From Playtest

Monasta

Monasta - Yi.png

Nas montanhas ocultas que se erguem entre as nuvens, o último mestre Wuju medita em meio aos escombros do que um dia ele chamou de lar. Em sua introspecção, ele busca formas de manter viva a memória de seu povo, enquanto honra os que caíram…

Entre os salões de um templo, um homem cego pratica suas técnicas marciais com precisão e leveza, como se a visão não lhe fosse necessária. Seus movimentos naturais escondem o perigo de seus golpes, abençoados pelo espírito do Dragão…

Buscando força, um shimon quebra uma rocha com apenas um movimento de seu bastão. Apesar de suas estripulias, sua habilidade marcial inata mostra o potencial desse aprendiz, reconhecida por seu mestre…

Uma dança mortal é executada no meio do Placídio de Navori. Quando a ioniana se movimenta, lâminas pairam no ar, acompanhando sua beleza, enquanto o sangue dos seus inimigos é derramado ao chão…

Existem inúmeros indivíduos com talento marcial espalhados por Runeterra. Eles podem ser facilmente encontrados nos campos de batalha, nas arenas, nas geleiras ao oeste ou no deserto ao sul. Suas técnicas são as mais variadas, indo do combate de mãos nuas até ao uso da arma de fogo. Porém, existem alguns indivíduos que buscam o aperfeiçoamento além dos limites da carne. O Monasta é alguém que compreende seus limites mortais, tentando superá-los através de técnicas que utilizam uma energia de outro plano, enquanto une filosofia de vida à sua arte marcial, resultando em algo belo, mortal e geralmente único.

Comumente encontrados na região de Ionia, onde a prática espiritual está enraizada naquele povo, os Monastas são exemplo de disciplina. Carregando o conhecimento milenar de ensinamentos filosóficos de várias gerações, eles praticam sua arte para vários fins, indo muito além de um simples soco ou chute. Suas técnicas acompanham o conhecimento de mestres lendários, criaturas mitológicas ou um segredo de família, repassado de mãe para filha. Eles podem usá-las para se defender de um inimigo que invade suas terras, para confrontar forças além de sua compreensão ou para seu próprio crescimento espiritual.

O diferencial do Monasta é a canalização da energia espiritual, conhecida como Ki, provinda do plano espiritual. Sua capacidade de entender essa energia o permite imbuir suas armas com ela, aumentando exponencialmente sua capacidade destrutiva, mesmo que sua arma seja seu próprio punho. Essa habilidade é alcançada após um extensivo treinamento espiritual, onde o Monasta estuda sobre esse outro plano, encontrando uma forma de se conectar à ele, seja pela meditação, pelo treinamento marcial ou simplesmente aprimorando uma capacidade natural que ele tenha com essa força.

Independente de como ele consegue canalizá-lo, o Ki é o que define o Monasta. É a prova de que ele está apto a dar um passo à frente para exceder os limites mundanos de seu corpo, experienciando um grau de elevação espiritual que poucos conseguem alcançar. Seja através da prática com uma arma, com os punhos ou apenas meditação, o Monasta sabe que ele é apenas parte de algo maior, usufruindo de um poder que lhe é inimaginável, enquanto busca a plenitude de seu espírito.

A Energia Espiritual

Proveniente de outro plano, o Ki é a principal arma à disposição do Monasta, independente de qual tipo de armamento ele esteja carregando. Essa poderosa energia é a resposta que eles encontraram após milênios de estudo e conhecimento, repassados de geração em geração. Diferente daqueles com o dom arcano, abençoados pelo toque da mana, qualquer ser vivo está apto a compreender e experimentar o Ki, já que todos os seres em Runeterra estão imbuídos com essa energia, ligados ao plano espiritual pelos seus próprios espíritos.

Porém, para que o Monasta possa usufruir dessa energia, é preciso compreendê-la primeiro. À medida que seu treinamento avança, sua ligação com o plano espiritual aumenta, acompanhando seu conhecimento sobre ele. Em dado momento, ele entende que seu corpo é apenas um conduíte para o Ki, deixando que ele flua através de si como um rio percorre a encosta de uma montanha.

Assim como o rio, que passa por diversos caminhos até desaguar no oceano, o Ki no corpo do Monasta deságua no fim do seus movimentos, sejam eles com uma arma ou sem. Isso lhe permite criar intensas chamas em sua espada, controlar lâminas flutuantes com movimentos precisos ou esmagar pedras com apenas um soco. Caso esse movimento termine no encontro com algo ou alguém, o resultado demonstra o poder que a energia espiritual carrega, conseguindo destruir rochas e corpos como se fossem apenas um pedaço de papel.

A Doutrina do Monasta

Com um treinamento altamente disciplinado, voltado não somente ao aprimoramento marcial mas também à plenitude espiritual, o Monasta une todo o seu conhecimento para criar um estilo de vida, refletido em diversas filosofias diferentes, que em sua grande maioria buscam um equilíbrio entre o natural e o espiritual.

Essas filosofias pautam a caminhada do Monasta, o guiando entre as mais diversas doutrinas marciais. Algumas doutrinas usam armas como espadas e bastões, enquanto outras usam apenas o corpo do indivíduo. Independente da doutrina seguida, ela utiliza o Ki.

Algumas doutrinas são conhecidas por todos, sendo ensinadas em escolas espalhadas pelos mais diversos pontos do planeta. Outras se perderam no tempo com a destruição de seus praticantes, mantendo-se viva através de uma ou outra pessoa. Algumas são repassadas dentro da própria família do Monasta, ensinada a ele por seus pais, irmãos ou qualquer outro parente.

Independente da doutrina seguida ou filosofia empregada, o Monasta compreende a energia espiritual e consegue utilizá-la em seu estilo marcial e de vida, aumentando seu poder enquanto eleva seu espírito, compreendendo mais sobre o plano espiritual e sabendo que, no fim, não existem fim, apenas um recomeço.

Criando um Monasta

Quando o Monasta entende sobre a energia espiritual e consegue canalizar o Ki para ser usado em sua doutrina marcial, ele está apto a iniciar sua jornada. Com o conhecimento e prática necessárias, ele se alinha com uma filosofia e passa a praticar sua doutrina.

Existem diversos motivos pelos quais o Monasta é direcionado ao caminho espiritual. Você quer exceder seus limites e se tornar o mais forte de sua escola? A plenitude espiritual é o que você busca? Sua doutrina depende somente de você para se manter viva? Independente do motivo, a energia espiritual encontrou uma forma de se manifestar em seu corpo e você percebeu isso. Cabe à você direcioná-la da forma que achar melhor.

Construção Rápida

Você pode construir um Monasta rapidamente seguindo essas sugestões. Primeiro, coloque seu valor de atributo mais alto em Força ou Destreza, seguido de Sabedoria. Segundo, escolha o passado Andarilho.

O Monasta
Nível Bônus de Proficiência CaracterísticasDado MarcialDeslocamento sem ArmaduraPontos de KiSutras
+2 Doutrina, Defesa sem Armadura, Ki, Sutra, Refinamento de Kid4-21
+2 Movimento sem Armadura-+10 pés4-
+2 Característica de Doutrina, Redirecionar Projéteis--52
+2 Aprimoramento, Queda Lenta--6-
+3 Ataque Extrad6-83
+3 Característica de Doutrina, Furto de Ki-+15 pés9-
+3 Evasão, Mente Tranquila--104
+3 Aprimoramento--11-
+4 Melhoria de Movimento sem Armadura--125
10º +4 Pureza Corporal-+20 pés13-
11º +4 Característica de Doutrinad8-146
12º +4 Aprimoramento--15-
13º +5 ---167
14º +5 Espírito de Diamante-+25 pés17-
15º +5 Característica de Doutrina, Corpo Atemporal--188
16º +5 Aprimoramento--20-
17º +6 Característica de Doutrinad10-219
18º +6 Elevação Espiritual-+30 pés22-
19º +6 Aprimoramento--2410
20º +6 Característica de Doutrinad12-26-


Características de Classe

Como um Monasta, você adquire as seguintes características de Classe.

Pontos de Vida

Dado de Vida: 1d10 por nível de Monasta
Pontos de Vida no 1º Nível: 10 + seu modificador de Constituição
Pontos de Vida nos Níveis Seguintes: 1d10 (ou 6) + seu modificador de Constituição por nível de Monasta

Proficiências

Armaduras: Nenhuma
Armas: Armas simples, chicotes, espadas curtas e longas, katares
Ofício: Escolha um Ofício de Artesão ou Músico de um Instrumento Musical
Salvaguarda: Força e Sabedoria
Perícias: Escolha três entre: Acrobacia, Atletismo, Furtividade, História, Intimidação, Intuição, Medicina, Natureza, Percepção, Persuasão, Prestidigitação, Religião e Sobrevivência

Equipamento

Você começa com o seguinte equipamento, além do equipamento concedido pelo seu Passado:

  • (a) uma espada curta ou (b) qualquer arma simples
  • (a) uma espada curta ou (b) uma arma de Monasta
  • (a) um conjunto de explorador de masmorras ou (b) um conjunto de aventureiro ou (c) um conjunto de sacerdote

Doutrina

Ao iniciar nessa classe no 1º nível, você se alinha com alguma filosofia Monasta que melhor lhe convém. Você deve escolher uma Doutrina entre a Arte Wuju, a Dança das Lâminas, o Espírito Dracônico, o Exortador ou o Ronin, todas detalhadas no final da descrição dessa classe. Sua Doutrina concede a você características no 1º nível e novamente no 3º, 6º, 11º, 15º, 17º e 20º nível.

Defesa sem Armadura

Ao criar um Monasta, você descobre sobre as propriedades defensivas da energia espiritual. Você deve escolher uma das seguintes opções:

  • Reduto do Ferro. Com a manipulação do Ki, você fortifica seu corpo, o fazendo ficar mais resistente aos ataques inimigos. Enquanto não estiver vestindo nenhuma armadura nem empunhando um escudo, sua CA será 10 + seu modificador de Força + seu modificador de Sabedoria.
  • Reduto do Vento. Com a manipulação do Ki, você se mantém atento aos ataques inimigos, desviando deles com maior facilidade. Enquanto não estiver vestindo nenhuma armadura nem empunhando um escudo, sua CA será 10 + seu modificador de Destreza + seu modificador de Sabedoria.

Ki

Começando no 1º nível, você passa a entender as nuances da energia espiritual, conseguindo usá-la. Você recebe acesso à pontos de Ki de acordo com seu nível de Monasta, como mostrado na coluna Ki na tabela O Monasta. Você utiliza seu Ki para diversas características de Monasta, além de poderem ser gastos para utilizar Sutras. Quando você gasta 1 ponto de Ki, ele se torna indisponível até que você finalize um descanso curto ou longo. No fim deste, todos seus pontos de Ki gastos são recuperados. Você deve gastar, pelo menos, 30 minutos do descanso meditando para recuperar seus pontos de Ki.

Além disso, você pode utilizar as seguintes características através de seu Ki:

Leveza Essencial

Você manipula o Ki para melhorar sua movimentação por um breve momento. Você pode gastar 1 ponto de Ki para realizar a ação de Desengajar ou Disparada, com uma ação bônus no seu turno, e sua distância de salto é dobrada nesse turno.

Movimento Suave

Você fica mais atento aos movimentos dos seus inimigos, desviando de seus ataques com maior facilidade. Você pode gastar 1 ponto de Ki para realizar a ação de Esquivar, com uma ação bônus, no seu turno.

Sutra

Com o início do seu treinamento, você desenvolve técnicas que remontam sua Doutrina ou mesmo seu próprio estilo Monasta. Você deve escolher um dos Sutras que você atenda os pré-requisitos disponíveis no Capítulo 5: Sutras. Você aprende um sutra adicional conforme ganha níveis em sua classe, conforme a coluna Sutras na tabela O Monasta. Durante um descanso longo, você pode trocar um sutra já conhecido por um novo.

Alguns de seus sutras exigem que seu alvo faça uma salvaguarda para resistir aos seus efeitos. A CD da salvaguarda é calculado da seguinte forma:

CD de seus Sutras = 8 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Sabedoria

Refinamento de Ki

Também no 1º nível, você aprende o básico do controle da energia espiritual para usar ofensivamente. Sua prática de artes marciais lhe dá maestria de estilos de combate que usam ataques ataques desarmados e armas de Monasta. São consideradas armas de Monasta quaisquer armas simples corpo a corpo, chicotes, espada curtas, espadas longas, katares e lâminas navori.

Enquanto não estiver utilizando nenhuma armadura ou utilizando escudo, você recebe os seguintes benefícios ao atacar com um ataque desarmado ou com uma arma de Monasta:

  • Você pode usar sua Destreza ao invés de sua Força em suas jogadas de ataque e dano de seus ataques desarmados e com armas de Monasta.
  • Você pode jogar um d4 ao invés do dano normal de seus ataques desarmados e armas de Monastas. Esse dado muda à medida que você sobe de nível como Monasta, como mostrado na coluna Dado Marcial na tabela O Monasta. Várias características desta classe conferem bônus baseados no seu Dado Marcial.
  • Quando você usa uma ação de Ataque para realizar um ataque desarmado ou com arma de Monasta no seu turno, você pode realizar um ataque desarmado utilizando uma ação bônus. Por exemplo, ao realizar uma ação de Ataque para atacar com um Bastão, você também poderá realizar um ataque desarmado utilizando uma ação bônus, assumindo que você ainda não utilizou uma ação bônus nesse turno.

Movimento sem Armadura

A partir do 2º nível, a sua movimentação melhora devido ao seu treinamento. Seu deslocamento aumenta em 10 pés enquanto você não estiver usando armadura nem empunhando um escudo. Esse bônus aumenta quando você alcança determinados níveis, como mostrado na coluna Movimento sem Armadura na tabela O Monasta.

No 9º nível, você ganha a habilidade de se mover através de superfícies verticais e sobre líquidos, no seu turno, sem cair durante o movimento. Caso você termine seu movimento em cima de uma superfície líquida ou vertical, você afundará ou cairá normalmente.

Redirecionar Projéteis

Começando no 3º nível, você reveste partes do seu corpo com Ki, amenizando e anulando um ataque contra você. Você pode usar sua reação para defletir ou segurar um projétil quando for atingido por um ataque com arma à distância. Quando o fizer, o dano que você sofre do ataque é reduzido em seu Dado Marcial + seu nível de Monasta + seu modificador de Destreza.

Se reduzir o dano para 0, você pode agarrar o projétil se ele for pequeno o suficiente para caber em uma mão e se você tiver ao menos uma mão livre. Se pegar um projétil desta forma, você pode gastar 1 ponto de Ki para fazer um ataque à distância com a arma ou munição que você acabou de pegar, como parte da mesma reação. Você realiza este ataque com proficiência, independentemente das suas proficiências com armas, e o projétil conta como uma arma de Monasta para o ataque, que possui distância normal de 20 pés e distância longa de 60 pés.

Alternativamente, você pode usar sua reação e 2 pontos de Ki para utilizar essa característica para tentar defletir ou segurar um projétil que atinja um aliado a até 5 pés de você.

Aprimoramento

Quando você atinge o 4º nível e novamente no 8º, 12º, 16º e 19º níveis, você pode aumentar um valor de atributo, à sua escolha, em 2 ou você pode aumentar dois valores de atributo, à sua escolha, em 1. Como padrão, você não pode elevar um valor de atributo acima de 20 com essa característica. Alternativamente, você pode escolher um dos Aprimoramentos do Capítulo 8: Personalizando sua Personagem - Aprimoramento.

Queda Lenta

Começando no 4º nível, você aprende a cair, amenizando a queda. Você pode usar sua reação, quando você cair, para reduzir o dano de queda sofrido por um valor igual a cinco vezes seu nível de Monasta.

Ataque Extra

A partir do 5º nível, você pode atacar duas vezes, ao invés de uma, sempre que você realizar a ação de Ataque no seu turno.

Furto de Ki

No nível 6, você consegue roubar parte da energia espiritual de uma criatura. Utilizando uma ação bônus, você imbui seus próximos ataques com sua própria energia para furtar o Ki de seus inimigos. Ao atingir um ataque durante essa rodada, seu alvo deve realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de seus Sutras. Em uma falha, você recupera metade de seu bônus de proficiência em pontos de Ki. Uma vez que você tenha recuperado pontos de Ki dessa maneira, essa característica é encerrada até que você a ative novamente.

Construtos e Mortos-Vivos são imunes a esta característica.

Evasão

A partir do 7º nível, você pode esquivar-se agilmente de certos efeitos em área, como o sopro flamejante de um dragão infernal ou uma magia tempestade glacial. Quando você for alvo de um efeito que exija uma salvaguarda de Destreza para sofrer metade do dano, você não sofre dano algum se passar, e somente metade do dano se falhar.

Mente Tranquila

Também no nível 7, você pode usar o Ki para interromper o controle de alguém sobre si. Você pode usar sua ação para terminar um efeito que esteja te causando as condições Amedrontado ou Enfeitiçado.

Pureza Corporal

No 10º nível, o Ki presente em seu corpo te fortifica, o protegendo de ameaças naturais. Você se torna imune a doenças e venenos, incluindo dano venenoso.

Espírito de Diamante

Começando no 14º nível, sua maestria de Ki aprimora suas habilidades básicas. Você recebe proficiência em todas as salvaguardas. Além disso, toda vez que você realizar uma salvaguarda e falhar, você pode gastar 2 pontos de Ki para refazer a salvaguarda e ficar com o novo resultado.

Corpo Atemporal

No 15º nível, seu espírito atinge um grau elevado, refletindo em seu corpo físico. Seu Ki lhe sustenta de tal forma que você não sofre mais os sintomas da velhice e não pode ser envelhecido magicamente. Entretanto, você ainda pode morrer por idade avançada. Além disso, você não precisa mais de comida ou água.

Elevação Espiritual

No nível 18, sua interação com o Ki lhe permite aumentar suas defesas e até mesmo ultrapassar as barreiras entre o plano material e espiritual. Você recebe resistência a danos espirituais.

Adicionalmente, você pode gastar 6 pontos de Ki para conjurar a magia projeção astral, sem gasto de mana ou necessidade de componentes materiais. Quando o fizer, você não pode levar qualquer outra criatura com você.

Doutrinas de Monasta

Quando o Monasta aprende o básico sobre a energia espiritual, ele escolhe uma Doutrina a seguir. Cada Doutrina é pautada em uma filosofia diferente, mudando seu treinamento marcial de acordo com a sua escolha. A escolha da Doutrina define o caminho do Monasta, despertando habilidades únicas em suas técnicas marciais.

Doutrina da Arte Wuju

Uma doutrina quase exterminada de Runeterra, o Wuju se mantém hoje pelas mãos de algumas poucas pessoas, sendo os mais conhecidos o mestre Yi e seu discípulo Wukong. Seus praticantes buscam o aperfeiçoamento da doutrina tendo a maior sintonia possível com o reino espiritual, através da canalização do Ki para suas armas. Suas técnicas refletem a busca espiritual, aprimorando esse lado para se tornarem mais fortes.

Estilo Wuju

Ao escolher essa Doutrina no 1º nível, você recebe proficiência em Armaduras Leves e Médias. Além disso, você aprende o básico de como canalizar a energia espiritual através de seu corpo para fortalecer a sua arma de Monasta.

Durante seu turno, você pode gastar 1 ponto de Ki para que, pelo próximo minuto, você possa atacar com sua arma de Monasta em sua ação bônus no lugar do seu ataque desarmado ao utilizar a característica Refinamento de Ki. Além disso, você pode escolher um ou mais dos seguintes benefícios, de acordo com cada ponto de Ki adicional gasto ao ativar essa característica, porém os benefícios não se acumulam com eles mesmos:

  • 1 ponto de Ki. Seus ataques com suas armas de Monasta ignoram resistências a dano necrótico pela duração.
  • 1 ponto de Ki. Seus ataques com suas armas de Monasta causam seu Dado Marcial de dano adicional pela duração.
  • 1 ponto de Ki. Pela duração, uma vez por turno, ao atacar com sua arma de Monasta, você pode alterar o tipo de dano causado por ela para necrótico.

Meditação

No 3º nível, você aprende como entrar em um estado entre a consciência e a atenção plena. Utilizando uma ação ou reação ao ser alvo de um ataque, você pode gastar 1 ponto de Ki para entrar em um estado meditativo até o início de seu próximo turno, podendo encerrar esse estado a qualquer momento. Ao utilizar essa característica ou no início de seu turno enquanto ela estiver ativa, você pode gastar 1 ponto de Ki adicional para aumentar a duração dessa meditação em 1 rodada.

Pela duração, você recebe resistência a todos os danos físicos simples e elementais e, no início de cada um de seus turnos enquanto estiver meditando, você recupera pontos de vida iguais a metade do seu modificador de Sabedoria em Dados Marciais. Enquanto estiver meditando dessa maneira, você não pode executar nenhuma ação, ação bônus, reação ou deslocamento.

Alternativamente, caso você esteja fora de combate, você pode entrar nesse estado meditativo por 5 minutos para cada ponto de Ki gasto. Ao fazer isso, você se torna mais sensível aos espíritos e às energias espirituais do local, tendo uma noção básica do seu arredor no reino espiritual, podendo enxergar nesse reino e podendo interagir com espíritos no local, caso eles estejam dispostos a isso. Enquanto estiver meditando dessa maneira você pode se mover e agir normalmente. Caso sofra dano, esse estado meditativo é encerrado prematuramente.

Ao atingir o 17º nível, você recebe resistência a todos os tipos de dano (exceto danos verdadeiros) ao utilizar essa característica.

Irrefreável

No nível 6, nada consegue te deter! Você passa a ignorar qualquer efeito que reduziria seu deslocamento, exceto caso seu deslocamento seja reduzido para 0. Assim, você ignora o efeito sobre seu deslocamento, porém mantendo outros efeitos. Por exemplo, você ignora a falta de deslocamento da letargia causada pela magia velocidade, mas ainda não poderá executar nenhuma ação até que o efeito passe.

Highlander

No 11º nível, você consegue direcionar seu Ki para aumentar suas capacidades físicas, melhorando seus ataques. Com o uso de uma ação bônus e 3 pontos de Ki, você recebe deslocamento adicional igual ao seu Movimento sem Armadura, vantagem em todos os seus ataques com armas de Monasta e salvaguardas feitas com Destreza pelo próximo minuto. Você deve manter Concentração nesta característica.

Além disso, caso esteja usando alguma armadura leve ou média, você pode usufruir dos benefícios da característica Movimento sem Armadura pela duração.

Ataque Alpha

Começando no nível 15, você se move pelo campo de batalha com enorme velocidade e precisão, atacando seus alvos como se fosse o vento. Utilizando uma ação e 6 pontos de Ki, você deve fazer uma jogada de ataque contra uma criatura que você possa ver a até 15 pés de você, utilizando uma arma de Monasta. Caso atinja o alvo, você se teleporta para um espaço adjacente a ele que não esteja sendo ocupado, e o alvo sofre 6d12 de dano necrótico. Você não adiciona bônus concedidos por Runas, Sutras, magias ou qualquer outro efeito na jogada de ataque ou dano dessa característica.

Adicionalmente, caso atinja o alvo, você pode realizar um novo ataque contra outro alvo que você possa ver a até 10 pés de você ou no mesmo alvo atingido. Ataques adicionais podem ser feitos dessa forma até o máximo de 2, porém, ao atacar a mesma criatura, ela sofre seu Dado Marcial de dano ao invés dos 6d12.

Olhar Espiritual

No 17º nível, você tem a capacidade de enxergar o espírito de todos os seres. Você recebe 10 pés de Visão Verdadeira. Além disso,, enquanto estiver sob efeito de suas características Meditação ou Highlander, o alcance desta visão se estende para 30 pés.

Adicionalmente, uma vez por rodada, caso você erre um ataque com uma arma de Monasta, você pode re-jogar o ataque e ficar com o novo resultado.

Verdadeiro Mestre

Ao atingir o 20º nível, você eleva seu espírito em plena sintonia com o plano espiritual. Ao utilizar seus Sutras ou suas outras características dessa classe, você gasta 1 ponto de Ki a menos. Uma característica ou Sutra não pode ter seu custo de Ki reduzido a 0 dessa maneira.

Adicionalmente, você pode gastar 8 pontos de Ki para conjurar a magia transição planar, sem o gasto de pontos de mana ou necessidade de componentes. Você utiliza sua Sabedoria como atributo de conjuração para essa magia.

Doutrina da Dança das Lâminas

A beleza dessa Doutrina esconde a sua letalidade, onde o Monasta controla suas lâminas com movimentos que se assemelham a uma típica dança navoriana. Seus praticantes conseguem se sintonizar com lâminas especiais, usando seu Ki. Dessa forma, essas lâminas o acompanham enquanto flutuam em torno de si, seguindo cada passo que ele dá.

Dança Navori

Ao escolher essa Doutrina no 1º nível, você passa a entender e dominar uma lâmina incomum, capaz de conduzir sua energia espiritual com maior facilidade. Você recebe proficiência com Lâminas Navori, as considerando como armas de Monasta e podendo controlá-las através de seu Ki. Você só pode controlar 1 Lâmina Navori através de seu Ki, podendo utilizar lâminas adicionais conforme sobe de nível nessa classe.

Ao controlar Lâminas Navori através de seu Ki, você pode utilizar sua Sabedoria em jogadas de ataque e dano feitas com essa arma. Ao controlar as lâminas dessa maneira, elas recebem a propriedade Extensão para você e ficam flutuando a até 5 pés ao seu redor, se mantendo ligadas ao seu espírito, fazendo com que você não tenha a necessidade de carregá-las. Caso você arremesse uma Lâmina Navori, você não pode controlá-la através de seu Ki até que você fique a 5 pés da lâmina. Caso você queira ou caso fique Inconsciente, suas lâminas caem no chão.

Adicionalmente, ao entrar em combate, você pode gastar 1 ponto de Ki para escolher um estilo de Dança Navori abaixo. Você pode utilizar uma ação bônus para trocar seu estilo de dança, sem gastos de pontos de Ki. Cada dança dura até o final do combate ou até você encerrá-la. Fazer isso não requer nenhuma ação.

  • Dança Suave. Sua movimentação singela te faz deslizar graciosamente pelo campo de batalha. Você não provoca ataques de oportunidade ao se mover.
  • Dança Fervorosa. O furor de seus movimentos surpreendem os inimigos, os atingindo inesperadamente. Você pode utilizar sua característica Refinamento de Ki para realizar um ataque com uma Lâmina Navori em sua ação bônus.
  • Dança Tenaz. Ao diminuir seus movimentos, você se mantém mais atento aos movimentos do inimigo. Ao ser alvo de um ataque, você pode utilizar sua reação para comandar que uma Lâmina o defenda. Ao fazer isso, você recebe metade de seu bônus de proficiência na sua CA até o final deste turno.

Surto da Lâmina

No 3º nível, você aprende a se aproximar dos seus inimigos com rapidez. Utilizando uma ação de Ataque ou ação bônus, você pode gastar 1 ponto de Ki para avançar 10 pés em uma direção à sua escolha. Quando fizer isso, você pode realizar um ataque contra um alvo dentro de seu alcance. Caso reduza o alvo a 0 pontos de vida dessa maneira, você recupera os pontos de Ki gastos por essa característica.

Alternativamente, ao ser alvo de um ataque ou estar na área de um efeito que você possa ver, você pode usar sua reação e 2 pontos de Ki adicionais para ativar essa habilidade, possibilitando que o ataque falhe caso saia do alcance do mesmo.

Controle das Lâminas

No nível 6, sua habilidade com o Ki melhora, aumentando as lâminas sob o seu controle. Você pode controlar até 2 Lâminas Navori por vez ao invés de uma. Você passa a poder controlar mais Lâminas Navori ao subir de níveis nesta classe, podendo controlar 4 lâminas no 11º nível, 6 lâminas no 17º nível e 8 lâminas no 20º nível.

Ao controlar a 2ª Lâmina, você deve possuir ao menos 1 ponto de Ki disponível e, para cada duas lâminas além da segunda, você deve gastar 1 ponto de Ki adicional. Quando você deixar de possuir esse ponto de Ki, a segunda lâmina adicional irá cair no chão. Ou seja, ao controlar 6 lâminas e possuir apenas 1 ponto de Ki, você perde controle da 4ª, 5ª e 6ª lâmina.

Ki por Lâmina
Pontos de Ki Lâminas Controladas
1 De 2 a 3
2 De 4 a 5
3 De 6 a 7
4 8 Lâminas

Ao atacar com mais de 1 Lâmina Navori, você não realiza um ataque para cada lâmina que você controla.

Além disso, no início de cada um de seus turnos, você pode utilizar suas lâminas em postura de ataque ou defesa. Para cada 2 lâminas utilizadas em postura de ataque, você recebe um bônus de +1 em suas jogadas de dano feitas com suas Lâminas Navori. Já para cada 2 utilizadas em postura de defesa, você recebe um bônus de +1 em sua CA. Para ambos os casos, o máximo de bônus conseguido dessa forma não pode ultrapassar +3.

Ao atingir o 11º nível, o alcance de suas Lâminas Navori passam a ser de 10 pés ao invés de 5 pés.

Por exemplo, ao atingir o nível 17, você passa a controlar 6 lâminas de uma vez, podendo declarar no início de seu turno para utilizar 4 lâminas em postura de ataque, recebendo um bônus de +2 em sua jogadas de dano, e as outras 2 lâminas em postura de defesa, recebendo um bônus de +1 em sua CA.

Dança Mortal

Também no nível 6, você aprende a manusear suas lâminas de forma mais letal. Utilizando uma ação e 4 pontos de Ki, você direciona todas as suas Lâminas Navori contra um alvo a até 20 pés de você. O alvo deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Destreza CD igual a CD de seus Sutras. Em uma falha, ele sofre a quantidade de lâminas controladas por você em Dados Marciais como dano perfurante e fica Sangrando, sofrendo seu modificador de Sabedoria de dano no início de cada turno dele. Em um sucesso, ele sofre apenas metade do dano. Após isso, as lâminas retornam para você.

Adicionalmente, caso o alvo falhe, você pode manter uma Lâmina Navori presa no corpo do alvo. Caso faça isso, o alvo sofre seu Dado Marcial de dano adicional no Sangramento. Um alvo sangrando dessa maneira pode utilizar sua ação para extrair a lâmina, encerrando o dano adicional no Sangramento. Enquanto a lâmina permanecer presa ao corpo do alvo ou caso o alvo a extraia fora do alcance de suas lâminas, você não poderá controlá-la, sendo necessário estar no alcance dela novamente para que retome o seu controle.

Parceiros de Dança

No 11º nível, você consegue definir companheiros para te acompanharem em suas danças, comandando suas lâminas para auxiliá-los. Utilizando uma ação bônus e 3 pontos de Ki, você pode comandar uma quantidade de lâminas para circundar um aliado seu que esteja no alcance de suas lâminas e que você possa ver. Esse aliado passa a usufruir da característica Controle das Lâminas, baseado na quantidade de lâminas em ataque ou defesa que você definir para ele. As lâminas retornam para você caso você encerre essa característica com uma ação livre ou caso o aliado saia do alcance de suas lâminas.

Alternativamente, caso um aliado que você possa ver no alcance de suas lâminas seja alvo de um ataque, você pode usar sua reação e 3 pontos de Ki para comandar uma quantidade de lâminas até ele, o fazendo usufruir do benefício de defesa da característica Controle das Lâminas até o início do seu próximo turno. Também, caso um aliado que você possa ver no alcance de suas lâminas realize um ataque, você pode comandar uma quantidade de lâminas até ele, o fazendo usufruir do benefício de ataque da característica Controle das Lâminas até o início do seu próximo turno. Em ambos os casos, as lâminas retornam para você no início do seu próximo turno.

Dança Impetuosa

Começando no nível 15, sua precisão e controle sobre as lâminas aumenta. Utilizando uma ação e 6 pontos de Ki, você faz com que suas lâminas foquem uma quantidade de alvos igual à quantidade de lâminas que você controla. Os alvos que você escolheu devem realizar uma salvaguarda de Destreza CD igual a CD de seus Sutras. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 5d10 de dano lacerante.

Conduzir e Seguir

No 17º nível, você descobre que as lâminas são muito mais do que apenas armas. Você pode designar 2 lâminas para pairarem sob seus pés, lhe permitindo Planar a até 5 pés do chão. Com isso, essas duas lâminas ficam inativadas, não sendo possível utilizá-las. Ao fazer isso, você recebe deslocamento de voo igual ao seu deslocamento de caminhada.

Adicionalmente, ao ser alvo de um ataque corpo a corpo, você pode usar sua reação para atacar a criatura que o atacou, utilizando suas Lâminas Navori.

Graça Navori

Ao atingir o 20º nível, as lâminas passam a ser uma extensão do seu corpo, refletindo na mortalidade de sua dança. Você pode usufruir de até 2 Danças Navori ao mesmo tempo, gastando 1 ponto de Ki para ativar a dança adicional. Ao trocar a dança adicional, você também deve gastar 1 ponto de Ki. Além disso, ao entrar em combate, você não precisa mais gastar 1 ponto de Ki para ativar uma dança.

Adicionalmente, ao atingir um ataque com suas Lâminas Navori, você pode gastar 3 pontos de Ki para designar uma de suas lâminas para debilitar o inimigo no processo do ataque, perdendo o controle sobre essa lâmina temporariamente. O alvo deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Destreza CD igual a CD de seus Sutras ou ficará Sangrando, sofrendo 2 Dados Marciais como dano no início de cada turno dele, e sua lâmina ficará presa ao corpo do alvo. Enquanto a lâmina permanecer presa à ele, você não poderá usá-la até que ela seja removida, o alvo recebe desvantagem nas jogadas de ataque e suas jogadas de ataque contra o alvo são feitas com vantagem.

O alvo pode retirar uma lâmina presa ao corpo dele com um teste bem-sucedido de Atletismo ou Prestidigitação CD igual a CD de seus Sutras, sofrendo seu Dado Marcial como dano cortante caso consiga retirar. Você pode utilizar uma ação livre para retirar a lâmina do corpo do alvo, desde que você esteja no alcance de controle dela.

Doutrina do Espírito Dracônico

Diferente das outras Doutrinas, esse Monasta foca seu treinamento no combate de mãos nuas. Com a execução perfeita de cada movimento, o praticante do Espírito Dracônico treina para que seu corpo seja sua principal arma, canalizando o Ki para seus braços e pernas. Ele desenvolve técnicas marciais devastadoras, muito além da capacidade corporal comum. Isso graças à sintonia espiritual com um ser místico conhecido como Dragão.

Discípulo do Dragão

Ao escolher essa Doutrina no 1º nível, você deve se tornar um Devoto do Dragão, veja o Capítulo 8: Patronos e Seus Devotos para as regras gerais de patronos e para ver mais sobre as Crenças e Obrigações do Dragão.

Caso você viole suas Obrigações e Restrições, você perde todas suas características concedidas por essa subclasse até completar um descanso longo. Caso você viole essas regras mais de uma vez no mesmo dia, você perde todas as características dessa subclasse até realizar uma Penitência.

Ensinamentos do Dragão

No 1º nível, você aprende a canalizar os principais ensinamentos do Dragão! Você aprende o idioma Dracônico e deve escolher um dos seguintes ensinamentos:

  • Cauda do Dragão. Discípulos devem se mover com graciosidade, pois o sopro do Dragão criou os ventos e as ondas que movimentam nosso mundo. Enquanto estiver sem armadura, você recebe metade de seu bônus de proficiência em sua CA.
  • Chifres do Dragão. Discípulos devem lutar com todo o seu poder, pois o Dragão puxou o chão debaixo das ondas e nos deu as terras que hoje chamamos de lar. Ao atingir uma criatura com um ataque desarmado, você pode gastar 1 ponto de Ki para aumentar a potência de seu golpe, causando seu Dado Marcial como dano energético adicional. Adicionalmente, seus ataques desarmados passam a causar o dobro de dano a objetos e estruturas.
  • Escamas do Dragão. Discípulos devem agir com compaixão, pois o Dragão nutriu as Primeiras Terras, concedendo calor e vida. Utilizando uma ação bônus e 1 ponto de Ki, você pode proteger uma criatura com seu toque. O alvo recebe seu nível de Monasta + seu modificador de Sabedoria em pontos de vida temporária que duram por 1 minuto.
  • Garras do Dragão. Discípulos devem escutar com atenção, pois o Dragão rugiu os primeiros sons e abençoou nossos jovens espíritos com o dom da magia. Você aprende o truque golpe certeiro.
  • Olhos do Dragão. Discípulos devem pensar com clareza, pois o Dragão atrai o sol que há no céu e revela o mundo que nos cerca. Você passa a adicionar seu modificador de Sabedoria às suas jogadas de iniciativa e recebe proficiência com uma das seguintes perícias: Investigação, Intuição, Lidar com Animais, Medicina, Natureza, Percepção ou Sobrevivência.

Você pode aprender um novo Ensinamento do Dragão nos níveis 9 e 17 dessa classe.

Experiência Marcial

No 3º nível, o Dragão lhe ensinou que seus golpes não causam somente dor. Sempre que você atingir um ataque desarmado em uma criatura, você pode gastar 1 ponto de Ki para impor um dos seguintes efeitos ao alvo:

  • Ele deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Destreza CD igual a CD de seus Sutras ou ficará Caído.
  • Ele deve realizar uma salvaguarda de Força CD igual a CD de seus Sutras. Em caso de falha, ele será empurrado a 15 pés de você, em uma direção à sua escolha (exceto para cima).
  • Ele não pode realizar reações até o final do seu próximo turno.

Alternativamente, caso o ataque atingido seja crítico, você pode escolher um dos efeitos sem o gasto de Ki.

Resistência Dracônica

No nível 6, o Dragão lhe ensina a proteger aqueles que lutam ao seu lado. Ao ficar adjacente a um aliado que você possa ver, você pode gastar 2 pontos de Ki para proteger a ambos com sua energia espiritual. Você e seu aliado protegido recebem metade do seu bônus de proficiência (arredondado para cima) como bônus na CA de cada um de vocês, até o final do seu próximo turno.

Alternativamente, caso um aliado que você possa ver a até 20 pés de você seja alvo de um ataque, você pode usar sua reação e 2 pontos de Ki para avançar em sua direção, ficando adjacente a ele e fazendo com que ambos recebam os benefícios desta característica.

Golpes de Ki

Também no 6º nível, seus golpes são sempre imbuídos com energia espiritual. O dano de seus ataques desarmados passam a ser mágicos, causando dano esmagador ao invés de contundente.

Vontade de Ferro

No nível 11, a resiliência do Dragão aflora em seu corpo. Usando uma ação e 4 pontos de Ki, você recebe resistência a todos os tipos de dano (exceto verdadeiros) por 1 minuto. Adicionalmente, uma vez por descanso longo, você pode usar uma ação para recuperar pontos de vida iguais a três vezes seu nível de Monasta.

Rajada de Ki

Começando no 15º nível, o Dragão lhe mostra formas de diminuir a distância entre você e seu inimigo. Utilizando uma ação de Ataque e 3 pontos de Ki, você pode canalizar sua energia espiritual como um ataque à distância no lugar de um ataque desarmado, em um alvo que você possa ver a até 60 pés de você. Você é proficiente nesse ataque, o dano dele é igual ao seu Dado Marcial de dano energético e você pode adicionar seu modificador de Sabedoria no acerto e dano dele.

Caso atinja, você pode avançar em direção ao alvo como parte da mesma ação de Ataque, sem causar ataques de oportunidade. Você fica adjacente a ele, em um espaço desocupado, e o alvo deve realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de seus Sutras, sofrendo metade de seu bônus de proficiência em Dados Marciais como dano energético em uma falha. Em um sucesso, ele sofre apenas metade do dano.

Fúria do Dragão

No nível 17, você sabe que o Dragão deve ser liberado ou te consumirá por dentro. Utilizando uma ação e 6 pontos de Ki, você desfere um poderoso golpe em um alvo adjacente à você, o arremessando para trás. Caso seja uma criatura, o alvo deve realizar uma salvaguarda de Força CD igual a CD de seus Sutras. Em uma falha, o alvo é arremessado a até 25 pés para trás, sofrendo 10d8 de dano esmagador ou metade do dano em um sucesso. Caso haja alguma criatura hostil à você na área da linha, ela deverá ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Força CD igual a CD de seus Sutras ou então será lançada 10 pés para o alto, sofrendo 5d8 de dano contundente e ficando Caída. Em um sucesso, o alvo sofre apenas metade do dano.

Alternativamente, caso você tenha ficado adjacente a uma criatura utilizando a característica Rajada de Ki, você pode abdicar de utilizar ações, ações bônus e reações pelo restante da rodada para executar esta característica.

Aspecto do Dragão

Ao atingir o 20º nível, o Dragão viu em você o discípulo perfeito, lhe abençoando com parte de seu próprio poder. Utilizando uma ação bônus e 8 pontos de Ki, você cria uma aura dracônica em um raio de 20 pés em torno de si. Essa aura o acompanha, dura por até 1 minuto e, pela duração, você recebe os seguintes benefícios:

  • Escolha um tipo de dano elemental ao ativar essa aura. Você e criaturas à sua escolha dentro da aura recebem resistência a esse dano enquanto permanecerem dentro da área da aura.
  • Criaturas à sua escolha nessa aura, que iniciem seus turnos dentro dela ou que entrem nela pela primeira vez em seus respectivos turnos, devem realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de seus Sutras, sofrendo 3d10 de dano do tipo de dano elemental escolhido em uma falha.