O universo de Runeterra é repleto de mistérios, catacumbas perdidas, monstros épicos e perigos inimagináveis que aguardam um aventureiro para desbravá-los. Para dar vida a essas aventuras, são necessários narradores que trazem essas missões aos jogadores.
Esses são os Magistrados do Instituto, voluntários que utilizam de seu tempo para realizar essas aventuras no mundo de Runeterra. Não é necessário ser um narrador experiente para mestrar missões no Instituto, afinal, aqui também é um local de aprendizado.
Se Tornando um Magistrado
Qualquer um pode se tornar um Magistrado, basta que você entre em contato com um Vigia. Quando fizer isso, o Vigia irá lhe fazer algumas perguntas em relação à história e mecânicas do Instituto, para saber se você sabe ao menos o básico para narrar dentro do Instituto da Guerra.
Caso ele te aprove, você deverá enviar para ele um modelo da missão que você deseja narrar. Em seguida, ele ou algum outro Vigia irá enviar sua missão para o Quadro de Missões.
Os jogadores lhe enviarão mensagens pedindo para participar da missão, até que as vagas acabem e tudo esteja pronto. Enquanto você narra essa missão, um Vigia (previamente designado) irá avaliá-lo. Ao fim da sessão, você receberá um feedback baseado em alguns pontos da sua narrativa, sendo eles:
- Conhecimento do Sistema.
- Descrição do Cenário.
- Gerenciamento de Combate.
- Interpretação de Personagens.
- Nível de Dificuldade.
- Relação com os Jogadores.
- Respeito com as Regras do Servidor
Após esse feedback, você saberá se você foi aprovado ou não e se você possuirá alguma restrição de Divisão ou Dificuldade. Por exemplo, você pode ter ido perfeitamente em vários tópicos, mas não foi tão bem na Interpretação de Personagens. Dessa forma, o Vigia poderá lhe dar uma limitação para narrar missões de até Divisão 3 por um período determinado de tempo. Após esse período, você poderá pedir para que um Vigia o avalie novamente para que você não tenha mais essa restrição narrativa.
Caso não seja aceito, não se preocupe! Ouça o que o Vigia lhe disse, estude seus pontos fracos e tente novamente em outro dia. Novos Magistrados são sempre bem-vindos!
Periculosidade em Testes de Magistrado
Ao realizar um teste de Magistrado, normalmente não se conhece o candidato. Assim, pode-se estar lidando com um Mestre muito versátil, com ótimas habilidades, ou um Mestre novato com diversos problemas de mestragem. Dessa forma, para evitar potenciais problemas à experiência dos jogadores, é recomendável que as missões de teste estejam sob os seguintes requisitos:
- Divisão: 1 ou 2.
- Periculosidade: Verde ou Amarela.
Como Funcionam as Missões?
Quando você quiser narrar uma missão, você deve anunciá-la no canal #quadro-de-missões seguindo o padrão da mensagem fixada no canal. Ao fazer isso, caso um jogador se enquadre na Divisão da aventura anunciada, ele pode contatá-lo com até 10 minutos de antecedência da missão começar, pedindo para participar. No final da aventura, você irá conceder uma quantidade de Pontos de XP, Pontos de Tesouro e riqueza de acordo com a dificuldade e a divisão da missão.
Missão Divisão 1 - Aventura Simples
Esse é o tipo de aventura mais comum existente e envolve alguma atividade aparentemente simples. Vai desde uma entrega até o rastreamento e caça de algum animal. São aventuras que não requerem um preparo tão grande e jogadores iniciantes não terão muita dificuldade em concluí-las, mas ainda encontrarão um desafio ou uma problemática nelas.
- Exemplos de Objetivos
- Rastreio e caça de um animal silvestre da região (ex: um urso, um tigre, um lobo);
- Entrega de um item em uma localidade próxima (ex: um instrumento, um pacote, uma carta);
- Investigação de algum mistério em uma localidade próxima (ex: barulhos vindos de uma caverna próxima, avistamento de um ser estranho nas redondezas, uma série de marcas aparentemente sem explicação).
Missão Divisão 2 - Aventura Mediana
Essas aventuras possuem uma dificuldade consideravelmente maior em comparação às anteriores e podem facilmente pegar aventureiros desavisados ou sem o devido preparo. Aqueles que embarcarem nelas, certamente podem esperar algum tipo de perigo ou combate. Nessa dificuldade é possível encontrar atividades como caçada ou apreensão de um líder de um grupo criminoso, uma expedição a algum local, entre outras coisas.
- Exemplos de Objetivos
- Escolta de uma pessoa ou caravana até uma certa localização (ex: um mercador até a cidade mais próxima, uma caravana de viajantes);
- Caça ou apreensão de um líder criminoso que esteja atormentando uma localização próxima (ex: um ladrão de caravanas, um homicida);
- Busca por algum ingrediente ou outros materiais, disponíveis apenas em uma localidade distante (ex: uma fruta, uma planta, um tipo de minério).
Missão Divisão 3 - Aventura Avançada
Recomendadas para aventureiros mais experientes. Essas aventuras envolvem algum tipo de atividade bastante perigosa ou complicada (ou ambos). Aqueles que se envolverem podem esperar quase certamente algum tipo de perigo ou combate para lidarem. Todo o cuidado é pouco nessas jornadas e o perigo pode estar espreitando bem perto.
- Exemplos de Objetivos
- Expedição de exploração em uma localização antiga ou mística (ex: uma catacumba, uma mina abandonada, uma floresta);
- Purificação de algum local considerado amaldiçoado ou assombrado (ex: um poço, um casebre velho);
- Caça a algum animal silvestre ou ser místico (ex: um lobo-gigante, um basilisco, um rubrivira).
Missão Divisão 4 - Aventura Épica
Essas são as aventuras recomendadas para os que se consideram mais que experientes, com certeza podem contar com uma excelente fonte de histórias para contar à fogueira aqueles que sobreviverem à essas jornadas. Preparo é algo praticamente mandatório nessas missões.
- Exemplo de Objetivos
- Viagem para a Ilha das Sombras a fins de exploração;
- Recuperação de um item muito raro (ex: um pergaminho ancião, uma espada antiga, um item mágico);
- Estudo e/ ou caça a um ser extremamente perigoso (ex: um dragão ou um xer’sai).
Missão Divisão Lendária - Aventura Lendária
São raras as vezes em que é possível se ver uma aventura lendária e existem poucos capazes de realizarem tarefas tão desafiadoras. Esses aventureiros são conhecidos como Lendas. Dificilmente essas aventuras são finalizadas sem a morte de alguma personagem. Aquelas que aceitam participar de tal missão, já o fazem cientes da dificuldade que irão enfrentar. Um passo em falso resultará em morte.
- Exemplo de Objetivos
- Exploração e captura de um novo espécime do Vazio.
- Interferir de maneira não sigilosa no destino de um país.
- Interações com o Reino Celestial.
Mestrando Uma Missão
Agora que você se tornou um Magistrado, você poderá mestrar uma missão sempre que quiser, desde que siga algumas regras. Não se esqueça de sempre postar suas missões de acordo com o modelo fixado no canal #quadro-de-missões. Entretanto, o Magistrado está livre para colocar informações adicionais, como regras da casa.
O Mestre Auxiliar
Às vezes, um Magistrado não conhece muito bem a plataforma do Roll20 ou do Astral, tem dúvidas de balanceamento ou se assusta com a ideia de mestrar para jogadores mais experientes. Em todos esses casos, o narrador coloca muita responsabilidade e receio em si mesmo.
Para essas situações, existe o Mestre Auxiliar, uma pessoa responsável por ajudar no balanceamento da missão, em recursos técnicos de alguma plataforma ou para qualquer outra coisa que o Magistrado precisar. Por exemplo, administrar recursos, controlar planilhas e habilidades, consultar o livro em momentos de tensão e até lembrar uma regra ou outra.
Dessa forma, o auxiliar dará apoio ao Magistrado, tornará a missão mais dinâmica e o aprendizado muito maior. O nome do auxiliar deve estar disposto na missão no momento em que ela for postada e ele ganha metade das recompensas de PdXP do Magistrado principal. É importante ressaltar que o Mestre Auxiliar deve ser outro Magistrado do Instituto.
Registro de Atividade
No final de toda missão, o Magistrado deverá realizar um “relatório” da missão para que possamos manter um controle da planilha dos personagens, para saber que ninguém está tentando roubar nas regras.
Além disso, um Magistrado pode auxiliar na avaliação de planilhas de personagem no canal #quadro-de-aventureiros. O Magistrado também poderá autorizar a planilha de um personagem no canal #fazendo-planilhas.
Anotações Mestrológicas
Ao narrar diversas missões, você imagina que acumulará vários PdXP, PdT e PdD para usar como bem entender certo? Bem... mais ou menos. Existem regras que regulamentam bem esse tipo de coisa.
No canal #registro-de-atividade, terá nas mensagens fixadas um modelo para suas Anotações Mestrológicas. Sempre que você realizar um novo registro de missão ou utilizar uma de suas recompensas armazenadas, você deverá postar uma nova Anotação Mestrológica. Você pode acumular quantos PdXP desejar, sempre deixando a quantidade acumulada referida em sua Anotação Mestrológica. Contudo, você não pode acumular PdT nem PO. Ao completar 10 horas narradas, você deverá adicionar 5 PdT e a quantidade de ouro referente à Divisão de uma de suas personagens à sua escolha e adicioná-los em sua planilha.
Tipos de Missões e suas Recompensas
As missões do Instituto são separadas em algumas categorias:
|
|
Todas essas categorias de missões são descritas mais à frente. Cada tipo de missão irá conceder uma recompensa diferente, tanto para os Jogadores quanto para o Mestre, porém, a tabela Premiação das Missões serve como um guia para as recompensas de cada tipo de Missão. Uma missão pode ser de 1 ou mais tipos, por exemplo, uma missão que tenha foco em resgatar um personagem pode ser considerada tanto uma Missão de Resgate quanto uma Missão de Objetivo.
Recompensas das Missões
Ao final de cada missão, o Magistrado é responsável por conceder as recompensas da missão aos Jogadores, além de, é claro, receber as suas próprias.
Recompensas aos Jogadores
Todo aventureiro precisa ser pago por executar as tarefas perigosas para as quais ele é contratado. Assim, no final de cada missão, é dado aos seus sobreviventes 4 tipos de recompensas diferentes. São elas: Pontos de Experiência (PdXP), Pontos de Tesouro (PdT), Pontos de Descanso (PdD) e riquezas. Você, como Magistrado do Instituto, deve administrar essas recompensas seguindo os quesitos da tabela Premiação das Missões.
Por padrão, as missões premiam 1 PdXP e 1 PdT a cada hora jogada. Além disso, pode ser recebido PdXP adicional e ouro de acordo com a dificuldade da missão. Fica a critério do Magistrado premiar o PdXP adicional pela periculosidade. Essa premiação não é obrigatória.
Quando o grupo falha em uma missão, ele recebe apenas metade do PdXP, nenhum Ponto de Tesouro e nenhuma recompensa em dinheiro. Ele recebe a premiação em PdD normalmente.
Para missões interpretativas, elas devem ter duração mínima de duas horas e, em caso de sucesso, possuem a recompensa máxima de 2 PdXP e 3 PdT.
Premiação das Missões (Por Personagem) | |||||
Divisão | Interpretação | Verde | Amarela | Laranja (+1 PdXP) | Vermelha (+2 PdXP) |
1 | - | 2d6 (7) PO | 7d6 (24) PO | 10d10 (55) PO | Vetado |
2 | - | 4d6 x 10 (120) PO | 6d6 x 10 (180) PO | 8d6 x 10 (240) PO | 10d6 x 10 (300) PO |
3 | - | Vetado | 3d6 x 100 (900) PO | 5d6 x 100 (1.500) PO | 7d6 x 100 (2.100) PO |
4 | - | Vetado | 12d6 x 100 (3.600) PO | 2d6 x 1.000 (7.000) PO | 4d6 x 1.000 (14.000) PO |
Lendária | - | Vetado | Vetado | 5d6 x 1.000 (17.000) PO | 7d6 x 1.000 (21.000) PO |
Recompensas de Mestragem
Para incentivar os Magistrados a continuar com um excelente trabalho, assim como recompensar as horas gastas criando e mestrando as missões, são cedidas recompensas para eles. Para cada missão mestrada, independente de sua duração, o Magistrado irá receber 2 PdXP, podendo ser acumulados. Além disso, o Magistrado deve escolher uma de suas personagens para receber PdD de acordo com a Divisão em que ela esteja, como se tivesse participado de uma missão.
Quando o Magistrado acumula 10 horas narradas no Instituto, ele deve escolher uma de suas personagens para receber PdT e PO de acordo com a Divisão em que ela esteja.
Recompensa de 10 Horas | |
---|---|
Divisão | Recompensa |
1 | 42 PO + 5 PdT |
2 | 420 PO + 5 PdT |
3 | 2.400 PO + 5 PdT |
4 | 12.000 PO + 5 PdT |
Lendária | 36.000 PO + 5 PdT |
Missões Padrões
Essas missões são as mais comuns no Instituto, elas não possuem nenhuma regra diferente ou especial, tendo sua recompensa definida pela periculosidade da missão.
- Recompensas de Jogador
- Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
- Recompensas de Mestragem
- Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
- Missões de Divisão 4 com a periculosidade Laranja que durem 5 horas ou mais, concedem ao Mestre um bônus de 1 hora de mestragem e 1 PdXP adicional. Ou seja, caso a missão tenha durado 5 horas, em seus acúmulos de horas narradas será considerado 6 horas e 3 PdXP (5 + 1 hora de duração e 2 + 1 PdXP)
Missões de Evento
Essas missões são feitas com base em eventos relacionados à história do Instituto ou ocasiões especiais, podendo conceder recompensas especiais tanto para os Jogadores quanto para o Mestre. Sempre que seja realizada uma missão de evento, deve ser especificado tanto no anúncio dela no #quadro-de-missões quanto no #registro-de-atividade como [Missão de Evento - Nome do Evento].
- Recompensas de Jogador
- Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões ou será especificado no anúncio da missão;
- Recompensas de Mestragem
- Horas de Mestragem: Segue o padrão de recompensas + um bônus anunciado na postagem do evento (caso haja);
- PdXP: Segue o padrão de recompensas + um bônus anunciado na postagem do evento (caso haja);
- PdD: Segue o padrão de recompensas + um bônus anunciado na postagem do evento (caso haja);
Missões de Múltiplas Divisões
Assim como as missões Vermelhas, as missões de Múltiplas Divisões devem ser autorizadas previamente por um Vigia. Toda missão de Múltipla Divisão deve ser especificada para quais divisões ela está sendo preparada e qual a periculosidade para cada uma delas.
Por exemplo, uma missão está sendo feita para as Divisões 2 e 3. Para a Divisão 2, a periculosidade seria Laranja, enquanto isso, para a Divisão 3, a periculosidade seria Amarela. As recompensas relacionadas a essa missão serão separadas para cada um dos Jogadores, levando em consideração sua Divisão e a periculosidade da missão.
- Recompensas de Jogador
- Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
- Recompensas de Mestragem
- Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
Missões de Objetivo
Essas missões possuem um ou mais objetivos especificados no anúncio da missão ou revelados durante a mesma, porém, deverá ser especificado no #quadro-de-missões como uma missão de objetivo.
- Recompensas de Jogador
- Essas missões possuem uma recompensa máxima de 6 PdXP, 6 PdT e 150% da média de riqueza (até 2 PdXP, 2 PdT e 50% da média de riqueza especificada na tabela Premiação de Missões para cada objetivo concluído). O limite dessas recompensas não influenciam os bônus de periculosidade ou o retorno de itens mágicos.
- Cada objetivo deve ter uma duração mínima de 1 hora e 30 minutos, com o máximo de 3 objetivos por missão.
- Recompensas de Mestragem
- Horas de Mestragem: Segue o padrão de recompensas + 1 hora;
- PdXP: Segue o padrão de recompensas;
- PdD: Segue o padrão de recompensas;
Missões de Resgate
Em alguns casos, as personagens são capturadas ou seus itens mágicos são perdidos durante uma missão. O Mestre que narrou a missão em que um desses casos aconteceu, tem até 15 dias para narrar o resgate dos itens mágicos ou 30 dias para resgatar uma personagem. Uma missão de resgate deve ter a mesma periculosidade ou superior a qual ocorreu uma dessas situações.
Caso um Mestre saiba que não terá tempo para narrar a missão de resgate, ele pode indicar outro Mestre para narrar essa missão. Ao final da missão, deverá ser adicionado nas Observações da missão se a personagem ou o item mágico foram resgatados.
- Recompensas de Jogador
- Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
- Recompensas de Mestragem
- Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
Missões de Saque
Essas missões consistem em recolher as riquezas que estão espalhadas pelo ambiente, seja conseguindo o ouro espalhado pelo ambiente, progressivamente ao concluir um objetivo, saqueando os inimigos caídos em combate ou através de baús escondidos em uma masmorra.
Esse tipo de missão costuma ser mais imersiva e, assim como os demais tipos, deve ser especificado no anúncio da missão o tipo dela.
- Recompensas de Jogador
- Segue o padrão de recompensas, com exceção pela riqueza concedida. O Mestre pode distribuir pela missão uma riqueza total até um valor máximo igual à média + 50% da média descrita na tabela Premiação das Missões de acordo com a divisão e periculosidade;
- Recompensas de Mestragem
- Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
Missões Secretas
Essas missões estão diretamente ligadas à uma Facção, possuindo certos objetivos ocultos dentro de uma missão padrão. É necessário que seja enviado um formulário de solicitação para um @Vigia para que ele autorize essa missão.
Além das recompensas de missões padrões, caso uma personagem seja da Facção que solicitou a missão secreta, a personagem recebe Renome adicional ao concluir a missão secreta com sucesso, da mesma forma, a personagem pode perder Renome em uma falha.
Formulário de Solicitação para Missões Secretas
Nome do Mestre: Tag do Discord (Ex: @Luke#1207) |
- Recompensas de Jogador
- Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
- Uma quantidade de Renome previamente especificada para personagens da Facção que requisitou a missão;
- Recompensas de Mestragem
- Horas de Mestragem: Segue o padrão de recompensas + 1 hora;
- PdXP: Segue o padrão de recompensas + 1 hora;
- PdD: Segue o padrão de recompensas;
Missões de Treinamento
Essas missões são feitas para ensinar Jogadores novatos no sistema do Runarcana ou iniciantes no Instituto a terem uma introdução básica ao funcionamento das regras, tanto do sistema quanto do Instituto.
Missões de treinamento são exclusivas para a Divisão 1 e seguem as seguintes premissas:
- Não possui distinção de dificuldade;
- É sugerido que haja ao menos um combate;
- Recompensa fixa de 10 PO;
- Proibida para Magistrados do Instituto;
- Recompensas de Mestragem
- Horas de Mestragem: Segue o padrão de recompensas + 1 hora;
- PdXP: Segue o padrão de recompensas;
- PdD: Segue o padrão de recompensas;
Missões Vermelhas
As missões de periculosidade Vermelha são as que representam o que há de mais difícil e desafiador para os aventureiros do Instituto da Guerra. Grande glória e montantes de riquezas esperam aqueles que concluírem uma dessas com êxito.
Todas as missões que se passam nas Ilhas das Sombras ou no Vazio são consideradas inicialmente como missões Vermelhas. Por causa disso, tome cuidado com as localidades de suas missões.
Para manter essa premissa sem prejudicar a experiência do Jogador, existe um formulário que deve ser preenchido pelo Magistrado que deseja mestrar uma missão Vermelha. Após o preenchimento deste formulário, os Vigias irão autorizar ou não a postagem da missão no canal #quadro-de-missões. O formulário se encontra fixado no canal #chat-dos-mestres.
Caso o formulário não seja aceito, o Magistrado não poderá postar essa missão com nível de periculosidade Vermelha. Entretanto, um Vigia irá informar ao Magistrado o nível de periculosidade indicado para essa missão e ela poderá ser postada nesse nível. É terminantemente proibido postar missões Vermelhas sem esse processo de avaliação.
- Recompensas de Jogador
- Segue o padrão de recompensas descritas em Recompensas das Missões;
- Recompensas de Mestragem
- Horas de Mestragem: Segue o padrão de recompensas;
- PdXP: 4 PdXP;
- PdD: Segue o padrão de recompensas;
- Caso a missão seja de Divisão 4 e dure 5 horas ou mais, concede ao Mestre um bônus de 1 hora de mestragem e 1 PdXP adicional;
Atividades do Magistrado
Ao se tornar um Magistrado, você terá que realizar algumas atividades para contribuir com o funcionamento do Instituto da Guerra.
Aprovação de Itens Mágicos
Outra atividade importante que está relacionada diretamente ao #chat-dos-mestres é a postagem e aprovação de itens mágicos. Como Magistrado, você tem o direito de sugerir um item mágico para ser postado no canal #forja-arcana. O item será avaliado por outros Magistrados através de reações à sua postagem (Voto Positivo e Voto Negativo). Com reações positivas superando as reações negativas, o item poderá ser postado na #forja-arcana por qualquer Magistrado passadas 48 horas de sua postagem no canal #chat-dos-mestres.
Para que esse processo ocorra, o item deve pertencer a esse livro ou ao livro do Runarcana. Alternativamente, você poderá fazer um item de sua autoria e postá-lo no canal #chat-dos-mestres para ser avaliado. Para itens pertencentes aos livros de Runarcana, você pode fazer alterações estéticas no item, mas não pode mudar seu funcionamento mecânico. Por exemplo, você pode postar o item Anel de Doran com o nome Anel Mágico de Durand, mas sem mudar o seu funcionamento.
Você também pode postar itens cosméticos (que apenas mudam a aparência do aventureiro, sem interferir mecanicamente). Por fim, o limite total de itens postados no canal #chat-dos-mestres não pode ultrapassar 4 por dia.
Aprovando Personagens
Conforme consta nesse livro, todo aventureiro, antes de ter sua planilha postada no canal #quadro-de-aventureiros, precisa postar sua planilha no chat #fazendo-planilhas e só poderá seguir após ter sua planilha aprovada lá.
Quem avalia as planilhas são os Magistrados e os Vigias! Como Magistrado, você tem a permissão (mas não a obrigação) de analisar e aprovar as planilhas dos novos jogadores. Para isso, apenas veja se a planilha do jogador transgride alguma regra ou se está faltando algo.
Caso isso aconteça, reaja à publicação com um Voto Negativo e avise do erro para que o jogador possa refazer a postagem de forma correta. Se tudo estiver certo, reaja à publicação dele com um Voto Positivo. Caso a planilha possua dois Votos Positivos, comunique o jogador que ele já está apto a participar das missões. Mesmo não sendo uma obrigação, tome algum tempo para dar uma olhada nas novas planilhas: você ajudará o Instituto da Guerra e trará felicidade a novos e ávidos desbravadores!
Registrando a Morte de um Jogador
A morte é um destino trágico e quase sempre definitivo para qualquer aventureiro. Por mais que todos tentem evitá-la, em certos momentos, ela é inevitável, principalmente quando os aventureiros têm a coragem de enfrentar missões de alta periculosidade.
Para homenagear e marcar a passagem de personagens mortos no Instituto, assim como para ter um controle dos jogadores que perdem a personagem, existe o canal #mitna-rachnun. Quando o jogador morre durante sua missão, você tem que fazer uma postagem nesse canal. Nela você vai fazer uma curta descrição da personagem, informando Nome, Origem, Classe e a descrição de como ocorreu a morte. Você também deverá anexar a imagem da personagem à postagem, caso exista uma.
Morte Boa é Morte Épica
Independente da circunstância, para o jogador, perder uma personagem será sempre um pouco triste e decepcionante. Se possível, tenha um pouco de carinho ao registrar a morte do jogador no canal #mitna-rachnun. Quanto mais épico e interessante for a descrição da morte, melhor será.