From Playtest

Jogando no Instituto


Para aqueles interessados em jogar dentro do Instituto da Guerra, sem a necessidade de construir uma campanha dentro do cenário de Runeterra, criamos em nosso servidor do Discord uma adaptação da Liga dos Aventureiros do D&D 5E, permitindo que jogadores e mestres participem de One-shots (sessões únicas de curta duração) sem um compromisso muito grande com um horário fixo.

Fizemos isso com o objetivo de que fosse criado um universo compartilhado onde as decisões e eventos ocorridos em uma sessão/missão pudessem afetar todo o mundo e as missões seguintes, seja de maneira mais sutil ou de forma mais aparente.

Acesso ao servidor do Discord do Instituto da Guerra: https://discord.io/Instituto

Universo Expandido de Runeterra

As missões feitas no Instituto da Guerra se passam no cenário do Universo Expandido de Runeterra, que se trata de um universo paralelo à história oficial de League of Legends. Trazendo de volta à vida o antigo Instituto da Guerra, um local criado originalmente para o League of Legends como um lugar onde todas as regiões existentes elegiam “Campeões” para resolverem conflitos entre elas.

Como explicado na história desse universo no Capítulo 1, o Instituto se trata de uma organização secreta, escondida sob os olhos de todos, utilizando um disfarce por trás de facções conhecidas que estão à plena vista da sociedade.

Criação de Personagem

Modelo para Postagems
Tanto o canal #fazendo-planilhas quanto o #quadro-de-aventureiros possuem modelos que devem ser seguidos. Verifique o modelo nas postagens fixadas de cada canal.

Você só pode ter uma personagem ativo no Instituto da Guerra, exceto caso sua personagem tenha se tornado PLJ (as regras sobre PLJ serão explicadas mais à frente).

Sempre que fazer uma nova postagem de uma mesma personagem em um destes canais, você deve apagar a postagem anterior da personagem. Caso não o faça, você estará sujeito a algumas penalidades:

  1. A primeira vez que você não apagar sua postagem anterior, será apenas um aviso.
  2. Na segunda vez, você receberá um novo aviso e terá uma quantidade de PdXP e PdD removidas de sua personagem.
  3. Na terceira vez, sua personagem receberá uma penalidade de PdXP, sendo impedida de receber PdXP até cumprir essa penalidade.

Antes de cada penalidade ser aplicada você irá receber um aviso

Neste capítulo será disponibilizado as regras para se tornar um dos jogadores do Instituto da Guerra dentro de nosso servidor do Discord.

Para se juntar ao Instituto da Guerra é bem simples... basta que você crie uma personagem. Para criar essa personagem será necessário que você possua acesso aos seguintes itens:

  • Acesso à Internet.
  • Uma ficha de Personagem do Instituto (a ficha editável mais recente estará disponível no canal #fazendo-fichas).

Todas as personagens começam no 1º nível no Instituto da Guerra e as fichas deverão ser enviadas para o canal #fazendo-fichas para aprovação. Para saber se sua ficha foi aprovada, verifique se sua postagem no canal possui pelo menos dois Votos Positivos. Após a aprovação, você receberá a tag de Invocador do Instituto (caso sua ficha possua os Votos Positivos, mas você não tenha recebido a tag, solicite a mesma para um Vigia) e poderá postar a ficha no Quadro de Aventureiros.

Você pode ter várias personagens postadas no #fazendo-ficha, mas somente poderá ter 1 personagem no Quadro de Aventureiros. Abaixo estão as etapas para a criação de uma personagem no Instituto da Guerra.

Etapa 1: Descreva sua Personagem

Para que você não seja “apenas mais uma”, procure criar uma história para sua personagem, alguém memorável que será reconhecido em todas as missões em que ela participa, alguém que terá suas histórias contadas em todo lugar. Descreva a aparência física ou maneirismos da sua personagem, escolha um Passado e defina uma história que represente seu passado.

História da Personagem

Escreva uma história para sua personagem. Fale sobre sua origem, motivação, a razão pela qual você pertence à sua classe, os motivos de ter se juntado ao Instituto e o que mais quiser acrescentar à descrição.

Alinhamento

Não são permitidos personagens malignos dentro do Instituto da Guerra, com exceção de alguns personagens. Ainda assim, esses personagens somente poderão ser Ordeiros e Maus.

Regiões de Personagens

Você deve escolher também a região de seu personagem, aquele lugar que mais influenciou em sua criação e em seus valores. No Instituto, você só poderá utilizar a região de personagem Ixtal ou Ilhas das Sombras caso possua uma Personagem Lendária de Jogador.

Passado

Escolha entre os Passados disponíveis no livro do Runarcana para sua personagem. Lembre-se de ser coerente à história que você criou.

Etapa 2: Escolha sua Origem e Classe

Sua personagem pode ser criado utilizando as seguintes Origens:

Como você pode ter percebido, algumas das Origens estão ausentes nessa lista por se tratarem de Origens extremamente raras. Contudo, essas Origens poderão ser criadas quando o jogador atingir o pré-requisito de ter uma Personagem Lendária de Jogador (PLJ), que será explicado mais à frente. Quando isso ocorre, o jogador poderá criar uma nova personagem de 1º nível das seguintes Origens:

Mesmo tendo atingido esse pré-requisito, o jogador ainda não poderá criar um Runinata. Para criar um Runinata é necessário que seja pedida autorização para alguém da equipe de avaliação, além de seguir as instruções da equipe de avaliação na criação da personagem. Ao postar essa personagem, você deverá marcar a pessoa que autorizou e adicionar todas as outras informações pertinentes no canal #fazendo-fichas.

Heranças Variantes

Assim como as Origens, as Heranças Variantes que você pode utilizar possuem uma leve limitação. Para utilizá-las, você deve ter uma história mínima que explique a razão de você possuir a Herança.

Runessências

As Runessências são poderes únicos e ainda mais poderosos do que as runas normais. Assim como as Heranças Variantes, você deverá possuir uma história condizente com a runessência escolhida, necessitando da autorização da equipe de correção de fichas para utilizar a runessência. Você pode fazer essa solicitação desde a criação de sua personagem ou a qualquer momento que você fosse receber acesso à runessência.

Multiclasse

A regra de Multiclasse é permitida no Instituto. Lembre-se que, para multiclasse, devem ser respeitados os pré-requisitos tanto para a sua Classe original quanto para a(s) nova(s) Classe(s).

Etapa 3: Determine seus Atributos

Dentro do Instituto da Guerra não é realizada nenhuma jogada de dados para definir os atributos da sua personagem. Ao invés disso, você poderá realizar a compra de pontos disponível em nosso site ou utilizar os valores fixos que deverão ser distribuídos entre Força, Destreza, Constituição, Sabedoria, Inteligência e Carisma, da maneira em que você achar melhor. Esses valores são:*15, 14, 13, 12, 10 e 8 Os bônus de Origem e de Heranças são aplicados após a distribuição dos pontos e deverão ser informados de onde veio cada bônus, facilitando e acelerando a aprovação da sua personagem.

Pontos de Vida

Assim como em uma campanha normal, no 1º nível, sua personagem começa com o valor máximo do seu dado de vida + seu modificador de Constituição.

Porém, em níveis superiores, não é feita nenhuma jogada de dados para que seus pontos de vida aumentem. Ao invés disso, você deverá utilizar o valor fixo informado pela sua Classe + seu modificador de Constituição.

Ou seja, para Classes cujo dado de vida é um d8, no nível 2 em diante, seus pontos de vida aumentam 5 + seu modificador de Constituição por nível.

Etapa 4: Equipamento

Dentro do Instituto da Guerra não é permitido que você faça a jogada de sua Riqueza Inicial. Ao criar sua personagem, você terá acesso apenas ao equipamento e riqueza disponibilizados pela sua Classe e seu Passado. Você deverá adicionar em seus pertences TODOS os equipamentos e itens recebidos pela sua Classe e Passado. Caso contrário, sua personagem poderá não ser aprovada.

Bugiganga

Você poderá escolher uma Bugiganga de sua escolha na tabela Bugigangas. Caso deseje, você poderá rolar aleatoriamente para determinar sua bugiganga.

Etapa 5: Os Últimos Passos

Após criar sua personagem, é bom que você saiba das regras adicionais que se aplicam às missões do Discord. Para saber mais sobre os termos utilizados, recompensas recebidas e as funções dos cargos, dê uma olhada em Jogando no Instituto e caso esteja interessado em ser um Mestre do Instituto, basta ler as regras em Mestrando no Instituto

Divisões

Cada personagem dentro do Instituto possui uma Divisão. Elas definem seu nível de poder em relação a outras personagens e também define quais missões você poderá participar. Isso é criado para que sua personagem não enfrente inimigos com um nível de poder muito superior ao dela, buscando trazer mais equilíbrio para as missões.

Cada Divisão possui um título, como mostrado na tabela Divisões de Personagem. Ao alcançar níveis mais altos, você terá um título superior, assim como maior reconhecimento daqueles mais poderosos dentro do Instituto.

Quando um Magistrado postar uma missão no canal #quadro-de-missões, ele indicará a qual Divisão essa missão pertence. Sua personagem deve possuir a mesma Divisão que a missão postada, caso contrário ela não poderá participar.

Divisões de Personagem
Divisão Nível Título
1 Nível 1 ao 4 Iniciado
2 Nível 5 ao 10 Batedor
3 Nível 11 ao 16 Veterano
4 Nível 17 ao 20 Elite
Lendária Nível 20+ Lenda

O Mitna Rachnun

Diferente do universo oficial criado pela Riot Games, o Mitna Rachnun do Universo Expandido de Runeterra se trata de um semiplano encontrado dentro do Reino Espiritual, onde a alma daqueles que morreram encontram seu descanso final.

Quando uma de suas personagens morrer, o Magistrado que narrou a última missão da sua personagem deverá criar uma postagem no canal do discord #mitna-rachnun, dando a ela uma menção honrosa de seus feitos em vida conforme o jogador pedir, assim como deve citar suas últimas palavras. Também deve constar a descrição do evento que causou a morte daquela personagem.

Caso uma de suas personagens morra, sua postagem deve ser excluída do canal #quadro-de-aventureiros e uma nova pode ser criada 2 níveis ou mais atrás do nível da personagem que morreu. Ao criar uma personagem nova dessa maneira, você irá começar com o PdXP base para aquele nível além de uma riqueza inicial de acordo com o nível que você começar, como mostrado na tabela Troca ou Morte de Personagem.

Troca ou Morte de Personagem
Nível PdXP Riqueza Inicial
1 0 Equipamento Inicial da Classe e Passado
2 1 25 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
3 3 75 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
4 6 150 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
5 9 800 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
6 12 975 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
7 15 975 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
8 18 1.150 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
9 21 1.150 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
10 25 1.325 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
11 29 7.450 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
12 33 8.500 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
13 37 8.500 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
14 41 9.550 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
15 45 9.550 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
16 49 10.600 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
17 54 15.500 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
18 59 16.900 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado
19 64 18.300 PO + Equipamento Inicial da Classe e Passado

Vale lembrar que não se pode fazer uma personagem repetida, portanto, caso ela tenha morrido, você não poderá adicionar “Júnior” ao final do nome e voltar a jogar com ela em níveis mais baixos.

Além disso, com a autorização da equipe de correção de ficha, você pode reestruturar uma personagem morta para ela retornar utilizando a Herança Variante Ressurgido 2 níveis ou mais abaixo de quando ela morreu, seguindo as regras de troca ou morte de personagem. Uma personagem que tenha a Herança Variante Ressurgido não pode ser recriada dessa maneira.

Participando de Missões

As missões são postadas por Magistrados no canal #quadro-de-missões. No quadro será informada a data, a hora, a Divisão, a dificuldade da missão e a descrição dela. No final da missão, você receberá uma quantidade de Pontos de XP e riqueza de acordo com a dificuldade e divisão da missão. Tudo isso ficará salvo na ficha de sua personagem.

As missões são similares à One Shots, porém sua personagem continuará evoluindo, ganhando recompensas, adquirindo itens (que ficarão salvos) e participando de várias aventuras ao invés de uma só. Além de tudo isso, quanto mais evoluir, maior será a importância e reconhecimento que sua personagem terá no mundo, podendo então participar de aventuras cada vez mais perigosas e desafiadoras.

Não é permitido que você suba o nível de sua personagem durante uma missão. Mudar detalhes em sua ficha pode ser algo bem chato e pode deixar a aventura bem lenta para alguns, portanto, só evolua sua ficha quando estiver fora de sessão.

Para participar de uma missão, envie uma mensagem para na postagem da missão. É proibido pedir vaga antes da missão ser postada e postar missões com suas vagas totalmente preenchidas.

Você pode ler mais sobre o estilo de mestragem de cada Magistrado no canal #conheça-os-magistrados.

Missões

Ao postar uma missão, o Magistrado irá colocar a dificuldade que ele acredita que a missão tenha, podendo ser uma missão interpretativa, na qual não há risco de morte (a não ser que você conjure magia no meio da praça de Demacia), ou uma missão com risco de morte evidente. Essas missões são divididas por periculosidade, podendo ir de uma missão verde até uma missão vermelha.

Missões Interpretativas

As missões interpretativas são missões de exploração, enigmas, interpretação ou investigação, nas quais não existem riscos claros de morte através de combates ou armadilhas.

Missões por Periculosidade

Cada Magistrado deve definir a periculosidade de uma missão de acordo com os desafios que podem ser encontrados durante a missão como um todo. Elas devem ser definidas pelas suas cores e premiam os jogadores de acordo com sua duração.

Recusando a Premiação: Você pode recusar a premiação de uma sessão. Nesse caso, você não receberá PdXP, PdT, nem riqueza. Você não pode recusar apenas um desses itens, devendo recusar todos ou receber todos. Essa opção foi criada no Instituto da Guerra caso você queira se manter em uma Divisão ou esteja esperando a personagem de um amigo alcançar a sua.

Periculosidade das Missões
Periculosidade Risco
Normal Sem grandes riscos
Difícil Risco de morte
Mortal Caso de vida ou morte

Pontos de Experiência

Subindo de Nível
Nível Pontos de Experiência
1 0
2 1
3 3
4 6
5 9
6 12
7 15
8 18
9 21
10 25
11 29
12 33
13 37
14 41
15 45
16 49
17 54
18 59
19 64
20 70
DL 75

Seus Pontos de Experiência funcionam de maneira diferente dentro do Instituto da Guerra. Ao invés de receber experiência ao enfrentar e derrotar criaturas, resolvendo conflitos sociais ou se livrando de armadilhas, você irá receber experiência por missão que você participa, com sua quantidade variando de acordo com a duração da missão.

Seus Pontos de Experiência (PdXP) substituem a EXP na sua ficha de personagem. Ao receber uma quantidade suficiente para passar para o próximo nível, sua personagem sobe de nível.

Pontos de Descanso

Seus Pontos de Descanso representam o tempo livre que sua personagem tem entre uma missão e outra, sendo considerado 1 semana entre cada missão. Conforme sua personagem sobe de nível, ela aprende a utilizar melhor esse tempo ocioso, recebendo mais PdD de acordo com sua Divisão.

Ao final de cada missão, independente de quantas horas foram jogadas, sua personagem irá receber a seguinte quantidade 7 PdD, e quando subir de Divisão, ela irá receber um bônus de 7 PdD.

Cada Ponto de Descanso equivale a 1 dia de trabalho, ou seja, 8 horas de trabalho por dia. Mesmo que você queira passar mais horas trabalhando por dia, a cada 8 horas você deverá gastar 1 PdD.

Mesmo que sua atividade gaste apenas alguns minutos, você precisará descontar 1 PdD inteiro. Não existe a possibilidade de utilizar “apenas uma parte do PdD”, “metade de um PdD” ou algo do gênero.

Nas seções a seguir, existem várias opções de uso para os pontos que levam em consideração esse valor.

O jogador pode realizar Atividades em Tempo Livre antes ou depois das missões. Para realizar a atividade, chame e converse com qualquer Magistrado ou Vigia nos canais de texto/ voz do Discord e solicite a aprovação!

Toda e qualquer Atividade em Tempo Livre tem que ser avisada a um Magistrado responsável, para que seja registrada no canal #registro-de-atividade. Ao realizar uma das Atividades em Tempo Livre, você deve remover a quantidade de PdD gasta para aquela atividade.

Usos dos Pontos de Descanso

Atividades em Tempo Livre precisam da aprovação de um Magistrado justamente para que opções adicionais também possam ser executadas. Utilizem o bom senso ao solicitar uma atividade!

Os Vigias podem negar e reverter uma aprovação caso a Atividade em Tempo Livre não esteja de acordo com a mecânica ou proposta do Instituto.

Criação de Itens

Você pode gastar o tempo entre missões para criar itens não mágicos. Para cada item criado, é necessário uma quantia de PO em materiais e outra quantia de tempo para a fabricação, como descrito no Capítulo 11: Aventurando-se. A sede do Instituto fornece todos os locais necessários para a criação desses itens.

Você deve gastar metade do valor de mercado que o item necessita para criá-lo e, para cada 5 PO gasto com o item, você deve também gastar 1 PdD. Por exemplo, caso queira criar uma armadura de placas que possui um valor de mercado de 1.500 PO, você deve gastar 750 PO e 150 PdD.

Caso o item que você queira criar custe 5 PO ou menos, você deve gastar no mínimo 1 PdD. Você também pode criar vários itens utilizando apenas 1 PdD, desde que o total de seus valores seja no máximo 5 PO.

Se você for um Tecmaturgo e tiver a possibilidade de diminuir o custo e tempo de produção de um item, você deverá utilizar as regras de criação de itens do Tecmaturgo ao invés das regras gerais.

Para a criação de cada item, é necessário que a personagem tenha proficiência com o Ofício apropriado e também as ferramentas necessárias.

Exemplos de Itens
Ferramenta Item
Estojo de Herbalismo Antídoto, poções de cura
Ferramentas de Ferreiro Armaduras (média ou pesada), armas
Ferramentas de Tecelão Capas, roupas

Criação de Itens Mágicos

Caso sua personagem possua a capacidade de criar itens mágicos, você poderá anunciar esses itens no Mercado do Raoh. Ao fazer isso, você deve contatar um Vigia. Ele irá lhe passar um formulário para que você preencha as informações do item, como seu Nome, Tipo, Descrição e o Preço em PdT que você deseja pelo mesmo.

Uma vez que o item seja anunciado, você não poderá alterá-lo. Além disso, há uma limitação de vendedores por semana no Mercado do Raoh, então seja rápido e esteja atento à oferta e demanda do Mercado!

Inventos de Tecmaturgo

Sendo um Tecmaturgo, você também está sujeito às regras de criação de itens. Ao criar um de seus Inventos, você deve gastar uma quantidade de PO como especificado em sua Classe, assim como uma quantidade de PdD equivalente ao tempo de criação de cada Invento.

Treinando

Você pode gastar o tempo entre as missões aprendendo uma nova proficiência para sua personagem.

O gasto de PdD demonstra o tempo gasto para se aprender a nova proficiência, enquanto o gasto em PO demonstra a quantia necessária para pagar um tutor do Instituto que irá lhe ensinar.

Arma

Com os Pontos de Descanso, você pode aprender a utilizar uma arma à sua escolha.

São necessários 150 PdD e 375 PO para receber proficiência na arma escolhida.

Armadura

Com os Pontos de Descanso, você pode aprender a utilizar um novo tipo de armadura à sua escolha. Você só pode obter proficiência com uma armadura se você possuir proficiência com uma armadura de escala inferior. Por exemplo, você só pode obter proficiência com Armaduras Pesadas caso possua proficiência com Armaduras Médias, e proficiência com Médias caso possua proficiência com as Leves.

Para receber proficiência em armaduras leves, é necessário o gasto de 100 PdD e 500 PO. Para receber proficiência em armaduras médias, é necessário o gasto de 150 PdD e 750 PO. Para receber proficiência em armaduras pesadas, é necessário o gasto de 300 PdD e 1000 PO.

Escudo

Com os Pontos de Descanso, você pode aprender a utilizar um novo tipo de escudo à sua escolha. Você só pode obter proficiência com um escudo se você possuir proficiência com um escudo de escala inferior. Por exemplo, você só pode obter proficiência com o Escudo Pesado caso possua proficiência com o Escudo Leve, e proficiência com o Escudo Leve caso possua proficiência com Broquel.

Para receber proficiência com Broquéis, é necessário o gasto de 50 PdD e 100 PO. Para receber proficiência com Escudos Leves, é necessário o gasto de 100 PdD e 250 PO. Para receber proficiência com Escudos Pesados, é necessário o gasto de 150 PdD e 500 PO. Para receber proficiência com Escudos Torres, é necessário o gasto de 200 PdD e 750 PO.

Idioma ou Ofício

Com os Pontos de Descanso, você pode aprender um novo idioma ou um novo Ofício.

São necessários 100 PdD e 250 PO para receber proficiência no idioma ou Ofício escolhido.

Perícia

Com os Pontos de Descanso, você pode aprender uma nova perícia à sua escolha ou então se tornar especialista em uma perícia que já possua.

Para aprender uma nova perícia, é necessário o gasto de 150 PdD e 5.000 PO, enquanto para receber especialidade em uma que já possua são necessários 300 PdD e 10.000 PO.

Personagem Lendária de Jogador

Ao atingir o 20º nível com sua personagem no Instituto da Guerra, você possui a capacidade de se tornar uma Personagem Lendária de Jogador!

Você não pode utilizar PdXP recebido por mestragem para alcançar a Divisão Lendária. Com isso, você poderá criar uma nova personagem no 1º nível e manter a sua personagem de 20º nível.

Ao se tornar uma Personagem Lendária, você ainda poderá jogar em missões de Divisão 4 ou participar de missões Lendárias com sua PLJ. Porém, personagens de Elite que ainda não alcançaram a categoria de Lenda possuem prioridade ao solicitar uma vaga em uma missão de Divisão 4.

Fazendo Compras

Entre uma missão e outra, você pode gastar suas riquezas recebidas para adquirir itens mundanos, mágicos ou Sutras. É proibido no Instituto qualquer tipo de troca, negociação ou doação de itens entre personagens, com exceção dos itens do Feira do Mercante.

Caso um Magistrado autorize, você pode realizar alguma compra de itens mundanos durante uma missão. Ao fazer isso, ele deverá ir à loja e dar um Voto Positivo no item que você comprou. Porém, para não atrasar as missões, prefira realizá-las fora das missões, seguindo as instruções específicas para cada loja como descrito abaixo.

Itens Mundanos

Itens mundanos serão comprados no canal #loja-do-instituto. Todos os itens disponíveis e seus preços estão listados em postagens fixadas no canal. Ao comprar um item, o jogador deverá fazer a postagem seguindo o padrão da loja e atualizar a ficha de sua personagem no canal #quadro-de-aventureiros, removendo o dinheiro gasto. Lembre que você deve postar novamente a ficha de sua personagem e excluir a anterior. Não é permitido que se edite uma postagem posteriormente.

Caso o Magistrado que esteja narrando sua missão autorizar, jogadores poderão dividir custos de itens na loja durante uma missão. Essa é a única possibilidade de divisão de custos de itens entre personagens. Ao dividir um item dessa forma, informe na área de Dinheiro Gasto o valor pago por cada personagem e a tag do Discord de cada um de seus jogadores. uma postagem posteriormente.

Componentes de Magia: Componentes com e sem custo para as magias estão disponíveis na loja, mesmo que não listados nas tabelas fixadas.

Exemplo de Compra:

Nome da Personagem: Lune (@Luke Nitole#1207)

Item comprado: Diamante no valor de 1500 PO

Dinheiro gasto: 1000 PO (Lune), 500 PO (Dakelynn, Mandy#1933)

Vendendo Itens na Loja

Itens mundanos poderão ser vendidos para a loja. Nesses casos, o valor recebido pelo item é metade do valor disponibilizado na tabela da loja.

Itens Mágicos

A loja de itens mágicos do Instituto da Guerra está no canal #forja-arcana. Exceto por alguns itens fixos, após acabar o estoque de um item, o mesmo é removido da forja. Todo item mágico possui seu custo em PdT.

Caso queira comprar um item, entre em contato por mensagem privada com um Vigia. Após a confirmação da compra pelo Vigia, atualize a ficha de sua Personagem no canal #quadro-de-aventureiros, descontando o PdT gasto. Lembre que você deve postar novamente a ficha de sua personagem e excluir a anterior. Não é permitido que se edite uma postagem posteriormente.

Uma personagem poderá comprar itens de sua Divisão ou de Divisões inferiores. Não é permitido comprar itens de Divisões superiores ao de sua personagem, mesmo se ela possuir PdT suficiente para fazer a conversão!

Limite de Itens Mágicos

Além da limitação de itens sintonizados presentes na regra oficial, o Instituto limita a quantidade de itens que uma personagem pode usar de acordo com sua Divisão. Sua personagem pode comprar mais itens do que esse limite, mas precisa escolher quais deles levará para a missão, informando ao Magistrado assim que a missão começar.

Itens Cosméticos: Alguns dos itens vendidos na Forja Arcana não possuem um efeito mecânico e eles não contam para o limite máximo de itens.

Divisão Limite de Itens
1 2 + Cosméticos
2 3 + Cosméticos
3 4 + Cosméticos
4 5 + Cosméticos
Lendária 6 + Cosméticos

Sutras

Assim como os itens mágicos, é possível que você consiga Sutras utilizando seu Ouro. Os Sutras também poderão ser encontrados no canal #forja-arcana.

Para adquirir um desses, entre em contato por mensagem privada com um membro dos Vigias. Após a confirmação da compra pelo Vigia, atualize a ficha de sua personagem no canal #quadro-de-aventureiros descontando o PO gasto. Lembre que você deve postar novamente a ficha de sua personagem e excluir a anterior. Não é permitido que se edite uma postagem posteriormente.

Feira do Mercante

Para as personagens que possuem a capacidade de criação de itens, é possível que elas vendam esses itens dentro da Feira do Mercante. Na Feira do Mercante, os jogadores poderão colocar itens criados pela personagem ou itens mágicos que foram comprados na #forja-arcana.

Ao vender itens, você não poderá cobrar menos que 25% do valor de mercado do item nem poderá cobrar mais que 125% do valor de mercado do item. Para itens mágicos adquiridos na #forja-arcana, você deverá utilizar o valor que você gastou comprando o item como base.

Caso sua personagem seja capaz de criar itens com propriedades mágicas, você poderá falar com a Equipe de Fiscalização para definir um preço em PO para o item. A divisão desse item deve ser igual ou menor que a da personagem que o criou. Alternativamente, você pode revender um desses itens mágicos criados por jogador utilizando a mesma regra de itens mágicos para itens adquiridos na #forja-arcana.

Todos os itens estarão disponíveis no canal #feira-do-mercante no Discord.

O que pode ser vendido no Mercado:

  • Itens mundanos criados pelos jogadores.
  • Itens mágicos adquiridos na #forja-arcana.
  • Itens mágicos criados pelos jogadores.

O que não pode ser vendido no Mercado:

  • Itens recebidos de evento.
  • Itens mundanos comprados na #loja-do-instituto.
  • Itens mundanos comprados no #feira-do-mercante.

O Sigilo do Instituto

Desde o princípio de sua criação, o Instituto da Guerra buscou diversas maneiras de se manter oculto aos olhos de todos. Os antigos Arquimagos possuíam métodos para se esconder, porém, isso não prevenia que os agentes do Instituto fossem espiões, ladrões ou assassinos.

Começou, então, uma busca para a criação de um método que impedisse que qualquer um que se filiasse ao Instituto da Guerra pudesse falar sobre ele ou sequer que alguém conseguisse ver qualquer memória que estivesse minimamente relacionada ao Instituto. Dezenas de anos passaram desde que a busca foi iniciada, e a esperança já estava sendo perdida… até o momento que começaram as expedições às ruínas de Helia.

Nas ruínas, foi possível encontrar o tão estimado Cofre Celestial, que só podia ser aberto através da luz da lua em uma época específica do ano. Durante meses, equipes de agentes do Instituto tentaram decifrar os enigmas desse lugar. Muitos se perderam, outros… se renderam à loucura.

Graças a Aminos, um simples escriba aos serviços de um antigo Arquimestre, foi possível que fossem desvendados os segredos do Cofre. Diversas salas com centenas de artefatos mágicos e textos antigos, intactos pelo tempo e pelo cataclisma, foram coletados e mantidos em segurança na Sede do Instituto.

Em um dos livros coletados, havia o segredo de um Sigilo, um símbolo secreto, algo que poderia alterar memórias, impedir a fala e até mesmo conectar a alma das criaturas que compartilhassem do mesmo sigilo.

Porém, ao sair do Cofre Celestial, algo mudou dentro de Aminos. Na época, ninguém sabia dizer exatamente o que mudou… porém, após sua morte, ficou claro. Aminos se tornou um espectro, nem vivo, nem morto, alguém que jurou lealdade ao Instituto e assim o faz por dezenas de gerações de Arquimestres.

Hoje, o texto antigo foi completamente decifrado… ao menos é no que se acredita. Apenas aqueles das mais altas hierarquias sabem como controlá-lo e como realizar a cerimônia para que alguém receba um novo Sigilo do Instituto. Todos que fazem parte do Instituto recebem um Sigilo.

O Sigilo é uma marca mágica, uma runa, similar a uma tatuagem que surge embaixo da língua, no céu da boca ou em outro lugar praticamente indetectável no corpo de uma criatura. Essa marca mágica é dada àqueles que são iniciados no Instituto e dura por um mês.

Com passar dos anos, e com o Instituto deixando de se tornar uma organização oculta para todos, o Sigilo foi modificado para que ele apenas service como um rastreador e tradutor para que os trabalhos feitos através das missões não tivessem tamanha dificuldade.

As seguintes regras se aplicam ao Sigilo do Instituto no servidor do Discord:

  • A localização de um portador de um Sigilo pode ser facilmente obtida por alguém de alta patente do Instituto a qualquer momento.
  • Líderes do Instituto podem enviar mensagens audíveis a qualquer membro, a qualquer momento.
  • Um Sigilo não pode ser removido e nem detectado por nenhuma forma de magia, ao menos é isso que os Grão-Mestres dizem.
  • Todos os portadores de um Sigilo são capazes de conversar e entender um ao outro independente do idioma que falem. Qualquer pessoa que ouça essa conversa e não possua um Sigilo ouve em um idioma que o interlocutor possui.
  • Todo portador de um Sigilo é capaz de identificar sinais e intenções de hostilidade direcionados a ele por outro portador, resultando em uma impossibilidade de surpresa entre os portadores de um Sigilo.
  • Um Sigilo previne que agentes prejudiquem outros agentes. Sempre que uma personagem causar dano ou outro efeito prejudicial à outra personagem de forma intencional, o Sigilo é ativado (efeitos secundários inesperados/ aleatórios, como da tabela de Magia Descontrolada Yordle não ativam o Sigilo). Quando isso ocorre, são impostas as seguintes condições, ativas pelas próximas 24 horas:
    • Caso uma personagem que possua um Sigilo seja atingida, ela pode optar por não ativar o efeito do Sigilo no infrator, como se estivesse tudo bem para ela receber o dano ou efeito nocivo. Caso a personagem esteja Inconsciente ou afetada por alguma magia ou efeito que influencie sua mente, ela não pode optar por não ativar o efeito do Sigilo.
    • O dano causado é dividido pela metade, sendo metade sofrida por quem foi atingido e metade sofrida pelo infrator.
    • Caso a personagem atingida morra, o infrator perde uma quantidade de PdXP igual ao que o alvo dos ataques possuía no momento de sua morte, mantendo o mesmo nível, porém só podendo subir de nível ao completar o PdXP necessário. Se a personagem atingida não possuir nenhum PdXP, o infrator perderá 1 PdXP.
    • Efeitos causados por magias de área são considerados intencionais para critérios de ativação do Sigilo.

Regras Adicionais

Algumas das regras que funcionam dentro de uma campanha por conta da presença de um único Mestre e um grupo constante acabam por não funcionar dentro do Instituto da Guerra. Aqui estão algumas regras adicionais para se jogar no servidor do Discord.

Regras para Magias

Algumas das magias acabam por se tornar extremamente fortes para serem utilizadas no Instituto sem que possuam nenhum tipo de limitação. Magias que requerem longos tempos de conjuração não podem ser conjuradas fora de missões. Por exemplo, você não pode iniciar uma missão informando ao Magistrado que conjurou a magia Simulacro no dia anterior. Porém, magias com o tempo de conjuração igual ou superior à 8 horas e com a duração igual ou maior que 8 horas, podem ser conjuradas fora de uma missão com a autorização de um Magistrado ou Vigia, gastando PdD referente ao tempo de conjuração da magia. Ao fazer isso, será realizado por um Vigia uma postagem no canal #registro-de-atividade para que todos os Magistrados possuam acesso. Essa magia só poderá ser utilizada durante sua próxima missão, a não ser que a duração da magia seja permanente.

  • A magia desejo é limitada a replicar magias de 8° nível ou menores e a remover efeitos de alguma magia, caso seja citado na descrição dela.
  • A magia clone é necessária permissão de um Vigia para ser conjurada e você pode ter apenas 1 clone.

Tenho Outras Dúvidas!

No servidor do Discord temos o canal #dúvidas-do-instituto. Entre lá e faça suas perguntas. Nossos Vigias, Magistrados e Invocadores estão sempre dispostos a ajudar!