Sutras

De Playtest


O conhecimento marcial em Runeterra é difundido em diversos estilos diferentes de aprendizado. Alguns deles utilizam o máximo das habilidades físicas de seu praticante, enquanto outros canalizam a energia espiritual para conseguir realizar feitos mais complexos, semelhantes à própria magia. Com estes ensinamentos, o praticante consegue se sobressair no campo de batalha, sendo mais versátil ao aprender novos sutras, que podem complementar seu atual estilo ou simplesmente lhe garantir habilidades totalmente diferentes.

Como utilizam um tipo de energia para ser canalizada e culminar em um feito extraordinário, a maioria dos sutras são considerados efeitos mágicos, sendo afetados por magias como campo antimagia. Porém, alguns sutras especificam quando não são considerados efeitos mágicos, uma vez que utilizam apenas as habilidades físicas do usuário.

Também, alguns sutras utilizam certos tipos de dados de classe, como por exemplo, o Dado Marcial do Monasta. Para as classes que possuem a característica Sutra e não possuem um tipo de dado como este, sempre será considerado que o dado do sutra é um d6.

O Sutra

Durante sua trajetória marcial, você consegue aprender técnicas únicas para complementar seu caminho como um guerreiro. Você deve escolher um dos sutras que você atenda os pré-requisitos disponíveis no Capítulo 5: Sutras. Você aprende um sutra adicional conforme ganha níveis em sua classe, conforme a coluna Sutra de sua classe. Quando você recebe acesso a novos sutras, você também pode substituir um sutra já conhecido por outro.

Alguns de seus sutras exigem que seu alvo faça uma salvaguarda para resistir aos seus efeitos. O CD da salvaguarda é calculado da seguinte forma:


CD de seus Sutras = 8 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Sabedoria

Ki

Seu nível de classe determina o número de pontos de Ki que você tem, como mostrado na coluna Ki da tabela de sua classe. Você pode gastar esses pontos para abastecer várias características de Ki. Quando você gasta um ponto de Ki, ele se torna indisponível até você terminar um descanso curto ou longo, no fim deste, você recupera todos os pontos de Ki gastos. Você deve gastar, pelo menos, 30 minutos de um descanso meditando para recuperar seus pontos de Ki.

Componentes

Para executar um sutra, muitas vezes o praticante precisa executar uma sequência de movimentos, falar algumas palavras ou mesmo utilizar alguns objetos. Isso demonstra a complexidade que é a execução de um sutra, mas quando feito da forma correta, com todos os seus componentes alinhados, ele é executado.

(V) Mantra: Componente Verbal

Palavras ditas em uma sequência correta fazem parte de alguns sutras. As palavras não necessariamente podem fazer algum sentido lógico ou mesmo serem do mesmo idioma de quem as fala. Um personagem que está amordaçado, sob efeito da condição Silenciado ou em uma área de silêncio, como a criada pela magia silêncio, não pode utilizar um sutra que necessite de um Mantra.

(S) Mudra: Componente Somático

Uma sequência de movimentos das mãos e braços também são algo que incorporam muitos sutras. Caso seja necessário um componente Somático para seu sutra, o personagem não pode estar com o movimento de suas mãos debilitado, tendo que possuir pelo menos uma de suas mãos livres para realizar um Mudra. Um adversário que conheça o sutra pode fazer um teste de Percepção com desvantagem para tentar identificar o sutra sendo realizado.

(M) Shinpu: Componente Material

Algumas vezes é utilizado uma fonte catalisadora, como um foco para que o sutra seja executado. O Shinpu é um pedaço de papel preparado antecipadamente no qual um praticante dos sutras utiliza seu Ki para inscrever um símbolo referente a um elemento. Quando utilizado por um sutra, você canaliza seu Ki através dele para liberar o elemento inscrito no Shinpu. Ao utilizar um sutra que utiliza o componente Material, você inutiliza a energia de um Shinpu e o mesmo se desfaz, sendo necessário criar um novo.

Criando Shinpus

Com 30 minutos de trabalho e 2 PO em materiais, você pode criar um Shinpu com um elemento a sua escolha no momento de sua criação, como mostrado na tabela Dano dos Elementos nesta seção.

Elementos

A utilização dos Sutras pode gerar interações elementares. Alguns deles utilizam elementos da natureza em sua composição, utilizando de seu poder para executar a técnica. Quando se trata de sutras, os elementos são utilizados de uma maneira diferente das magias, utilizando 10 elementos: Água, Fogo, Gelo, Luz, Raio, Som, Sombra, Terra, Veneno e Vento. Quando combinados, esses elementos apresentam ainda maior versatilidade em seus usos, podendo criar novos efeitos, ou então usados em conjunto com o objetivo de potencializar um ao outro.

Quando usados para ataque, cada um desses elementos causa um tipo de dano diferente:

Dano dos Elementos
Elemento Tipo de Dano Elemento Tipo de Dano
Água Perfurante Som Trovejante
Fogo Ígneo Sombra Sombrio
Gelo Gélido Terra Contundente
Luz Radiante Veneno Venenoso
Raio Elétrico Vento Cortante

Lista de Sutras

Abaixo, as listas de sutras gerais, para classes e subclasses:

Sutras em Ordem Alfabética

Abaixo estão todos os sutras separados em Ordem Alfabética:

Acorde Espiritual

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Ronin do Caminho do Estridente

Cada criatura tem um compasso sonoro que é entendido por você. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você recebe vantagem nos ataques feitos com sua Arma Elemental até o final do seu próximo turno.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta a duração dele em 1 rodada para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Agressividade Fluida

Pré-requisito: Nível 7 ou maior, Destreza 15 ou maior

Você consegue fluir pelo campo de batalha como a água, atravessando seus adversários pelo caminho. Utilizando uma ação e 4 pontos de Ki enquanto você estiver empunhando uma arma de Monasta ou uma arma de Ninja, você pode se movimentar utilizando todo o seu deslocamento, conseguindo passar por espaços ocupados por criaturas inimigas. Se movimentar dessa forma não provoca Ataques de Oportunidades e cada criatura inimiga no caminho que você fez deve realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura sofre seu modificador de Destreza em Dados Marciais de dano cortante. Em um sucesso, a criatura sofre metade do dano.

Uma criatura só pode ser afetada uma vez por turno por este sutra e ele não é considerado um efeito mágico.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta o dano em 1 Dado Marcial para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Alcance Mortal

Pré-requisito: Nível 11 ou maior como Arte Wuju

Ao deixar de enxergar com os olhos, sua percepção aflora e seu reflexo se torna mais afiado. Utilizando uma ação e 5 pontos de Ki, você emana energia espiritual em um quadrado de 5 pés de raio a partir de você pelo próximo minuto, recebendo 5 pés de Percepção às Cegas pela duração. Essa área de energia espiritual te acompanha e caso uma criatura entre nela, você pode usar sua reação para atacá-la com sua arma de Monasta.

Adicionalmente, caso você seja alvo de algum ataque ou esteja na área de algum efeito que exija salvaguarda enquanto este sutra permanecer ativo, você pode usar sua reação para impor desvantagem no ataque ou realizar a salvaguarda com vantagem.

Aprimoramento Elemental

Pré-requisito: Nível 3 ou maior, Sabedoria 13 ou maior

Componentes: V, S, M (um shinpu elemental qualquer)

Você passa a usufruir melhor dos shinpus que cria, liberando sua força elemental com maior poder. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você ativa o shinpu usado como componente material para este sutra. Com isso, escolha um alvo que você possa ver a até 60 pés de você. O alvo e qualquer outra criatura em um raio de 10 pés dele, devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura sofre 2d6 de dano baseado no elemento do shinpu consumido.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta o dano elemental em 1d6 para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Arma Ágil

Componentes: S

Utilizando de sua habilidade ímpar com sua arma, você desliza através de seus inimigos. Com uma ação de Ataque e 1 ponto de Ki, você consegue deslizar através de um inimigo que esteja a até 10 pés de você e que você possa ver, fazendo um ataque contra ele com sua arma de Monasta ou arma de Ninja como parte da mesma ação de Ataque. Essa movimentação não provoca Ataques de Oportunidade, te posicionando em um espaço desocupado adjacente ao inimigo, à sua escolha

Adicionalmente, ao se posicionar adjacente ao inimigo, você pode gastar 2 pontos de Ki para fazer um ataque circular. Criaturas adjacentes à você devem realizar uma salvaguarda de Destreza, sofrendo o dano de sua arma de Monasta ou arma de Ninja em uma falha.

Este sutra não é considerado um efeito mágico.

Arma Cristalina

Pré-requisito: Nível 3 ou maior, Sabedoria 13 ou maior

Componentes: V, S, M (um shinpu de gelo)

Caso você esteja sem nenhuma arma para o combate, é fácil manipular o gelo para criar uma! Gastando 2 pontos de Ki e meditando por 1 minuto, você consome o shinpu deste sutra, criando uma arma que você tenha proficiência, porém de gelo, que dura por 8 horas. Essa arma pode ser usada por você ou por qualquer outra criatura e causa 1d4 de dano gélido adicional em seus ataques.

Você pode manter um total de armas de gelo iguais à metade do seu modificador de Sabedoria. O dano adicional da arma de gelo aumenta sua categoria em 1 ao atingir os níveis 5 (1d6), 11 (1d8) e 17 (1d10).

Alternativamente, você pode usar uma ação e 4 pontos de Ki para criar a arma de gelo.

Arma Demoníaca

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Exortador

Componentes: V, S

A energia maléfica daqueles que você caça encontrou um jeito de se manifestar singelamente através de sua arma. Você pode realizar um ritual de 10 minutos e gastar 3 pontos de Ki para fazer com que sua arma de Monasta exale energia ínfera. Durante 1 hora, você causa 1d4 de dano necrótico adicional aos ataques feitos com sua arma de Monasta.

O dano necrótico adicional aumenta sua categoria em 1 ao atingir os níveis 11 (1d6) e 17 (1d8).

Ascensão Sombria

Pré-requisito: Nível 9 ou maior como Ordem das Sombras ou Ronin do Caminho das Trevas

Componentes: V, S, M (dois shinpus de sombra)

Extraindo o poder sombrio do Reino Espiritual, você consegue criar membros adicionais para lhe auxiliar no combate. Utilizando uma ação e 5 pontos de Ki, você invoca 2 braços sombrios portando, cada um deles, uma cópia da sua Arma Elemental ou arma de Ninja. Armas mágicas são copiadas de forma simples, ficando somente com uma aparência de pura sombra, não replicando suas propriedades mágicas.

Esses membros adicionais podem atacar criaturas utilizando sua ação bônus e duram até o final do seu próximo turno. É preciso fazer uma jogada de ataque para cada membro e você pode adicionar seu modificador de Sabedoria ao acerto e dano deles. Em um acerto, uma criatura sofre metade do seu modificador de Sabedoria (mínimo de 1) em Dados Marciais como dano sombrio.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta a duração dele em 1 rodada para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Atenção Ofídia

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Ronin do Caminho da Serpente

A serpente manifestada por você fica atenta aos seus arredores, te informando sobre ataques inimigos. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, qualquer ataque feito contra você é feito com desvantagem até o início do seu próximo turno.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta a duração dele em 1 rodada para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Auto-Correção

Pré-requisito: Nível 3 ou maior como Espírito Dracônico

Componentes: S

O Dragão lhe ensinou a corrigir seus próprios erros durante a batalha. Uma vez por turno, ao errar um ataque desarmado, você pode gastar 1 ponto de Ki para atacar novamente o mesmo alvo, como parte da mesma ação.

Este sutra não é considerado um efeito mágico.

Ciclone

Pré-requisito: Nível 13 ou maior como Arte Wuju

Componentes: S

Rapidamente você gira sua arma em grande velocidade, atingindo os inimigos que te cercam. Utilizando uma ação e 3 pontos de Ki, você gira sua arma de Monasta, criando um vendaval e atingindo criaturas em um raio de 10 pés de você. Criaturas na área devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 5d10 de dano baseado no tipo de dano da sua arma e sofre um efeito abaixo, também baseado no tipo de dano da arma (caso a arma tenha mais de um tipo de dano, você pode escolher o efeito entre os tipos de dano da arma):

  • Contundente ou Esmagador: o tipo de dano é esmagador e a criatura é lançada 15 pés para cima.
  • Cortante ou Lacerante: o tipo de dano é lacerante e a criatura fica Sangrando, sofrendo seu Dado Marcial como dano no início de cada turno dela.
  • Perfurante ou Incisivo: o tipo de dano é incisivo e até o final do próximo turno da criatura, todos os ataques feitos contra a criatura são feitos com vantagem.

Caso esteja utilizando uma arma com a propriedade Extensão, o raio deste sutra passa a ser de 15 pés ao invés de 10.

Cortina de Fumaça

Componentes: V, S, M (um shinpu de água e um shinpu da fogo)

Com uma combinação de shinpus, você cria uma área obscura e esfumaçada. Utilizando uma ação e 2 pontos de Ki, você cria uma cortina de fumaça em um formato de uma linha de 30 pés de comprimento por 15 pés de largura, a até 100 pés de você. Essa cortina dura por 1 minuto e sua área é fortemente obscurecida.

Um vento moderado (de ao menos de 10 milhas por hora) ou maior dispersa a cortina.

Condensamento do Ki

Pré-requisito: Espírito Dracônico

Componentes: S, M (um shinpu de vento)

O Dragão lhe ensinou a moldar o vento ao seu redor, alcançando distâncias que antes eram impossíveis. Utilizando uma ação bônus e 3 pontos de Ki, você consome o shinpu e molda energia espiritual em volta do seu punho, transformando seus ataques desarmados em ataques à distância, conseguindo atingir alvos a até 20 pés de você até o final do seu próximo turno.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta a duração dele em 1 rodada para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Dança Desafiadora

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Dança das Lâminas

Componentes: S

Você pode direcionar seu Ki para ampliar o poder defensivo e ofensivo de suas lâminas. Utilizando uma ação bônus ou uma reação, ao ser alvo de um ataque, você pode gastar 4 pontos de Ki para que suas lâminas o circundem em alta velocidade, o defendendo da maior parte dos ataques.

Ao fazer isso, até o início de seu próximo turno, você não pode realizar nenhuma ação que envolva o uso de suas lâminas, e recebe resistência a todos os danos físicos simples e elementais. Ao final dessa duração, você comanda suas lâminas a avançarem em uma linha de 10 pés iniciada em você. Todos os inimigos nessa linha devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre a quantidade de todos os danos físicos simples e elementais que você sofreu enquanto estava sendo protegido pelas suas lâminas como dano energético.

Alternativamente, você pode usar sua reação e 5 pontos de Ki para comandar suas lâminas a proteger um aliado no seu alcance. Ele passa a usufruir dos efeitos deste sutra e enquanto ele permanecer ativo, você deve manter Concentração.

Desferir Mácula

Pré-requisito: Exortador

Você aprendeu a utilizar o poder dos demônios para aumentar a potência de seus ataques. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você golpeia com sua arma de Monasta à frente, liberando uma energia demoníaca em uma linha de 15 pés de comprimento por 3 pés de largura a partir de você. Criaturas na área da linha devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura sofre seu modificador de Sabedoria em Dados Marciais de dano necrótico.

Destino Selado

Pré-requisito: Nível 13 ou maior como Exortador

Com esta técnica, você consegue usar o poder demoníaco em seu pico, atingindo todos em seu caminho. Você pode usar sua ação e 8 pontos de Ki para se projetar em uma linha de 30 pés de comprimento por 10 pés de largura, atacando com sua arma de Monasta algumas criaturas no caminho. Com isso, você se teletransporta para um espaço desocupado no fim do alcance da linha e criaturas à sua escolha nessa área devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura sofre seu modificador de Sabedoria em Dados Marciais do mesmo tipo de dano físico da sua arma de Monasta, porém mágico, além de sofrer também metade do seu modificador de Sabedoria em Dados Marciais de dano necrótico. Em um sucesso, uma criatura sofre apenas metade do dano.

Caso um alvo que sofra dano seja um Ínfero que caia a 2/10 dos pontos de vida ou menos, ele deve realizar uma salvaguarda de Sabedoria. Em caso de falha, ele é selado e se transforma em um Talismã Azakana.

Devastação Elemental

Pré-requisito: Nível 3 ou maior, Sutra Infusão Elemental

Seus ataques deixam rastros elementais, atingindo alvos além do seu ataque. Ao estar sob efeito do Sutra Infusão Elemental, seu primeiro ataque no turno contra a criatura atingida está sujeita aos efeitos descritos na tabela “Efeitos para Magias por Tipo de Dano”, presente no Capítulo 13: Conjuração.

Dualidade Sombria

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Ordem das Sombras ou Ronin do Caminho das Trevas

A energia escura em sua arma se manifesta para atacar o inimigo em dobro. Ao atacar com sua Arma Elemental ou sua arma de Ninja, você pode gastar 2 pontos de Ki para criar uma cópia sombria dela, efetuando um segundo ataque contra o alvo como parte da mesma ação. Caso atinja, o alvo sofre seu Dado Marcial como dano sombrio.

Dueto Impecável

Pré-requisito: Nível 11 ou maior como Dança das Lâminas

Componentes: S

Com o manuseio e posicionamento corretos, você cria a armadilha perfeita para deixar seus inimigos vulneráveis. Utilizando uma ação bônus e 4 pontos de Ki, você lança 1 Lâmina Navori em um espaço desocupado ou ocupado por um aliado a até 15 pés de você, a imbuindo com energia espiritual. Até o fim do seu próximo turno, você pode usar uma ação livre para lançar uma segunda Lâmina Navori imbuída de energia espiritual, em outro espaço desocupado ou ocupado por um aliado a até 15 pés de você, de forma que as lâminas fiquem, no máximo, a até 30 pés uma da outra. Caso você posicione uma lâmina que fique a mais de 30 pés uma da outra, este sutra é encerrado e nada acontece.

Ao posicionar a segunda lâmina, o Ki presente nas armas se interliga, criando uma linha de energia entre elas. Criaturas hostis a você dentro dessa linha devem realizar uma salvaguarda de Sabedoria. Em uma falha, uma criatura sofre 4d10 de dano psíquico e fica Atordoada até o final do seu próximo turno. Em um sucesso, a criatura sofre apenas metade do dano. Após isso, as lâminas retornam para você.

Égide de Pedra

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Ronin do Caminho do Inerte

Seu corpo é coberto por terra e pedras, manifestados pela sua energia espiritual. Ao utilizar a característica Aprendizado Aprofundado, você recebe resistência a danos físicos simples até o início do seu próximo turno.

Espelhos de Cristais de Gelo

Pré-requisito: Nível 11 ou maior como Ordem Kinkou ou Ronin do Caminho da Algidez

Componentes: V, S, M (três shinpus de gelo)

Energia espiritual é convertida em gelo, prendendo seus alvos em uma armadilha mortal. Utilizando uma ação e 5 pontos de Ki, você consome os shinpus, formando um domo de gelo de 10 pés de raio a partir de uma superfície sólida a até 30 pés de você, que permanece lá por 10 minutos. Caso as extremidades do domo sejam criadas em um espaço ocupado por uma criatura ou objeto, a criatura ou objeto é empurrada para dentro dele e deve realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, a criatura ou objeto sofre 5d6 de dano gélido ou metade disso em um sucesso.

Além disso, todas as criaturas presas dentro do domo (exceto você) têm seus deslocamentos reduzidos pela metade e devem realizar salvaguardas contra Frio Extremo no início de cada turno delas. Todos seus ataques contra criaturas dentro do domo são feitos com vantagem.

As extremidades do domo são compostas por diversos painéis retangulares com 3 pés de espessura cada. Cada painel ocupa 5 pés, possui 12 de CA e 30 pontos de vida, além de possuir resistência a dano ígneo e imunidade a dano gélido.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, o raio do domo aumenta em 5 pés para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Estilo do Caçador

Pré-requisito: Exortador

Ao combater demônios, você se torna mais feroz e focado. Você recebe +1 em suas jogadas de ataque com sua arma de Monasta contra Ínferos e essas criaturas sofrem seu modificador de Sabedoria como dano adicional, caso você ataque usando sua arma de Monasta.

Explorar Brechas

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Espírito Dracônico

Componentes: S

O Dragão lhe ensinou a se aproveitar do erro do inimigo. Quando uma criatura errar um ataque corpo a corpo contra você, você pode usar sua reação e 2 pontos de Ki para se mover em direção a essa criatura, utilizando até metade do seu deslocamento, sem gerar ataques de oportunidade. Caso fique adjacente a ela, você pode realizar dois ataques desarmados contra essa criatura.

Este sutra não é considerado um efeito mágico.

Fadiga Imposta

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Monasta

Você distorce a energia espiritual do inimigo, roubando parte dela para aumentar sua velocidade. Quando uma criatura falhar na salvaguarda da característica Furto de Ki, você pode gastar 2 pontos de Ki para forçar o alvo a realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, o alvo tem seu deslocamento reduzido pela metade até o final do seu próximo turno, adicionando a quantidade de deslocamento reduzido ao seu próprio deslocamento pela mesma duração.

Fenda Espiritual

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Exortador

A energia espiritual dos que são atingidos pela sua arma, acaba sendo convertida para sua proteção. Usando uma ação e 4 pontos de Ki, você golpeia com sua arma de Monasta em um cone de 15 pés a partir de você. Todas as criaturas na área do cone devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura sofre seu Dado Marcial de dano necrótico e você recebe pontos de vida temporários igual a metade do dano causado.

Pontos de vida temporários recebidos dessa maneira podem ser acumulados.

Flor Ardente

Pré-requisito: Nível 5 ou maior, Sutra Moldar Elemento

Componentes: V, S, M (um shinpu de fogo e um shinpu de luz)

Consumindo os shinpus, que se transformam em cinzas, você libera uma onda reluzente e quente, queimando e cegando os atingidos. Utilizando uma ação e 4 pontos de Ki, você libera uma onda fervorosa em um cone de 20 pés a partir de você. Criaturas na área do cone devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 1d8 de dano ígneo + 1d8 de dano radiante e ficam Cegas até o final do seu próximo turno. Em um sucesso, uma criatura sofre apenas metade do dano.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta o dano ígneo em 1d8 para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Fluxo Alongado

Pré-requisito: Dança das Lâminas

Componentes: S

Você aprende a manipular suas lâminas a uma distância maior, atingindo alvos que antes estavam além do seu alcance. Você pode gastar 2 pontos de Ki para que o alcance do ataque de suas Lâminas Navori duplique até o final de seu próximo turno.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta a duração dele em 1 rodada para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Fluxo Interrompido

Pré-requisito: Nível 3 ou maior como Ninja, Destreza 15 ou maior

Componentes: S

Você passa a ter conhecimento sobre os Meridianos de Chakra. Ao atingir uma criatura com um ataque desarmado ou arma de Ninja, você pode gastar 1 ponto de Ki para fechar esses Meridianos. Escolha um efeito abaixo para ser aplicado e eles duram até o final do seu próximo turno:

  • Meridiano Básico. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, ela fica Caída.
  • Meridiano Sacro. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, ela fica Incapacitada.
  • Meridiano Plexo Solar. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, ela recebe -2 nas jogadas de ataque dela.
  • Meridiano Cardíaco. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Sabedoria. Em uma falha, ela fica Amedrontada.
  • Meridiano Laríngeo. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, ela fica Silenciada e começa a Sufocar.
  • Meridiano Frontal. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Sabedoria. Em uma falha, ela fica Cega.
  • Meridiano Coronário. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, ela fica Atordoada.

Fraqueza Gélida

Pré-requisito: Nível 9 ou maior como Ronin do Caminho da Algidez

Seus ataques ficam cada vez mais nocivos, debilitando aqueles atingidos por eles. Ao atingir uma criatura com um ataque utilizando sua Arma Elemental, você pode gastar 4 pontos de Ki para forçar a criatura atingida a uma salvaguarda de Constituição. Em caso de falha, a criatura fica vulnerável a danos gélidos até o início do próximo turno dela.

Furto Gélido

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Ronin do Caminho da Algidez

Roubando energia espiritual de alguém, você a converte em uma forma gélida, deixando seus resquícios no corpo dela. Ao furtar a energia espiritual de alguma criatura utilizando a característica Furto de Ki, o deslocamento do alvo é reduzido em 15 pés até o final do próximo turno dele.

Adicionalmente, o alvo tem desvantagem em salvaguardas de Constituição pela duração.

Golpe Arrebatador

Pré-requisito: Nível 3 ou maior, Destreza 14 ou maior

Componentes: S

Você sabe como atacar e explorar a distração de seus inimigos. Uma vez por turno, utilizando uma ação de Ataque, escolha uma criatura de até uma categoria de tamanho maior que a sua, a até 5 pés de você e que você possa ver. Você avança em direção ao alvo e ele deve fazer uma salvaguarda de Força. Em uma falha, o alvo fica Caído. Ao derrubá-lo dessa maneira, você pode gastar 1 ponto de Ki para fazer um ataque com sua arma de Monasta ou desarmado contra o alvo, como parte da mesma ação de Ataque.

Alternativamente, ao atingir um ataque contra uma criatura ou ser atingido por uma criatura a até 5 pés de você, você pode usar sua reação para executar este sutra nesta criatura.

Este sutra não é considerado um efeito mágico.

Golpe Assertivo

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Monasta, Sutra Reverberar Ki

Você canaliza seu Ki para interferir no fluxo espiritual do oponente com maior facilidade. Quando você realizar um acerto crítico com uma arma de Monasta ou um ataque desarmado, você pode utilizar o sutra Reverberar Ki sem gasto de pontos de Ki.

Adicionalmente, você pode gastar 2 pontos de Ki para forçar o alvo a realizar a salvaguarda com desvantagem.

Golpe Destruidor

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Arte Wuju

Componentes: V, S

Seus ataques permeados com energia espiritual conseguem diminuir as defesas do inimigo. Ao atingir um ataque com uma arma de Monasta, você pode gastar 2 pontos de Ki para causar seu Dado Marcial como dano energético adicional e o alvo atingido perde 2 de CA até o final do seu próximo turno.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, o dano aumenta em 1 Dado Marcial para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Guerreiro Trapaceiro

Pré-requisito: Arte Wuju

Componentes: V, S

Você cria uma cópia de você, enquanto se camufla, envolto em energia espiritual. Gastando 2 pontos de Ki no seu turno, você cria um clone idêntico a você, copiando todos os itens que você usa no momento. Itens mágicos são copiados de forma simples, mantendo somente a aparência, não replicando suas propriedades mágicas. Esse clone dura até o início do seu próximo turno e ocupa o espaço que você está no momento em que o cria. Ele tem a mesma quantidade de pontos de vida que você tem no momento em que usou este sutra e também tem a mesma CA que você, mas não pode se movimentar, não pode interagir socialmente com outras criaturas e não possui pontos de Ki. Após criá-lo, você fica Invisível até o início do seu próximo turno, se movendo para algum espaço desocupado adjacente ao clone, à sua escolha.

Com isso, você pode usar sua ação e 2 pontos de Ki para comandar mentalmente o clone a atacar qualquer criatura que esteja adjacente a ele, utilizando as armas que ele copiou, um ataque desarmado ou alguma outra característica de classe, runa ou sutra que você tenha, porém utilizando os seus recursos. Por exemplo, você pode comandar o clone a usar a característica Ataque Alpha, gastando os seus pontos de Ki, ou usar algum Poder Rúnico, gastando seus usos dele.

Ao ser atacado, o clone se comporta como se o ataque estivesse sendo feito em você, sofrendo o dano caso ultrapasse sua CA e subtraindo os pontos de vida dele normalmente. No início do seu próximo turno, o clone desaparece e você não fica mais Invisível.

Iluminação Excessiva

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Ronin do Caminho da Centelha

A luz emitida pelo manejo de sua arma pode cegar os que são atingidos por ela. Ao atingir uma criatura com um ataque utilizando sua Arma Elemental, você pode gastar 2 pontos de Ki para forçar a criatura atingida a realizar uma salvaguarda de Constituição. Em caso de falha, a criatura fica Cega por uma quantidade de rodadas igual ao seu modificador de Sabedoria. A criatura pode repetir a salvaguarda ao final de cada turno dela, encerrando a condição em um sucesso.

Incandescência

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Ronin do Caminho do Ardor

Os que são queimados pelas suas chamas ardem com maior força. Uma criatura que esteja Chamuscada por você através da característica Técnica Perdida, sofre seu modificar de Sabedoria como dano ígneo adicional no início de cada turno dela.

Infusão de Ki

Pré-requisito: Nível 9 ou maior como Monasta ou Ninja, Sabedoria 15 ou maior

Você infunde sua arma temporariamente com uma maior quantidade de energia espiritual, resultando em um ataque mais potente. Ao atacar com uma arma de Monasta, um arma de Ninja ou ataque desarmado, você pode gastar 1 ponto de Ki para adicionar um dado de categoria abaixo do seu Dado Marcial ao dano. Caso o ataque atinja, o ponto de Ki gasto é restaurado.

Infusão Elemental

Pré-requisito: Sabedoria 13 ou maior

Componentes: V, S, M (um shinpu elemental qualquer)

Você consegue incorporar um elemento de um shinpu para aumentar a potência de seus golpes. Utilizando uma ação bônus, 3 pontos de Ki e um shinpu de um elemento qualquer, você consome o Shinpu e o incorpora em sua arma de Monasta, sua arma de Ninja ou seu ataque desarmado. Com isso, o shinpu incorporado adiciona um dano igual ao seu Dado Marcial por 5 rodadas na arma de Monasta, arma de Ninja ou ataque desarmado.

Interrupção do Fluxo de Ki

Pré-requisito: Nível 13 ou maior como Espírito Dracônico

Componentes: S

Você imbui o corpo do oponente com sua própria energia espiritual, causando grande dano a qualquer momento. Ao atingir uma criatura com um ataque desarmado, você pode gastar 5 pontos de Ki para alojar sua energia espiritual no corpo dela. Essa energia é inofensiva, a menos que você use sua ação para vibrá-la. Para isso, você e o alvo devem estar no mesmo reino de existência.

A qualquer momento quando você decidir iniciar essas vibrações, a criatura deve fazer uma salvaguarda de Constituição, sofrendo 5d10 de dano trovejante em uma falha ou metade disso em caso de sucesso. Você pode escolher encerrar essas vibrações de forma inofensiva, não causando dano algum ao alvo.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, o dano aumenta em 1d10 para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Lâmina Rubra

Pré-requisito: Nível 9 ou maior, Força ou Destreza 15 ou maior, proficiência com arma cortante

Componentes: V, S, M (um shinpu de água)

Enquanto consome o shinpu, ele se transforma em um vermelho viscoso que é absorvido por sua arma, lhe permitindo se curar a cada golpe desferido contra seus adversários. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, até o final do turno você recupera seu Dado Marcial como pontos de vida a cada ataque que você atingir utilizando uma arma de Monasta ou arma de Ninja que cause dano cortante ou lacerante.

Lâmina da Vanguarda

Pré-requisito: Nível 15 ou maior como Dança das Lâminas

Componentes: S, M (um shinpu do vento e um shinpu da luz)

Suas lâminas atacam em uníssono os oponentes à sua frente, os isolando em uma área demarcada por sua própria energia espiritual. Utilizando uma ação e 8 pontos de Ki, você arremessa cópias espirituais de suas Lâminas Navori em um cone de 20 pés à sua frente. Criaturas hostis à você que estiverem nessa área devem realizar uma salvaguarda de Sabedoria. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 8d8 de dano psíquico ou metade disso em um sucesso. As cópias passam pelos corpos das criaturas na área e se fixam ao chão, nas bordas do cone, pelas próximas 3 rodadas.

Dentro do cone, criaturas hostis têm seu deslocamento reduzido pela metade, desvantagem em jogadas de ataque e jogadas de ataque feitas contra elas são feitas com vantagem. Caso uma criatura hostil atravesse as bordas do cone, ela deve realizar uma uma salvaguarda de Sabedoria. Em uma falha, a criatura sofre 4d8 de dano psíquico e seu deslocamento é reduzido pela metade até o início do próximo turno dela.

Ao final da terceira rodada, as cópias desaparecem e o sutra é encerrado.

Meditação Profunda

Pré-requisito: Monasta ou Ninja

Você sabe que a meditação é uma jornada sem destino, uma rota que só pode ser percorrida ao se perder pelo caminho. Uma vez por descanso curto ou longo, você pode meditar por 10 minutos para recuperar metade do seu nível de Monasta ou Ninja em pontos de Ki (mínimo de 1).

Mentalidade Compartilhada

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Monasta

Componentes: V, S, M (um shinpu de luz)

Você estende os benefícios da energia espiritual para outra pessoa. Utilizando uma ação e 1 ponto de Ki, você pode utilizar a característica Mente Tranquila em outra criatura no alcance de seu toque.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você pode ter uma criatura adicional como alvo para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Mestre do Ki

Pré-requisito: Nível 9 ou maior como Monasta ou Ninja

A energia espiritual é tão natural e abundante para você quanto o ar que você respira. Quando você jogar Iniciativa e estiver com 0 pontos de Ki, você recupera 4 pontos de Ki.

Mil Agulhas

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Ordem Kinkou, Ordem Shinobi ou Ronin do Caminho da Algidez

Componentes: S, M (um shinpu de gelo)

Manipulando a água ao seu redor, você a solidifica em incontáveis agulhas. Utilizando uma ação e 4 pontos de Ki, você consome o shinpu para criar agulhas de gelo que flutuam no ar, avançando em uma criatura que esteja a até 30 pés de você. O alvo deve realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, o alvo sofre 5d8 de dano gélido. Além disso, um alvo atingido tem seu deslocamento reduzido em 10 pés até o início do seu próximo turno e fica Sangrando, sofrendo um dado abaixo do seu Dado Marcial como dano no início de cada turno dele.

Moldagem de Ki Dracônico

Pré-requisito: Nível 11 ou maior como Espírito Dracônico

Componentes: S, M (um shinpu de fogo e um shinpu de terra)

O Dragão lhe ensinou como resistir às intempéries da natureza. Utilizando uma ação e 5 pontos de Ki, você recebe imunidade a dano ígneo e um dano físico simples ou elemental, à sua escolha, até o final do seu próximo turno.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta a duração dele em 1 rodada para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Moldar Elemento

Componentes: V, S, M (um shinpu de um elemento qualquer)

Imbuindo um Shinpu com energia espiritual, você o consome para criar um efeito único. Com uma ação livre, você consome um shinpu para criar os seguintes efeitos, baseados no tipo de elemento do shinpu consumido.

  • Água: Você cria 1 litro de água.
  • Fogo: Você cria instantaneamente uma labareda de fogo ou emana calor num raio de 10 pés de você por 1 hora.
  • Gelo: Você cria um objeto Pequeno ou menor de gelo, à sua escolha.
  • Luz: Você cria luz na palma de sua mão, emitindo luz plena em um raio de 10 pés e penumbra por mais 10 pés por 1 hora.
  • Raio: Você cria faíscas e pequenas correntes elétricas pelo seu corpo por 1 hora.
  • Som: Por 1 hora, você pode emitir sons audíveis escutados a até 300 pés de você.
  • Sombra: Você é envolto em sombras por 1 hora.
  • Terra: Você cria 1 kg de terra.
  • Veneno: Por 1 hora, qualquer vegetação viva que esteja a até 5 pés de você, começa a morrer.
  • Vento: Você cria instantaneamente uma lufada de vento ou emana leves brisas num raio de 10 pés de você por 1 hora.

Movimentação Reflexiva

Pré-requisito: Nível 13 ou maior como Ordem Kinkou ou Ronin do Caminho da Algidez, Sutra Espelhos de Cristais de Gelo

Os espelhos criados por você, além de prenderem os inimigos, te permitem se movimentar com maior agilidade entre eles. Ao utilizar o sutra Espelhos de Cristais de Gelo, os painéis passam a não serem um obstáculo físico para você, lhe permitindo se deslocar entre eles ou através deles, sem causar Ataques de Oportunidade.

Além disso, caso esteja adjacente ao domo e seja alvo de um ataque, você pode utilizar sua reação para entrar ou sair de um dos painéis do domo para ficar fora do alcance do ataque. Ao fazer isso, o ataque será direcionado ao painel do domo ao invés de você.

Uma vez por turno, ao sair de um painel que estivesse ocupando, você pode gastar 1 ponto de Ki para atacar uma criatura que esteja ao seu alcance, utilizando sua Arma Elemental ou arma de Ninja.

Musculatura de Marsupial

Componentes: V, S

Seu treinamento reforçou as musculaturas do seu corpo. Durante seu turno, você pode gastar 1 ponto de Ki para aumentar em três vezes sua capacidade de salto, além de não precisar se movimentar previamente para saltar.

Os efeitos deste sutra duram até o final do seu próximo turno e ele não é considerado um efeito mágico.

Palma Concussiva

Pré-requisito: Nível 9 ou maior como Espírito Dracônico

Componentes: S

O Dragão lhe ensinou a moldar a energia espiritual de forma mais eficiente, aumentando a potência de cada um dos seus golpes. Utilizando uma ação bônus e 4 pontos de Ki, você adiciona seu Dado Marcial ao dano de seus ataques desarmados até o final do seu próximo turno.

Adicionalmente, caso atinja um ataque enquanto estiver sob efeito desse sutra, o alvo deve realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, o alvo fica Atordoado até o final do seu próximo turno.

Pele de Pedra

Pré-requisito: Nível 5 ou maior

Você manipula a energia espiritual para reforçar seu corpo, o curando no processo. Gastando 2 pontos de Ki, você recebe +1 em sua CA e recupera 1d4 pontos de vida no início do seu próximo turno.

Você não recupera pontos de vida dessa forma caso esteja com 0 pontos de vida ou menos ou esteja Inconsciente.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta a duração dele em 1 rodada para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Pontos Vitais de Ki

Pré-requisito: Nível 13 ou maior como Monasta

Seu treinamento deu frutos e sua habilidade é claramente melhor. Ao realizar um acerto crítico com uma arma de Monasta ou ataque desarmado, você pode gastar 4 pontos de Ki para jogar os dados de dano do ataque três vezes ao invés de duas.

Propagação de Ki

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Monasta

Seu ataque interfere na energia espiritual do inimigo, o atrapalhando durante o combate. Quando você atingir uma criatura com um ataque utilizando uma arma de Monasta ou ataque desarmado, você pode gastar 1 ponto de Ki para forçar o alvo a realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, o alvo fica Atordoado até o final do seu próximo turno.

Punho Degradante

Pré-requisito: Nível 17 ou maior como Espírito Dracônico

O Dragão lhe ensinou a enfraquecer o corpo do oponente. A cada ataque desarmado que você atingir contra uma criatura, você deixa uma marca no alvo, até o máximo de 3. Ao atingir 3 marcas, você pode gastar 2 pontos de Ki para forçar a criatura marcada a realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, o alvo tem sua Força reduzida em 2. Caso a criatura tenha sua Força reduzida para 0 dessa forma, ele cai a 0 pontos de vida.

Um alvo que tenha sua Força diminuída dessa forma retorna à quantidade original após 10 minutos.

Punhos Pulsantes

Pré-requisito: Espírito Dracônico

Componentes: S

O Dragão lhe ensinou a atacar muito, rápido e com força. Imediatamente após você realizar uma ação de Ataque no seu turno, você pode gastar 1 ponto de Ki para realizar dois ataques desarmados com uma ação bônus.

Este sutra não é considerado um efeito mágico.

Purificação Espiritual

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Monasta ou Ninja da Ordem Kinkou

Componentes: V, S, M (um shinpu de luz)

Você usa o Ki para purificar o corpo de alguém. Gastando 2 pontos de Ki, você pode aplicar os efeitos da magia restauração menor em uma criatura, sem gasto de pontos de mana e ignorando quaisquer componentes.

Ao alcançar o 12º nível como Monasta ou Ninja, você pode gastar 5 pontos de Ki para aplicar os efeitos da magia restauração maior em uma criatura, sem gasto de pontos de mana e ignorando quaisquer componentes.

Rastrear Espírito

Pré-requisito: Nível 3 ou maior como Ninja

Componentes: V, S

Nada escapa aos seus olhos ou ao seu sentido espiritual. Você pode gastar 2 pontos de Ki para conjurar a magia localizar animais ou plantas sem gasto de pontos de mana ou componentes materiais.

Rejuvenescimento Espiritual

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Monasta

A energia espiritual dos outros te cura e atrasa seu envelhecimento. Ao roubar a energia espiritual de alguma criatura utilizando a característica Furto de Ki, você pode gastar 2 pontos de Ki para recuperar 2d8 pontos de vida. Ao recuperar pontos de vida dessa maneira, você pode reverter efeitos de envelhecimento em um número de anos iguais a até o seu nível de Monasta.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta a cura em 1d8 para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Resplendor das Nuvens

Pré-requisito: Nível 3 ou maior como Arte Wuju

Componentes: V, S

Os inimigos que ficarem ao lado do seu adversário devem tomar cuidado para não se tornarem alvos. Ao atingir um ataque com uma arma de Monasta, você pode gastar 3 pontos de Ki para que até duas criaturas adjacentes ao seu alvo, à sua escolha, realizem uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre o mesmo dano que você causou em seu alvo.

Esse sutra não aplica efeitos de magias, runas, sutras, características ou qualquer outra habilidade nos alvos adicionais.

Sabedoria Linguística

Pré-requisito: Nível 7 ou maior Monasta ou Ninja, Sabedoria 15 ou maior

Você aprende a interpretar o Ki de outras criaturas, fazendo com que as barreiras linguísticas não lhe sejam mais um problema. Você passa a compreender todos os idiomas falados e qualquer criatura que possa entender um idioma poderá entender o que você fala.

Alternativamente, com o gasto de 1 ponto de Ki, você pode fazer com que uma criatura receba os mesmos benefícios deste sutra por um número de horas igual ao seu modificador de Sabedoria.

Sincopação

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Dança das Lâminas

Componentes: V, S, M (um shinpu de vento)

Você aprendeu a entender o compasso da energia espiritual de outros seres, conseguindo realocar você e outras pessoas. Utilizando uma ação e 2 pontos de Ki, escolha uma criatura disposta a até 30 pés de você. Um túnel espiritual Invisível é criado entre vocês dois, impulsionando o corpo de ambos a trocarem de lugar. Você passa a ocupar o espaço da criatura escolhida e ela passa a ocupar o espaço ocupado por você anteriormente.

Alternativamente, você pode fazer o mesmo com uma criatura indisposta, porém ela deve realizar uma salvaguarda de Constituição, trocando de lugar com você em uma falha.

Tempestade Crescente

Pré-requisito: Nível 7 ou maior, Destreza 15 ou maior

Componentes: V, S

Você consegue moldar o ar ao redor de sua arma, liberando um vendaval destrutivo. Utilizando uma ação de Ataque e 2 pontos de Ki, você cria um furacão em uma linha de 20 pés de comprimento, 20 pés de altura e 10 pés de largura a partir de você. Criaturas nessa área devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 3d10 de dano cortante e é arremessada 20 pés para cima. Em um sucesso, uma criatura afetada sofre apenas metade do dano.

Ao atingir o 11º nível, o dano cortante passa a ser lacerante.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta o dano cortante em 1d10 para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.

Vendaval Elemental

Pré-requisito: Nível 7 ou maior, Sutra Moldar Elemento

Componentes: V, S, M (um shinpu elemental qualquer)

Consumindo o shinpu, você o transforma em pura energia do elemento que ele representava, exalando essa energia destrutiva. Utilizando uma ação e 3 pontos de Ki, você sopra um poder elemental do tipo de shinpu consumido em um cone de 20 pés a partir de você. Criaturas nessa área devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 4d6 de dano elemental baseado no shinpu consumido ou metade disso em um sucesso.

Adicionalmente, qualquer criatura que falhe na salvaguarda está sujeita aos efeitos descritos na tabela “Efeitos para Magias por Tipo de Dano”, presente no Capítulo 13: Conjuração.

Ki Adicional. Quando utilizar este sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta o dano elemental em 1d6 para cada 2 pontos de Ki adicionais gastos.