Para homenagear e marcar a passagem de personagens mortos no Instituto, assim como para ter um controle dos jogadores que perdem a personagem, existe o canal #mitna-rachnun. Quando o jogador morre durante sua missão, você tem que fazer uma postagem nesse canal. Nela você vai fazer uma curta descrição da personagem, informando Nome, Origem, Classe e a descrição de como ocorreu a morte. Você também deverá anexar a imagem da personagem à postagem, caso exista uma.

Morte Boa é Morte Épica

Independente da circunstância, para o jogador, perder uma personagem será sempre um pouco triste e decepcionante. Se possível, tenha um pouco de carinho ao registrar a morte do jogador no canal #mitna-rachnun. Quanto mais épico e interessante for a descrição da morte, melhor será.