Cerne do Andarilho
Aqueles que escolhem caminhar sobre o Cerne do Andarilho, são conhecidos por muitos reinos e civilizações por serem grandes guerreiros, com o nome de "Andarilhos Espirituais", costumando servir a várias tribos diferentes, oferecendo suas habilidades em troca de uma comunidade onde possam morar e treinar. Esse Cerne se foca em utilizar sua força física, agilidade e conexão com o reino espiritual para lutar na linha de frente, visando causar danos em seus inimigos ou serem resistentes o suficiente contra eles.
Proficiência Adicional
Ao escolher esse Cerne no 1º nível, você recebe proficiência em Lidar com Animais ou Natureza, à sua escolha. Caso já tenha proficiência, você recebe especialização.
Estilo de Luta
Também no nível 1, você adota um estilo de combate particular que será sua especialidade. Escolha uma das opções a seguir. Você não pode escolher o mesmo Estilo de Combate mais de uma vez, mesmo se puder escolher de novo.
- Combate Desarmado
- Você pode rolar um 1d6 + seu modificador de Força no lugar do dano normal dos seus golpes desarmados. Se não estiver segurando nenhuma arma ou escudo quando fizer um ataque desarmado, você causa um d8 ou invés de d6 com seu ataque.
- Defesa
- Enquanto estiver usando armadura, você ganha +1 de bônus em sua CA.
- Proteção
- Quando uma criatura que você possa ver atacar um alvo que esteja a até 5 pés de você, você pode usar sua reação para impor desvantagem nessa jogada de ataque da criatura. Você deve estar empunhando um escudo para utilizar essa reação.
- Reflexos de Agarrão
- Quando uma criatura provocar um ataque de oportunidade dentro de seu alcance ou quando você falhar em um teste para Agarrar ou Empurrar uma criatura, você pode utilizar sua reação para fazer um teste para Agarrar ou Empurrar a criatura.
Espírito Animal
No 2º nível, percebendo os espíritos dos animais ao redor, você pode canalizá-los um em seu corpo, se tornando um com a criatura ancestral. Você conhece um espírito animal que está disposto a lhe ajudar, você deve escolher um dos espíritos animais da lista abaixo, no entanto você é livre para adaptá-lo a um animal mais apropriado a sua personagem. Cada um desses espíritos irá lhe conceder um efeito diferente. Utilizando uma ação bônus e 1 ponto de Essência, você pode assumir a postura de um animal. Ao entrar em uma postura, você recebe os benefícios da mesma até que decida abandonar essa postura ou trocar para outra que você escolha conforme sobe de nível nessa classe.
Cada postura ao ser ativada gera um efeito persistente que dura 1 minuto e não pode se acumular com ele mesmo caso a postura seja ativada novamente pela duração do efeito persistente. No final desse minuto, você pode gastar 1 ponto de Essência para reativar o efeito persistente. Escolha um entre os seguintes:
- Águia. Ao escolher o espírito do Águia, você recebe proficiência em Percepção, caso já possua, você recebe vantagem em testes com essa perícia. Além disso, ao ativar a postura da Águia, enquanto não estiver utilizando uma armadura pesada, outras criaturas possuem desvantagem em jogadas de ataque contra você até o final de seu turno. A postura da Águia lhe permite utilizar a ação de Disparada como uma ação bônus como efeito persistente.
- Leão. Ao escolher o espírito do Leão, você recebe proficiência em Intimidação, caso já possua, você recebe vantagem em testes com essa perícia. Além disso, ao ativar a postura do Leão, você emite um rugido estrondoso, fazendo com que inimigos que possam ouvi-lo a até 30 pés de você devam realizar uma salvaguarda de Sabedoria CD igual a CD de suas Invocações. Em uma falha, uma criatura afetada fica Amedrontada por 1 minuto, podendo repetir a salvaguarda no final de cada um dos turnos dela para encerrar essa condição. A postura do Leão concede +1 nas jogadas de ataque de aliados que possam vê-lo ou ouvi-lo a até 30 pés de você como efeito persistente.
- Macaco. Ao escolher o espírito do Macaco, você recebe proficiência em Atletismo, caso já possua, você recebe vantagem em testes com essa perícia. Além disso, ao ativar a postura do Macaco, seu próximo ataque desarmado ou com arma corpo a corpo, causa 1d6 de dano adicional. A postura do Macaco lhe concede deslocamento de escalada igual ao seu deslocamento de caminhada como efeito persistente.
- Tartaruga. Ao escolher o espírito da Tartaruga, você recebe um bônus em sua CA igual a metade de seu bônus de proficiência. Além disso, ao ativar a postura da Tartaruga, seu próximo ataque desarmado ou com arma corpo a corpo que atingir um alvo neste turno faz com que seu espírito animal roube parte da essência espiritual de seu alvo para você, fazendo com que você recupere seu modificador de Sabedoria em pontos de vida. A postura da Tartaruga lhe concede pontos de vida temporários igual ao seu nível de Xamã + seu bônus de proficiência como efeito persistente.
- Tigre. Ao escolher o espírito do Tigre, faz com que garras cresçam em suas mãos, fazendo com que seus ataques desarmados causem 1d4 de dano cortante adicional. Além disso, ao ativar a postura do Tigre você recebe vantagem em seu próximo ataque. A postura do Tigre lhe concede vantagem em salvaguardas de Destreza como efeito persistente.
- Urso. Ao escolher o espírito do Urso, você passa a ser considerado uma categoria de tamanho acima para determinar sua capacidade de carga, a quantidade de peso que você pode empurrar, arrastar ou levantar. Além disso, ao ativar a postura do Urso, seu próximo ataque desarmado ou com arma corpo a corpo que atingir um alvo neste turno faz com que ele deva realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de suas Invocações. Em uma falha, o alvo fica Atordoado até o final de seu próximo turno. A postura do Urso lhe concede resistência a um tipo de dano físico simples, à sua escolha, como efeito persistente.
Ataque Extra
Ao atingir o 6º nível, você pode atacar duas vezes, ao invés de uma, quando usar a ação Atacar durante o seu turno.
Aliado Espiritual
Também no nível 6, você consegue a simpatia de um novo espírito animal. Escolha mais um espírito animal da lista da característica Espírito Animal.
Fortalecimento Animal
Começando no 10º nível, a sensibilidade que sua alma e corpo possui ao outro reino fica cada vez maior, te deixando mais preparado para utilizar a essência dos animais espirituais. Você consegue a simpatia de um novo espírito animal, podendo escolher mais um espírito da lista da característica Espírito Animal. Adicionalmente, você deve escolher um dos seguintes fortalecimentos para um espírito que você possua.
- Águia. Ao ativar a postura do Águia, você recebe 30 pés de deslocamento de voo como efeito persistente.
- Leão. Ao ativar a postura do Leão, criaturas Amedrontadas por você devem utilizar seus turnos para se afastar de você da melhor maneira que puderem.
- Macaco. Ao ativar a postura do Macaco, o dano de seus ataques desarmados ou com arma durante esse turno aumentam em uma categoria.
- Tartaruga. Ao ativar a postura da Tartaruga, você recupera metade de seu nível de Xamã + seu modificador de Sabedoria, ao invés de apenas seu modificador de Sabedoria.
- Tigre. Ao ativar a postura do Tigre, você pode realizar um ataque adicional nesse turno e todos seus ataques neste turno possuem vantagem.
- Urso. Ao ativar a postura do Urso, você recebe 30 pés de deslocamento adicional até o final de seu turno e uma criatura que falhe na salvaguarda fica Atordoada por 1 minuto, podendo repetir a salvaguarda no final de cada um dos turnos dela para encerrar essa condição.
Conexão Feral
No nível 14, vendo a versatilidade dos animais, você aprende a impulsionar e utilizar melhores qualidades. Você recebe a habilidade de conjurar a magia aprimorar atributo em si mesmo através de um ritual, como descrito no Capítulo 10, essa magia não necessitam de quaisquer componentes e não necessita que você mantenha concentração.
Adicionalmente, você pode escolher um espírito animal adicional e conceder um fortalecimento da característica Fortalecimento Animal para um de seus espíritos que não possuam nenhum fortalecimento.
Sentido das Feras
No 17º nível, sua conexão com os espíritos animais lhe concederam um aumento de seus próprios sentidos. Você deve escolher um dos sentidos abaixo:
- Percepção às Cegas. Você recebe 30 pés de percepção às cegas, notando seus arredores sem depender da visão.
- Sentido Sísmico. Você recebe 60 pés de sentido sísmico, podendo detectar e localizar a origem das vibrações dentro desse raio, desde que você e a origem das vibrações estejam em contato com o mesmo chão ou a mesma substância. O sentido sísmico não pode ser usado para detectar criaturas voadoras ou incorpóreas.
Adicionalmente, você pode escolher um espírito animal para conceder um fortalecimento da característica Fortalecimento Animal para um de seus espíritos que não possuam nenhum fortalecimento.
Andarilho Espiritual
Ao atingir o 20º nível, a sua alma e energia são tão poderosas que não sofrem qualquer penalidade ao concentrar um dos espíritos ancestrais em seu corpo mortal. Você possui vantagem em salvaguardas para canalizar um Grande Espírito e pode falhar 3 vezes antes de qualquer efeito de falha entre em vigor.
Adicionalmente, você pode escolher um espírito animal adicional e conceder um fortalecimento da característica Fortalecimento Animal para um de seus espíritos que não possuam nenhum fortalecimento.