From Playtest

Cruzado

Cruzado - Taric.png

Rodeado de morte em uma terra inóspita, o coveiro cava mais uma cova. Ele sabe que isso é em vão, pois os Kindred jamais visitariam o lugar do seu tormento. Mas ele ainda tem esperanças de que um dia eles levarão sua alma para o descanso eterno…

Caminhando pelos arredores de Targon, uma mulher de cabelos prateados carregando sua arma de prata lunar, busca aberturas do Vazio para purificar sua corrupção maldita. Ela sonha com o dia em que essa ameaça será para sempre varrida de seu mundo…

A falha com seus companheiros fez com que um soldado demaciano fosse punido com a Coroa de Pedra, seguindo a mais antiga das tradições, onde ele teria de realizar a escalada do Monte Targon, algo que poucos sobreviviam. Porém, em sua busca por redenção, ele descobriu um chamado maior em meio às estrelas…

Enquanto a fera marítima se entrelaça no corpo da sacerdotisa, ela clama por sua divindade, que extirpa o mal que aflige as Ilhas das Serpentes. Seu movimento ininterrupto anuncia sua fé, agraciando aqueles que seguem seu rumo e punindo os que insistem em se estagnarem nele, até que toda Runeterra aprenda sobre o curso natural do universo…

A fé sem obras, é morta e sem ação, a crença é vazia. Porém, enquanto há fé, há esperança. O Cruzado externaliza sua fé, seja ela em uma divindade, uma crença ou até mesmo em algo de índole duvidosa. Ele entende a importância de quanto a fé é necessária. É ela quem ajuda as pessoas a passarem pelas adversidades da vida comum. É a fé quem reacende a esperança num coração frio, em que há muito tempo foi perdida. É a fé que ultrapassa as barreiras, trazendo paz entre povos que guerrearam a séculos.

A definição do Cruzado é a sua capacidade de jamais apagar sua fé, sabendo que ela é o farol para si mesmo, o guia na imensidão escura da descrença, lhe ajudando a cada dia mais se conectar com a fonte dessa fé. Há aqueles que a depositam em um ser maior que eles mesmos, mas também existem os que acreditam em um estrito meio de vida, uma filosofia ou crença. Independente de onde essa fé seja depositada, o Cruzado sabe que ela somente desaparecerá com sua morte, ou talvez se perpetue mesmo após ela…

Guerreiros Juramentados

Entendendo que a fé pode ser uma ferramenta mais poderosa que a espada ou escudo, o Cruzado segue sua jornada por Runeterra a alimentando e experienciando mais dos frutos dela. Sua fé gera bênçãos a partir do momento que seu Voto é feito, jurando seguir somente o que ele intrinsecamente acredita. Com esse juramento, sua esperança inabalável cria raízes, o fazendo explorar poderes até então desconhecidos, porém ligados diretamente ao seu Voto.

Um Cruzado pode seguir uma divindade punitiva contra os infiéis, uma deusa que abomina a ordem natural do ciclo da vida, um deus que quer proteger a tudo e todos ou mesmo uma crença já esquecida por muitos. Independente de onde sua fé esteja ancorada, ele sabe que ela é o seu guia, seu norte, seu motivo de viver. Sem sua fé, ele não é nada. Sem sua fé, sua vida passa a ser um grande vazio que caminha sem rumo por Runeterra…

Fé Recompensada

O motivo da fé do Cruzado não é algo cego ou inexistente. Ele sabe que sua fé não é em vão e conhece muito bem onde a está depositando. A cada palavra proferida em suas orações ou ritos, existe alguém prestando atenção nisso. Geralmente, uma divindade, como a grande Mãe Serpente, que atende àqueles que entendem o movimento natural do universo, ou mesmo as Irmãs, que cada uma à sua forma, lutam contra o mau que aflige Runeterra. Essas divindades percebem a fé dos mortais, abençoando aqueles alinhados aos seus preceitos, os fazendo usufruir de uma centelha divina.

Porém, existem aqueles que não seguem uma divindade, se atendo a ensinamentos milenares, mas com bases fortes e que ainda são bastante presentes nos dias atuais. Uma dessas crenças, a Irmandade do Crepúsculo, teve seus ensinamentos esquecidos pelo tempo, sendo praticamente extirpada do planeta. O Cruzado que funda sua fé em uma crença sem divindade, sabe que talvez não exista um salvador da pátria, mas que a fé por si só é suficiente para continuar em frente!

Criando um Cruzado

Todo Cruzado segue uma fé, uma doutrina ou um conjunto de regras. Quando estiver criando um Cruzado, pense em como seu personagem se comporta. Ele segue uma divindade em específico? Ele é leal apenas a si mesmo? Ou ele descobriu os ensinamentos de uma antiga ordem que lhe concedeu habilidades há muito perdidas?

Construção Rápida

Você pode construir um Cruzado rapidamente seguindo essas sugestões. Primeiro, coloque seu valor de atributo mais alto em Carisma, seguido de Constituição. Segundo, escolha o Passado de Religioso. Terceiro, escolha as magias das suas listas de magias.

O Cruzado
Nível Bônus de Proficiência CaracterísticasPontos de ManaNível Máximo de Magia
+2 Voto, Conjuração4
+2 Estilo de Luta, Golpe Punitivo4-
+2 Eflúvio, Característica de Voto6-
+2 Aprimoramento6-
+3 Ataque Extra8
+3 Aura de Proteção9-
+3 Característica de Voto10-
+3 Aprimoramento10-
+4 -14
10º +4 Instinto Superior15-
11º +4 Pureza do Fortalecimento16-
12º +4 Aprimoramento20-
13º +5 -20
14º +5 Foco, Força e Fé21-
15º +5 Característica de Voto22-
16º +5 Aprimoramento24-
17º +6 -24
18º +6 Melhoria de Auras26-
19º +6 Aprimoramento26-
20º +6 Característica de Voto30-


Características de Classe

Como um Cruzado, você adquire as seguintes características de Classe:

Pontos de Vida

Dado de Vida: 1d10 por nível de Cruzado
Pontos de Vida no 1º Nível: 10 + seu modificador de Constituição
Pontos de Vida nos Níveis Seguintes: 1d10 (ou 6) + seu modificador de Constituição por nível de Cruzado

Proficiências

Armadura: Todas as armaduras e escudos
Armas: Armas simples e marciais
Ofícios: Nenhum
Salvaguardas: Sabedoria e Carisma
Perícias: Escolha duas entre: Atletismo, Intimidação, Intuição, Medicina, Persuasão e Religião

Equipamento

Você começa com o seguinte equipamento, além do equipamento concedido pelo seu Passado:

  • (a) uma arma marcial e um escudo leve ou (b) duas armas marciais
  • (a) cinco azagaias ou (b) uma arma simples corpo a corpo
  • (a) um conjunto de aventureiro ou (b) um conjunto de sacerdote
  • Uma cota de malha e um símbolo sagrado

Voto

No 1º nível, seu juramento começa a pautar o caminho seguido por você. Escolha entre o Voto de Nagacáburos, o Voto do Protetor ou o Voto da Sepultura. Sua escolha lhe concederá características no 1º nível e novamente no 3º, 7º, 11º, 15º e 20º níveis.

Magias de Voto
Cada Voto tem uma lista de magias – as Magias de Voto – que você adquire nos níveis especificados pelo seu Voto. Quando você ganha uma Magia de Voto, você sempre a tem preparada, e essa magia não conta no número máximo de magias preparadas. Se você tem uma Magia de Voto que não aparece na lista de magias de Cruzado, mesmo assim ela é uma magia de Cruzado para você.

Conjuração

Você aprende a utilizar da força de seu juramento, sendo capaz de criar efeitos mágicos através de sua fé. Veja o Capítulo 13: Conjuração, para as regras gerais de conjuração e para a Lista de Magias de Cruzado.

Listas de Magias
Você recebe acesso à Lista de Magias de Cruzado. Através de algumas Heranças, Aprimoramentos ou até mesmo através de aprendizado, você pode aprender novos Mistérios de Magia, lhe concedendo listas de magias adicionais.

Você não pode utilizar uma lista de magias de outra Classe para aprender ou substituir uma magia ao subir de nível nessa Classe.

Preparando e Conjurando Magias
Você prepara sua lista de magias disponíveis selecionando-as das listas de magias que você possui acesso. Você seleciona um número de magias igual ao seu modificador de Carisma + seu nível de Cruzado (mínimo de 1). Essas magias devem ser igual ou menor que o seu Nível Máximo de Magia.

Por exemplo, se você é um Cruzado de 5º nível, com Carisma 16, sua lista de magias preparadas pode incluir 8 magias, combinando magias de 1º e 2º nível, em qualquer ordem.

Ao conjurar uma magia, você não a retira de sua lista de magias preparadas, podendo conjurá-la novamente se tiver pontos de Mana suficientes. Você pode modificar sua lista de magias preparadas quando termina um descanso longo. Preparar uma nova lista de magias de Cruzado requer tempo gasto em concentração e meditação: no mínimo 1 minuto por nível de magia, para cada magia preparada.

Pontos de Mana
A tabela O Cruzado mostra a quantidade de pontos de Mana que você possui disponível para realizar suas conjurações. Para conjurar uma magia, você deve gastar uma quantidade de pontos de Mana correspondente ao nível da magia como explicado no Capítulo 13: Conjuração. Você recupera todos os seus pontos de Mana ao completar um descanso longo.

Por exemplo, se você quiser conjurar a magia de 1º nível névoa obscurecente você deverá gastar 2 pontos de Mana para conjurá-la, mas caso deseje conjurá-la como uma magia de nível superior, ao invés dos 2 pontos, você deverá gastar uma quantidade de pontos de Mana correspondente ao nível desejado, como 3 pontos para conjurá-la como uma magia de 2º nível ou 5 para conjurá-la no 3º nível.

Atributo de Conjuração
Carisma é seu atributo para conjuração de magias. Você usa seu Carisma sempre que uma magia se refere ao seu atributo de conjuração. Além disso, você usa o seu modificador de Carisma para definir a CD das salvaguardas para as magias de Cruzado que você conjura e quando você realiza uma jogada de ataque com uma magia de Cruzado.

CD para suas magias = 8 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Carisma
Modificador de ataque de magia = seu bônus de proficiência + seu modificador de Carisma

Foco de Conjuração
Você pode usar um Símbolo Sagrado (encontrado no Capítulo 9: Equipamento) como foco de conjuração das suas magias de Cruzado.

Estilo de Luta

No 2º nível, você adota um estilo de combate particular que será sua especialidade. Escolha uma das opções a seguir. Você não pode escolher o mesmo Estilo de Luta mais de uma vez, mesmo se puder escolher de novo.

Combate com Armas Grandes
Quando você rolar um 1 ou um 2 num dado de dano de um ataque com arma corpo a corpo que você esteja empunhando com duas mãos, você pode rolar o dado novamente e usar a nova rolagem, mesmo que resulte em 1 ou 2. A arma deve ter a propriedade duas mãos ou versátil para ganhar esse benefício.
Defesa
Enquanto estiver usando armadura, você ganha +1 de bônus em sua CA.
Duelismo
Quando você empunhar uma arma de ataque corpo a corpo em uma mão e nenhuma na outra, você ganha +2 de bônus nas jogadas de dano com essa arma.
Proteção
Quando uma criatura que você possa ver atacar um alvo que esteja a até 5 pés de você, você pode usar sua reação para impor desvantagem nas jogadas de ataque da criatura. Você deve estar empunhando um escudo.

Golpe Punitivo

No 2º nível, você é capaz de concentrar seu poder e desferi-lo em um único golpe poderoso. Uma vez por turno, ao atingir um ataque em uma criatura com uma arma corpo a corpo, você pode desferir um Golpe Punitivo. Ao fazer isso, você deve gastar pontos de Mana equivalentes à uma magia de 1º nível, causando 2d8 de dano adicional baseado no seu Voto. O dano adicional causado por seu Golpe Punitivo não é afetado por acertos críticos ou qualquer efeito que aumente a categoria de dano. Caso você quebre seu Juramento, o dano causado por essa característica é baseado no dano de sua arma.

Quando você utilizar essa característica gastando pontos de Mana equivalentes a uma magia de 2º nível ou superior, o dano adicional aumenta em 1d8 para cada nível de magia acima do 1º nível. Você só pode usar esta característica gastando pontos de Mana equivalentes a um nível de magia igual ou menor que o seu Nível Máximo de Magia.

Eflúvio

A partir do nível 3, seu juramento permite que você canalize energia divina para alimentar efeitos mágicos. Cada opção de Eflúvio oferecida pelo seu Voto explica como usá-la. Você pode utilizar seu Eflúvio uma vez por descanso longo. Ao atingir o 6º nível nessa classe, você pode utilizar seu Eflúvio duas vezes entre descansos e três vezes no 18º nível.

Alguns efeitos de Eflúvio demandam salvaguardas. Quando você usa tal efeito nessa classe, a CD é igual àquela para evitar suas magias de Cruzado.

Aprimoramento

Quando você atinge o 4º nível e novamente no 8º, 12º, 16º e 19º níveis, você pode aumentar um valor de atributo, à sua escolha, em 2 ou você pode aumentar dois valores de atributo, à sua escolha, em 1. Como padrão, você não pode elevar um valor de atributo acima de 20 com essa característica. Alternativamente, você pode escolher um dos Aprimoramentos do Capítulo 8: Personalizando sua Personagem - Aprimoramento.

Ataque Extra

A partir do 5º nível, você pode atacar duas vezes, ao invés de uma, quando usar a ação Atacar durante o seu turno.

Aura de Proteção

No 6º nível, sua fé se manifesta para proteger aqueles que lutam ao seu lado. Sempre que você ou uma criatura amigável a até 10 pés de você precisar realizar uma salvaguarda, a criatura ganha um bônus em sua salvaguarda igual ao seu modificador de Carisma (mínimo de 1). Você precisa estar consciente para conferir esse bônus. No 18º nível, o alcance dessa aura aumenta para 30 pés.

Instinto Superior

Começando no 10º nível, você consegue analisar a fé dos outros. Você consegue perceber as intenções básicas de criaturas que você possa ver a até 10 pés de você, bem como a tendência delas e caso elas estejam sob efeito de alguma magia que afete suas mentes. No 18º nível, o alcance dessa característica aumenta para 30 pés.

Pureza do Fortalecimento

Ao atingir o 11º nível, o poder dentro de si cresce, se externando no fim de seu golpe. Sempre que você atingir uma criatura com uma arma corpo a corpo, a criatura sofre 1d8 de dano adicional.

Foco, Força e Fé

No nível 14, através do foco, sua força é manifestada, mostrando a todos o tamanho de sua fé! Utilizando uma ação bônus, durante um minuto você pode, ao causar dano em uma criatura, trocar todo o dano causado por você para que se torne do mesmo tipo de dano que seu Golpe Punitivo.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência por descanso longo.

Votos de Cruzado

Existem diversos motivos para se depositar sua fé: divindades, ensinamentos, templos ou até mesmo pessoas. Buscando uma fonte para sua devoção, o Cruzado se vincula a algo que floreie sua fé, a elevando a níveis cada vez maiores. O resultado dessa fé é decidido com seu juramento, o fazendo seguir aquilo que, muitas vezes, pode ir contra a racionalidade, mas experienciando algo a mais do que uma simples pessoa poderia sentir.

Voto Dourado

A conivência com a maldade é algo jamais tolerado pelo Cruzado Dourado. Quanto mais sua devoção aumenta, mais as bênçãos da Irmã caem sobre ele, lhe abrindo os olhos e lhe mostrando os caminhos seguros pelo vale da sombra da morte. Ai do malfeitor que cruzar o seu caminho!

Juramento do Patrono

Ao escolher esse Voto no 1º nível, você deve se tornar um Devoto da Irmã Dourada, veja o Capítulo 8: Personalizando sua Personagem - Patronos e Seus Devotos para as regras gerais de patronos e para ver mais sobre as Crenças e Obrigações da Irmã Dourada.

Caso você viole suas Obrigações e Restrições, você perde todas suas características concedidas por essa subclasse até completar um descanso longo. Caso você viole essas regras mais de uma vez no mesmo dia, você perde todas as características dessa subclasse até realizar uma Penitência.

Labareda Protetora

Além disso, no 1º nível, você pode interpor luz divina entre você e uma criatura atacante. Quando você atingir uma criatura hostil à você com um ataque corpo a corpo, você opta por receber uma Labareda Protetora. Até o final do seu próximo turno, ao ser alvo de um ataque, a Labareda será ativada, concedendo desvantagem na jogada de ataque. Uma criatura imune à condição Cego não é afetada por essa característica.

Alternativamente, você pode utilizar sua ação bônus para transferir sua Labareda Protetora para um aliado que você possa ver a até 30 pés de você. Além disso, caso esse aliado seja alvo de um ataque, você pode utilizar sua reação para transferir essa Labareda.

Você pode conceder a si ou a um aliado os efeitos dessa característica um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma (mínimo de 1) por descanso longo.

Golpe Solar

No 2º nível, a centelha solar aumenta o poder de seus golpes. Ao utilizar sua característica Golpe Punitivo, caso o alvo atingido seja um ínfero, o dano de seu Golpe Punitivo aumenta em 1d8.

Além disso, todo o dano adicional causado por seu Golpe Punitivo se torna radiante.

Eflúvio: Amanhecer

Começando no 3º nível, você pode utilizar seu Eflúvio para invocar a luz divina da Irmã Dourada para proteger seus aliados. Utilizando uma ação, você fica envolto por uma luz dourada, emitindo luz plena num raio de 15 pés e penumbra por mais 15 pés pelo próximo minuto. Aliados que estejam na área de luz plena quando você utilizar seu Eflúvio recebem 2d8 + seu nível de Cruzado como pontos de vida temporários. Adicionalmente, qualquer área de escuridão conjurada como uma magia de 2º nível ou inferior nessa área é dissipada.

Eclipse

Começando no 7º nível, você possui a capacidade de canalizar o poder do sol através de seu corpo. Utilizando uma ação, você convoca a energia do sol em um raio de 15 pés ao seu redor. Criaturas hostis à você nesta área devem realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 4d8 + seu nível de Cruzado de dano radiante e tem seu deslocamento reduzido pela metade até o final de seu próximo turno.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma (mínimo de 1) por descanso longo.

Luz Solar

No nível 11, o sol está em suas ações e ilumina o efeito delas. Ao causar dano radiante à uma criatura, ela deve realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, a criatura será circundada em energia solar até o final do seu próximo turno, emitindo uma tênue luz dourada.

Uma criatura envolta por essa luz fica Cega, emite penumbra num raio de 10 pés e você e seus aliados possuem vantagem em seus ataques contra essa criatura. Uma criatura afetada não recebe benefícios por estar Invisível.

Visão do Sol

Ao alcançar o 15º nível, os raios solares revelam a você os segredos escondidos sob o seu brilho. Enquanto estiver sob a luz do dia, você pode enxergar criaturas Invisíveis que estejam a até 120 pés de você.

Adicionalmente, você pode utilizar sua ação bônus para externalizar a energia do sol que seu corpo canalizou pelo próximo minuto. Pela duração, criaturas hostis que iniciem seus respectivos turnos a até 60 pés de você devem realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, a criatura fica banhada pela luz do sol pela duração dessa característica, recebendo os mesmos efeitos da característica Luz Solar. Pela duração, você imbui uma arma corpo a corpo com a energia do sol, ela passa a emitir luz plena por 30 pés e penumbra por mais 30.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma (mínimo de 1) por descanso longo.

Segundo Sol

Ao atingir o 20º nível, você canaliza a energia da própria Irmã Dourada, podendo se transformar em um avatar do Sol. Utilizando uma ação, você se transforma em uma criatura feita puramente da luz do Sol pelo próximo minuto. Você e seu equipamento ficam flutuando dentro dessa forma, completamente visíveis, porém possui cobertura total. Essa forma possui as seguintes características:

  • A criatura possui 30d8 pontos de vida. Quando você reverte a sua forma original, você retorna ao número de pontos de vida que tinha antes de se transformar. Porém, se você reverter como resultado de ter caído a 0 pontos de vida, todo o dano excedente será transferido para a sua forma original. Por exemplo, se você sofrer 10 pontos de dano na forma solar e tiver apenas 1 ponto de vida restante, você reverte a sua forma original e sofre 9 de dano. Contanto que o dano excedente não reduza você a 0 pontos de vida, você não cairá Inconsciente.
  • A criatura é Enorme;
  • A criatura emite luz plena em um raio de 120 pés e penumbra por mais 120 pés, qualquer escuridão mágica nessa área é desfeita;
  • A criatura possui a mesma CA que você, adicionando seu modificador de Carisma à CA;
  • Você adiciona seu modificador de Carisma às jogadas de ataque, dano e à CD de suas magias;
  • Ao se transformar, você cria uma réplica luminescente de uma arma corpo a corpo que você possua, a réplica possui 20 pés de alcance, você pode adicionar seu bônus de proficiência ao dano da arma e todo o dano causado por ela é considerado dano radiante. Alternativamente, você pode realizar um ataque desarmado num alcance de 15 pés, esse ataque causa 4d8 de dano radiante e você utiliza seu modificador de Carisma para as jogadas de ataque e dano com esse ataque;

No momento em que você se transforma, criaturas num raio de 120 pés de você devem realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, uma criatura afetada fica Cega pelo próximo minuto, podendo repetir a salvaguarda no final de cada um de seus turnos, encerrando essa condição em um sucesso. Você pode utilizar essa característica uma vez a cada 7 dias.

Voto da Guerra

O furor da batalha, o calor do embate e a adrenalina de não saber se viverá ou morrerá. São poucos os que sabem apreciar o sabor de um bom combate. O Cruzado da Guerra, além de entender sobre batalhas, entende a importância delas. Guiado pelo celestial que abençoa cada guerreiro, quando suas armas são sacadas, ele só pára quando o inimigo é derrotado… ou quando sua vida se esvai…

Juramento do Patrono

Ao escolher esse Voto no 1º nível, você deve se tornar um Devoto do Guerreiro, veja o Capítulo 8: Personalizando sua Personagem - Patronos e Seus Devotos para as regras gerais de patronos e para ver mais sobre as Crenças e Obrigações do Guerreiro.

Caso você viole suas Obrigações e Restrições, você perde todas suas características concedidas por essa subclasse até completar um descanso longo. Caso você viole essas regras mais de uma vez no mesmo dia, você perde todas as características dessa subclasse até realizar uma Penitência.

Liderar o Ataque

Também no 1º nível, você se prepara de antemão para resistir ao combate que se apresenta. Sempre que você jogar sua Iniciativa, você recebe seu nível de Cruzado + seu bônus de proficiência como pontos de vida temporários que duram até o final do combate.

Golpe Destrutivo

No 2º nível, a força d’O Guerreiro se manifesta a cada golpe desferido. Ao utilizar sua característica Golpe Punitivo, caso o alvo atingido tenha causado dano a você na última rodada, o dano de seu Golpe Punitivo aumenta em 1d8.

Além disso, a partir do 6º nível, o dano do seu Golpe Punitivo passa a ser mágico, de acordo com o tipo de dano da sua arma.

Eflúvio: Égide Impetuosa

Começando no 3º nível, você pode utilizar seu Eflúvio para se proteger dos inimigos e atacá-los no processo. Utilizando uma ação ou reação, caso você ou um aliado adjacente à você forem alvos de um ataque, você pode utilizar seu Eflúvio para invocar um grande escudo celestial translúcido de 5 pés de altura e 10 pés de largura até o início do seu próximo turno. Esse escudo lhe garante Cobertura Total e aliados que estejam posicionados ao seu lado ou atrás de você, a uma distância máxima de 5 pés, recebem 3/4 de Cobertura. Enquanto o escudo estiver ativo, você tem seu deslocamento reduzido pela metade.

Adicionalmente, pela duração do escudo, lanças se projetam para fora dele, fazendo com que, caso algum inimigo fique posicionado à até 5 pés à frente do escudo, ele deve realizar uma salvaguarda de Destreza CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, o alvo sofre 2d8 de dano perfurante.

Aura de Coragem

Começando no 7º nível, sua bravura serve como um alento para os que lhe acompanham, os fazendo não temer nada! Você e seus aliados a até 10 pés de você não podem ser Amedrontados enquanto você estiver consciente. No 18º nível, o alcance dessa aura aumenta para 30 pés.

Determinação Mortal

Ao atingir o 11º nível, sua fé te mantém na batalha por mais tempo. Enquanto estiver abaixo de metade de seus pontos de vida máximos, você recebe resistência a danos físicos simples. Adicionalmente, sempre que causar dano com seu Golpe Punitivo, você pode realizar um ataque com arma corpo a corpo com sua ação bônus.

Legião Invencível

No 15º nível, seus companheiros nunca irão cair enquanto o símbolo de esperança deles estiver de pé. Sempre que uma criatura a até 30 pés de você cair a 0 pontos de vida mas não morra instantaneamente, você pode usar sua reação para que ela fique com 1 ponto de vida ao invés disso.

Você pode fazer isso um número de vezes igual a seu modificador de Carisma (mínimo de 1) por descanso longo.

Constelação Cadente

Ao atingir o 20º nível, a energia d’O Guerreiro te impulsiona além. Escolha um ponto a até 1 milha de você. Durante 1 minuto você canaliza a força d’O Guerreiro para saltar aos céus, caindo em grande velocidade no ponto escolhido, não sofrendo dano de queda. Caso você colida com algum objeto ou estrutura que seja da sua categoria de tamanho ou menor, o objeto ou estrutura é destruído, desde que ele não seja mágico e não esteja sendo usado ou carregado por alguma criatura. Caso você colida com algum objeto ou estrutura de categoria de tamanho maior que a sua, o objeto ou estrutura sofre 20d10 de dano esmagador e você se posiciona no chão, dentro ou fora do objeto ou estrutura, de uma forma condizente com a situação.

Caso você colida com alguma criatura de até uma categoria de tamanho acima da sua, a criatura deve realizar uma salvaguarda de Força CD igual a CD de suas magias, sofrendo 10d10 de dano esmagador em uma falha e sendo empurrada para trás, 20 pés para longe de você, ficando Caída. Uma criatura Caída dessa forma deve usar todo o seu deslocamento para se levantar. Caso a criatura seja de duas categorias de tamanho acima da sua ou maior e falhe na salvaguarda, ela sofre 10d10 de dano esmagador e é empurrada para um espaço desocupado adjacente à você. Em um sucesso, a criatura sofre apenas metade do dano e é empurrada para um espaço desocupado adjacente à você.

Todas as criaturas que estejam em um raio de 30 pés do ponto que você caiu devem realizar uma salvaguarda de Força CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, uma criatura sofre 8d8 de dano esmagador e fica Caída. Uma criatura Caída dessa forma deve utilizar todo o seu deslocamento para se levantar. Em um sucesso, uma criatura sofre apenas metade do dano. Todos os objetos e estruturas que não estejam sendo usados ou carregados por alguma criatura, sofrem o dobro do dano.

Ao utilizar esta característica mais de 1 vez por descanso longo, você recebe 1 ponto de Exaustão cada vez que utilizá-la a partir da segunda vez.

Voto da Justiça

A verdadeira justiça deve ser implacável com aqueles que a transgridem, porém deve acolher os que mais necessitam dela. O Cruzado da Justiça valoriza a integridade acima de tudo, pregando a justiça por onde quer que passe. Quanto mais ele persegue a justiça, mais sua divindade se revela a ele, lhe agraciando com seu poder magistral. Os que cruzam o seu caminho recebem sua mão acolhedora ou sua espada implacável.

Juramento do Patrono

Ao escolher esse Voto no 1º nível, você deve se tornar um Devoto da Fênix, veja o Capítulo 8: Personalizando sua Personagem - Patronos e Seus Devotos para as regras gerais de patronos e para ver mais sobre as Crenças e Obrigações da Chama Imortal.

Caso você viole suas Obrigações e Restrições, você perde todas suas características concedidas por essa subclasse até completar um descanso longo. Caso você viole essas regras mais de uma vez no mesmo dia, você perde todas as características dessa subclasse até realizar uma Penitência.

Ascensão Divina

Além disso, no 1º nível, a Fênix da Justiça viu valor em você, lhe abençoando com uma centelha divina. Quando você ou um aliado que você possa ver matar uma criatura de um ND no mínimo 4 vezes menor que seu nível e que você tenha causado dano nesta ou na última rodada, você recebe 1 Ponto de Ascensão. Você pode acumular uma quantidade de Pontos iguais ao seu bônus de proficiência e eles duram até o seu próximo descanso longo.

Usando uma ação bônus, você canaliza o poder divino da Fênix, recebendo os benefícios abaixo por 1 minuto, baseado na quantidade de Pontos de Ascensão que você possui. Após 1 minuto, os Pontos de Ascensão retornam para 0.

  • 0 Pontos de Ascensão: você consegue identificar criaturas de alinhamento Mau que estejam a até 60 pés de você.
  • 1 Ponto de Ascensão: seus ataques com armas corpo a corpo recebem 5 pés de alcance adicional.
  • 2 Pontos de Ascensão: seus ataques com armas corpo a corpo criam um cone de 10 pés a partir do alvo atingido, causando seu modificador de Carisma de dano radiante à inimigos na área do cone.
  • 3 Pontos de Ascensão: uma vez por rodada, seu primeiro acerto com arma corpo a corpo causa 3d10 de dano radiante adicional.
  • 4 Pontos de Ascensão: você recebe metade do seu deslocamento de caminhada como deslocamento de voo adicional.
  • 5 Pontos de Ascensão: você pode realizar um ataque adicional em seu turno utilizando uma arma corpo a corpo.
  • 6 Pontos de Ascensão: todo dano causado por você se torna radiante e você ignora resistências a dano radiante. Além disso, Ínferos, Mortos-Vivos e Vastinatas passam a ter vulnerabilidade aos seus ataques que causam dano radiante.

Ao receber um benefício, você automaticamente recebe todos os anteriores à ele. Além disso, ao receber ou perder novos Pontos enquanto a característica estiver ativa, você recebe os benefícios referente à nova quantidade de Pontos que você tenha.

Você pode utilizar esta característica um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência por descanso longo.

Golpe Divino

No 2º nível, os transgressores sentirão o peso da justiça. Ao utilizar sua característica Golpe Punitivo, caso o alvo atingido tenha o alinhamento Mau, o dano de seu Golpe Punitivo aumenta em 1d8.

Além disso, todo o dano adicional causado por seu Golpe Punitivo se torna radiante.

Eflúvio: Explosão Radiante

Começando no 3º nível, você pode utilizar seu Eflúvio para prejudicar os injustos. Utilizando uma ação bônus, você pode invocar uma lâmina celestial em uma linha de 20 pés de comprimento por 3 pés de largura a partir de você. Inimigos na área da linha devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura sofre 3d6 de dano radiante e, até o final do seu próximo turno, ela tem seu deslocamento reduzido em 10 pés e fica com uma Marca da Justiça. Uma criatura com uma Marca da Justiça sofre seu bônus de proficiência de dano radiante adicional cada vez que sofrer dano. Em um sucesso, a criatura sofre apenas metade do dano.

O dano do seu Eflúvio aumenta em 1d6 e a duração da Marca da Justiça aumenta em 1 rodada para cada 2 Pontos de Ascensão que você tenha.

Bênção Celestial

Começando no 7º nível, a benevolência da Fênix flui através de você para salvar os dignos. Utilizando uma ação bônus, você e uma criatura que você possa ver a até 60 pés de você recuperam 3d8 pontos de vida e, até o final do seu próximo turno, ambos recebem 10 pés de deslocamento adicional.

Você pode usar esta característica um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência por descanso longo.

Lâmina de Fogo Estelar

No nível 11, você passa a controlar as chamas da justiça, aumentando seu próprio poder ou incinerando os indignos! Utilizando uma ação bônus, sua arma corpo a corpo é imbuída com chamas celestiais. Até o final do seu próximo turno, todos os seus ataques com essa arma causam 2d6 de dano radiante adicional e o dano da arma passa a ser mágico pela mesma duração. O dano radiante aumenta em 1d6 para cada 2 Pontos de Ascensão que você tenha. Você pode usar essa característica um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência por descanso longo.

Alternativamente, você pode utilizar uma ação e todos os seus Pontos de Ascensão para forçar uma criatura que você consiga ver a até 30 pés de você a realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, a criatura é tomada pelas chamas divinas e sofre 2d8 de dano radiante para cada Ponto de Ascensão que você tenha gasto, além de ficar Chamuscada, sofrendo 1d8 de dano ígneo no início de cada turno dela. Em um sucesso, a criatura sofre apenas metade do dano.

Sentença Divina

Ao alcançar o 15º nível, sua fé se manifesta para proteger os dignos, ao mesmo tempo que fere os cultuadores do mal. Utilizando uma ação, você ou um aliado que você possa ver a até 30 pés de você é envolto em uma energia celestial que o protege. Até o início do seu próximo turno, o alvo recebe imunidade a todos os tipos de dano e você fica limitado a somente se movimentar e falar pela mesma duração.

No início do seu próximo turno, a energia celestial se extirpa e todas as criaturas inimigas em um raio de 20 pés do alvo protegido devem realizar uma salvaguarda de Destreza CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, uma criatura sofre 10d8 de dano radiante e tem seu deslocamento reduzido pela metade até o final do próximo turno dela. Em um sucesso, uma criatura sofre apenas metade do dano.

Alternativamente, você pode usar sua reação para aplicar os efeitos dessa característica em você, caso você seja alvo de um ataque ou esteja na área de alguma magia ou efeito, ou então em um aliado que você possa ver a até 30 pés de você, caso ele seja alvo de um ataque ou esteja na área de alguma magia ou efeito.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual à metade do seu bônus de proficiência.

Aspecto da Justiça

Ao atingir o 20º nível, a Fênix te revela o Arauto da Justiça em Runeterra, se apresentando a você como ela realmente é, e sua mera presença te enche de poder. Se concentrando por 10 minutos, você consegue se conectar à Mihira, o Aspecto da Justiça, sendo agraciado pela revelação de sua face e recebendo parte de seu próprio poder. Durante 1 hora, você recebe imunidade a dano radiante e ígneo e um par de asas celestiais que lhe dão 60 pés de deslocamento de voo. Além disso, você recebe 60 pés de Visão Verdadeira e consegue saber o alinhamento de todas as criaturas que você consiga ver dentro deste alcance.

Adicionalmente, pela duração, todos os seus ataques com armas corpo a corpo contra criaturas de alinhamento Mau, são feitos com vantagem e essas criaturas têm desvantagem ao te atacar, além de você possuir vantagem em testes e salvaguardas contra magias e efeitos mágicos dessas criaturas.

Você pode utilizar esta característica uma vez por descanso longo.

Voto de Nagacáburos

O fluxo do universo e da vida, quando seguidos corretamente, revelam a grandiosidade da Mãe Serpente. O Cruzado de Nagacáburos sabe que o movimento jamais pode ser interrompido, seja para o bem ou para o mal. Pessoas nascem, vivem, morrem. Mesmo após a morte, este Cruzado sabe que o movimento não parou, apenas mudou de forma.

Juramento do Patrono

Ao escolher esse Voto no 1º nível, você deve se tornar um Devoto da Mulher Barbada, veja o Capítulo 8: Personalizando sua Personagem - Patronos e Seus Devotos para as regras gerais de patronos e para ver mais sobre as Crenças e Obrigações da Mulher Barbada.

Caso você viole suas Obrigações e Restrições, você perde todas suas características concedidas por essa subclasse até completar um descanso longo. Caso você viole essas regras mais de uma vez no mesmo dia, você perde todas as características dessa subclasse até realizar uma Penitência.

Bênção do Espírito

Além disso, no 1º nível, qualquer interrupção do movimento é percebida por você. Utilizando uma ação, você percebe a presença de Mortos-Vivos a até 120 pés de você por 1 minuto. Você também pode perceber qualquer maneira de estagnação de um espírito, como alvos da magia imobilizar pessoa. Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma por descanso longo.

Adicionalmente, você deve definir uma arma corpo a corpo que você possua para que ela se torne um Ídolo Espiritual da Mãe Serpente. Esse Ídolo se torna seu Símbolo Sagrado.

Golpe Etéreo

No 2º nível, sua espiritualidade queima a carne profanada. Ao utilizar sua característica Golpe Punitivo, caso o alvo atingido seja um Morto-Vivo, o dano de seu Golpe Punitivo aumenta em 1d8.

Além disso, todo o dano adicional causado por seu Golpe Punitivo se torna radiante.

Eflúvio: Receptáculo Etéreo

Começando no 3º nível, você pode utilizar seu Eflúvio para convocar o poder da Mãe Serpente para lhe auxiliar. Utilizando uma ação bônus, você pode criar manifestações espirituais como Receptáculos do poder de Nagacáburos em um espaço desocupado a até 15 pés de você. Cada Receptáculo possui 10 de CA, 10 pontos de vida e são considerados como Objetos. Receptáculos permanecem em um local durante 1 hora, até que sejam destruídos ou caso você se afaste 40 pés dele. Você pode criar um número de Receptáculos igual ao seu bônus de proficiência por vez.

Quando utilizar a característica Golpe Punitivo, caso tenha um Receptáculo a até 10 pés de seu alvo, o Receptáculo irá tentar atingir o alvo de seu ataque. Ele deve fazer uma jogada de ataque utilizando seu modificador de ataque para magias. Caso acerte, o alvo sofre 1d8 de dano radiante. Você pode utilizar seus Poderes Rúnicos, Aprimoramentos ou características dessa classe através desse Receptáculo.

Alternativamente, quando uma criatura ficar a até 10 pés do Receptáculo e sair desse alcance, você pode utilizar sua reação para que todos os Receptáculos a até 10 pés do alvo realizem um Ataque de Oportunidade contra a criatura.

Expulsar e Destruir Mortos-Vivos

Começando no 7º nível, você é capaz de iniciar o movimento mesmo naqueles que o interromperam. Utilizando uma ação, você ergue o seu Ídolo Espiritual e cada Morto-Vivo que puder ver ou ouvir você em um raio de 30 pés a partir de você deve fazer uma salvaguarda de Sabedoria CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, a criatura está expulsa por 1 minuto ou até sofrer algum dano. Uma criatura expulsa deve usar seu turno para fugir da melhor forma possível e de forma alguma pode aproximar-se a mais de 30 pés de você por vontade própria. Ela também não pode usar reações, podendo usar somente a ação de Disparar ou tentar escapar de um efeito que a impeça de se mover. Se não há lugar para ir, a criatura pode usar a ação de Esquivar.

Quando um Morto-Vivo falhar nessa salvaguarda, ele é instantaneamente destruído caso o Nível de Desafio dele for menor ou igual ao valor da tabela Destruir Mortos-Vivos, de acordo com seu nível de Cruzado.

Você pode usar essa característica duas vezes por descanso curto ou longo, e, a partir do 18º nível de Cruzado, três vezes.

Destruir Mortos-Vivos
Nível de Cruzado Destrói Mortos-Vivos de ND
1 ou menor
10º 2 ou menor
13º 3 ou menor
16º 4 ou menor
19º 5 ou menor

Golpe de Tentáculo

No nível 11, a Mulher Barbada vem ao seu auxílio, se manifestando com uma ínfima parte de seu poder. Utilizando uma ação de Ataque, você conjura um tentáculo da Mãe Serpente em uma linha de 15 pés a partir de você. Cada criatura nessa linha deve realizar uma salvaguarda de Destreza CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 3d8 + seu modificador de Carisma como dano radiante. Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma (mínimo de 1) por descanso curto ou longo.

No 12º nível, esse dano aumenta para 3d10 e Mortos-Vivos possuem desvantagem na salvaguarda. No 18º nível o dano aumenta para 3d12 e o alcance aumenta para 30 pés.

Salto de Fé

Ao alcançar o 15º nível, Nagacáburos percebe seu comprometimento com o movimento, lhe presenteando com parte de seu próprio poder. Você usa uma ação para saltar no ar e golpear o chão aos seus pés, utilizando o poder de seu Ídolo Espiritual para criar um número de Receptáculos Etéreos igual ao seu bônus de proficiência a até 30 pés de você. Receptáculos criados dessa maneira desaparecem ao final de 1 minuto.

Você pode utilizar essa característica uma vez por descanso longo.

Teste de Espírito

Ao atingir o 20º nível, o julgamento chega para os inertes! Utilizando uma ação bônus, você pode realizar um ataque mágico à distância para puxar o espírito de uma criatura a até 15 pés de você. Caso atinja, você cria uma cópia espiritual da criatura atingida que fica a 5 pés de você. Essa cópia possui a mesma quantidade de pontos de vida atuais que seu respectivo dono e o dono do espírito sofre metade de todo dano causado em seu espírito.

Caso você possua um Receptáculo Etéreo a até 10 pés da cópia do espírito no momento de sua criação, o Receptáculo irá causar dano em seu alvo. Você pode criar apenas uma cópia por vez.

Caso a criatura se afaste a mais de 30 pés do espírito, ele se dissipa. Caso isso aconteça, a criatura possui seu deslocamento reduzido em 10 pés até o final do próximo turno da criatura. Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma (mínimo de 1) por descanso longo.

Voto Prateado

Poucos são os que conseguem sobreviver à ameaça vastinata, menos ainda são aqueles que o enfrentam. O Cruzado Prateado parte, sem medo, para cima do inimigo silencioso, que vem castigando Runeterra há gerações. Ele entende que, apesar de todos os inimigos, nenhum se iguala ao Vazio. Esse sim, é um oponente que merece ser extirpado da face do planeta.

Magias de Voto Prateado
Nível de Cruzado Magias
auxílio, raio guiador
passo nebuloso, raio lunar
clarividência, indetectável
13º banimento, invisibilidade maior
17º consagrar, despistar

Juramento do Patrono

Ao escolher esse Voto no 1º nível, você deve se tornar um Devoto da Irmã Prateada, veja o Capítulo 8: Personalizando sua Personagem - Patronos e Seus Devotos para as regras gerais de patronos e para ver mais sobre as Crenças e Obrigações da Irmã Prateada.

Caso você viole suas Obrigações e Restrições, você perde todas suas características concedidas por essa subclasse até completar um descanso longo. Caso você viole essas regras mais de uma vez no mesmo dia, você perde todas as características dessa subclasse até realizar uma Penitência.

Bênção Lunar

Além disso, no 1º nível, a lua te abençoa de diversas maneiras diferentes dependendo de sua fase. Dependendo da fase da lua, você recebe um dos seguintes efeitos:

Lua Nova. A Lua Nova representa a vida e o renascimento. Enquanto no período dessa fase da lua, desde que você não tenha usado seu deslocamento nessa rodada, você pode utilizar uma ação bônus para ficar Invisível pelo próximo minuto, ao fazer isso, você e todos seus pertences desaparecem. Realizar ou receber um ataque, sofrer dano, conjurar uma magia, se mover mais do que metade de seu deslocamento ou falar encerram essa condição. Caso esteja sob a luz dessa fase da lua, você pode adicionar seu bônus de proficiência em testes de Furtividade.

Lua Crescente. A fase Crescente da Lua de Prata representa a época de caçadas. Enquanto no período dessa fase da lua, você adiciona metade de seu modificador de Carisma (mínimo de 1) a sua CA e possui vantagem em jogadas de ataque contra criaturas que ainda não tenham agido no combate. Caso esteja sob a luz dessa fase da lua, seus ataques com arma causam dano adicional igual ao seu modificador de ataque de magia.

Lua Cheia. A Lua Cheia representa a época do amor e da loucura. Enquanto no período dessa fase da lua, ao ser alvo de um ataque você pode usar sua reação para forçar a criatura atacante a realizar uma salvaguarda de Sabedoria CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, o ataque falha e a criatura tem que se mover 10 pés em linha reta em uma direção à sua escolha. Caso esteja sob a luz dessa fase da lua, você recebe resistência à dano radiante e vantagem em salvaguardas contra efeitos que te deixariam Enfeitiçado.

Lua Minguante. A fase Minguante da Lua de Prata representa a magia natural. Enquanto no período dessa fase da lua, você recebe proficiência com Arcanismo, caso já possua proficiência nessa perícia você recebe vantagem em seus testes de Arcanismo. Caso esteja sob a luz dessa fase da lua, suas magias adicionam metade de seu modificador de Carisma em suas jogadas de dano e CD.

Golpe Lunar

No 2º nível, a sagrada luz prateada pune as aberrações advindas de planos deturpados. Ao utilizar sua característica Golpe Punitivo, caso o alvo atingido seja um vastinata, o dano de seu Golpe Punitivo aumenta em 1d8.

Além disso, todo o dano adicional causado por seu Golpe Punitivo se torna radiante.

Eflúvio: Manobras Lunares

Começando no 3º nível, você pode utilizar seu Eflúvio para realizar uma manobra lunar. Toda manobra utiliza uma ação bônus para ser utilizada, a não ser que ela diga o contrário. Você pode utilizar a manobra Colapso Minguante ou a manobra da fase da lua que você esteja.

Colapso Minguante

Você aprende a utilizar a energia da lua para deixar seus inimigos sob seus pés. Ao utilizar essa manobra você pode criar uma área mágica de 15 pés ao seu redor, cada criatura hostil dentro dessa área deve realizar uma salvaguarda de Força. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 1d6 de dano radiante e é puxada para ficar a 5 pés de você, caso duas criaturas puxadas venham da mesma direção elas sofrem 1d6 de dano contundente adicional e ficam Caídas. Em um sucesso, a criatura sofre apenas metade do dano.

Lua Nova: Valsa Prateada

Você se desliga do resto do mundo e se concentra numa bela dança para a Lua. Ao utilizar essa manobra, você recebe 10 pés de deslocamento adicional e recebe +2 em sua CA. Além disso, enquanto estiver se movendo dessa maneira, você não provocará ataques de oportunidade. A valsa termina após 1 minuto ou até que você seja atingido. Caso esteja sob a luz da Lua Nova, você recebe 30 pés de deslocamento ao invés de 10.

Lua Crescente: Zênite Lunar

Você se torna a encarnação viva da lua vingativa, avançando contra um inimigo. Utilizando uma ação bônus você pode se mover para ficar adjacente à uma criatura a até 20 pés de você, ao se mover dessa maneira seu próximo ataque causará um dano adicional igual ao seu bônus de proficiência, se mover dessa maneira não provoca ataques de oportunidade. Quando você atingir o 9º nível, ao atingir uma criatura marcada pela característica Plenilúnio você detona a marca e pode utilizar essa Manobra Lunar novamente nesse turno na mesma ação bônus. Caso esteja sob a luz da Lua Crescente, o dano adicional desse ataque é dobrado.

Lua Cheia: Luz Perene

Você aprende a se mover de maneira graciosa. Ao se mover pelo menos 15 pés, você pode utilizar essa manobra para receber um bônus em seu próximo ataque igual a 1d6 + seu bônus de proficiência de dano radiante. Uma criatura atingida deve realizar uma salvaguarda de Sabedoria. Em uma falha, uma criatura afetada fica Enfeitiçada por você pelo próximo minuto, esse efeito se encerra se a criatura for atingida. Essa criatura pode repetir a salvaguarda no começo de cada um de seus turnos. Caso esteja sob a luz da Lua Cheia, você recebe um bônus na sua CA igual ao seu modificador de Carisma pela duração.

Lua Minguante: Magia da Lua

Você aprende a canalizar e armazenar a luz da lua para utilizá-la posteriormente. Ao utilizar uma magia que cause dano você pode utilizar essa manobra para adicionar metade de seu bônus de proficiência em d6 como dano radiante ao dano da magia, esse dano só é causado uma vez por magia conjurada. Alternativamente, você pode adicionar metade de seu bônus de proficiência à CD de uma magia. Caso esteja sob a luz da Lua Minguante, o dano adicional se torna 2d6 ao invés de 1d6 e você passa a adicionar seu bônus de proficiência a CD de uma magia.

Plenilúnio

Começando no 7º nível, a lua lhe mostra a forma de marcar e castigar os impuros. Ao causar dano radiante em uma criatura, você a marca pelo próximo minuto. Ao causar dano radiante novamente em uma criatura marcada, a marca de Plenilúnio detona e causa seu bônus de proficiência em d6 como dano radiante adicional. Não há limites para criaturas marcadas por vez, porém ao detonar uma marca em uma criatura todas as outras perdem suas marcas. Caso você atinja mais de uma criatura marcada em um único ataque ou efeito causando dano radiante, você escolhe apenas uma criatura para que a marca dela seja detonada.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma (mínimo de 1) por descanso longo.

Golpe Crescente

No nível 11, a Irmã externa seu feixe argênteo através de você. Você pode utilizar uma ação para fazer um disparo de energia lunar em uma linha de 20 pés iniciado a partir de você. Cada criatura nessa área deve realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, uma criatura afetada sofre seu bônus de proficiência em d6 como dano radiante e, caso a criatura já possua a marca de Plenilúnio, essa marca será detonada e uma nova se formará no lugar. Em um sucesso, a criatura é marcada pela sua característica Plenilúnio.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma (mínimo de 1) por descanso longo.

Cascata Lívida

Ao alcançar o 15º nível, o astro que abençoa o céu durante à noite se manifesta ao seu redor. Você pode utilizar uma ação bônus para criar três esferas orbitantes a 5 pés de você que detonam ao entrar em contato com uma criatura hostil. Estas esferas o rodeiam ocupando um espaço ao seu redor, apenas uma esfera pode ocupar um espaço por vez, cada esfera possui 50 cm de diâmetro e no início de cada um de seus turnos elas se movem 5 pés ao seu redor no sentido anti-horário, elas possuem a duração de 1 minuto e se movem junto com você.

Cada criatura hostil que entrar em contato com uma esfera deve realizar uma salvaguarda de Constituição, em uma falha a esfera explode e a criatura sofre 2d6 de dano radiante. Uma criatura só pode ser atingida por uma esfera por turno. Cada esfera que explodir lhe concede pontos de vida temporários igual ao dano causado, pontos de vida temporários recebidos dessa maneira podem se acumular. Caso as três esferas explodam, você recebe resistência a dano radiante pelo próximo minuto. Você pode desativar essa característica prematuramente (não requer ação) e você não pode utilizar essa característica novamente caso você tenha ao menos uma esfera ativa.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma (mínimo de 1) por descanso longo.

Purificação de Prata

Ao atingir o 20º nível, você canaliza a energia da própria Irmã Prateada, podendo se transformar em um avatar da Lua. Utilizando uma ação, você se transforma em uma criatura feita puramente da luz da lua pelo próximo minuto. Você e seu equipamento ficam flutuando dentro dessa forma, completamente visíveis, porém possui cobertura total. Essa forma possui as seguintes características:

  • A criatura possui 30d8 pontos de vida. Quando você reverte a sua forma original, você retorna ao número de pontos de vida que tinha antes de se transformar. Porém, se você reverter como resultado de ter caído a 0 pontos de vida, todo o dano excedente será transferido para a sua forma original. Por exemplo, se você sofrer 10 pontos de dano na forma lunar e tiver apenas 1 ponto de vida restante, você reverte a sua forma original e sofre 9 de dano. Contanto que o dano excedente não reduza você a 0 pontos de vida, você não cairá Inconsciente.
  • A criatura é Enorme;
  • A criatura possui a mesma CA que você, adicionando seu modificador de Carisma à CA;
  • Você adiciona seu modificador de Carisma às jogadas de ataque, dano e à CD de suas magias;
  • Ao se transformar, você cria uma réplica luminescente de uma arma corpo a corpo que você possua, a réplica possui 20 pés de alcance, você pode adicionar seu bônus de proficiência ao dano da arma e todo o dano causado por ela é considerado dano radiante. Alternativamente, você pode realizar um ataque desarmado num alcance de 15 pés, esse ataque causa 4d8 de dano radiante e você utiliza seu modificador de Carisma para as jogadas de ataque e dano com esse ataque;

No momento em que você se transforma, você purifica uma área de 200 pés ao seu redor afetada pela corrupção do Vazio, vastinatas de ND 10 ou menor devem realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, um vastinata afetado sofre 10d6 de dano lunar. Caso o vastinata afetado esteja com menos de 250 pontos de sua vida, ele é automaticamente destruído. Você pode utilizar essa característica uma vez a cada 7 dias.

Voto do Protetor

O chamado de socorro ignorado por muitos, não é ignorado pelo Cruzado Protetor. Avançando em meio a campos de batalhas, adversidades ou flagelos, sua mão é sempre estendida para aqueles que necessitam de sua ajuda. Sua divindade reconhece nele o altruísmo ímpar e a determinação para se colocar no lugar do próximo, atuando como o escudo de sua fé.

Juramento do Patrono

Ao escolher esse Voto no 1º nível, você deve se tornar um Devoto do Protetor, veja o Capítulo 8: Personalizando sua Personagem - Patronos e Seus Devotos para as regras gerais de patronos e para ver mais sobre as Crenças e Obrigações do Protetor.

Caso você viole suas Obrigações e Restrições, você perde todas suas características concedidas por essa subclasse até completar um descanso longo. Caso você viole essas regras mais de uma vez no mesmo dia, você perde todas as características dessa subclasse até realizar uma Penitência.

Bastião

Além disso, no 1º nível, você se torna um bastião de proteção da vida e da beleza de Runeterra. Você pode utilizar sua ação bônus para conjurar um escudo cristalino ao seu redor e ao redor de um aliado a até 30 pés de você que dura pelo próximo minuto. Esse escudo concede 2d6 pontos de vida temporários e ele perde seu efeito caso você termine seu turno a mais de 60 pés de seu aliado. Apenas um aliado além de você mesmo pode ser protegido por essa característica por vez.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência por descanso longo.

Os pontos de vida temporários concedidos por esse escudo aumentam conforme você sobe de nível nessa classe, aumentando para 3d8 no 7º nível, 4d10 no 13º e 5d12 no 19º.

Golpe de Misericórdia

No 2º nível, sua esperança se materializa de forma ofensiva. Ao utilizar sua característica Golpe Punitivo, caso o alvo atingido seja de um alinhamento maligno, o dano de seu Golpe Punitivo aumenta em 1d8.

Além disso, todo o dano adicional causado por seu Golpe Punitivo se torna radiante.

Eflúvio: Proteção Inabalável

Começando no 3º nível, você pode utilizar seu Eflúvio para aumentar a resiliência de seus aliados. Ao utilizar sua característica Bastião, você pode utilizar seu Eflúvio para conceder ao alvo resistência a danos físicos enquanto a criatura possuir pontos de vida temporários concedidos por sua característica Bastião.

Alternativamente, quando um aliado afetado por sua característica Bastião for alvo de um ataque, você pode utilizar seu Eflúvio para concedê-lo esse benefício.

Fulgor Estelar

Começando no 7º nível, você é capaz de canalizar a essência da proteção para recuperar as forças de seus aliados. Utilizando uma ação ou uma reação, quando você ou um aliado aliado que você possa ver a até 10 pés de você ou de um aliado afetado por Bastião for alvo de um ataque, você e todos seus aliados a até 10 pés de você recuperam 3d8 + seu nível de Cruzado em pontos de vida. Além disso, seu aliado afetado por Bastião e todas as criaturas aliadas a até 10 pés dele também recebem esse efeito.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência por descanso curto ou longo. Os pontos de vida concedidos por essa característica aumentam conforme você sobe de nível nessa classe, aumentando para 4d10 no 13º e 5d12 no 19º.

Deslumbrar

No nível 11, você dispara um feixe de luz celestial que atordoa os inimigos em sua área. Utilizando uma ação bônus, cada criatura hostil em uma linha de 15 pés de comprimento por 5 pés de largura iniciada em você deve realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, uma criatura afetada fica Atordoada pelo próximo minuto. Uma criatura Atordoada dessa maneira pode repetir a salvaguarda no início de cada um dos seus turnos para encerrar esse efeito.

Além disso, cada criatura hostil em uma linha de 15 pés de comprimento por 5 pés de largura iniciada em um aliado afetado por sua característica Bastião também deve realizar essa salvaguarda para resistir ao efeito desta característica.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual a metade de seu bônus de proficiência por descanso longo.

Resplendor Cósmico

Ao alcançar o 15º nível, você faz pulsar energia cósmica em aliados próximos. Utilizando uma ação, você canaliza a energia do Protetor para si em um raio de 15 pés ao seu redor. Com isso, você e todos os aliados nessa área ficam imunes a todos os tipos de danos (exceto danos verdadeiros) até o início de seu próximo turno.

Além disso, aliados em uma área de 15 pés de um aliado afetado por sua característica Bastião também recebem os efeitos dessa característica.

Você pode utilizar essa característica um número de vezes igual a metade de seu bônus de proficiência por descanso longo.

Proteger a Vida

Ao atingir o 20º nível, você é capaz de proteger não apenas um aliado, mas todos aqueles que forem necessários. Utilizando uma ação, você invoca a proteção máxima de seu Patrono, fazendo com que todas as criaturas com um alinhamento não-mau num raio de 60 pés de você recebam imunidade a todas as condições, danos, doenças e venenos até o início de seu próximo turno. Caso essas criaturas estejam sendo afetadas por alguma condição, doença ou veneno, os efeitos são encerrados sobre elas. Além disso, aliados nessa área recuperam 750 pontos de vida distribuídos igualmente entre eles.

Você pode utilizar essa característica uma vez por descanso longo.

Voto da Sepultura

Há mais de um milênio atrás, existia uma ordem monástica no coração das Ilhas das Bênçãos, conhecida como a Irmandade do Crepúsculo. Seus ensinamentos se perderam por muitos séculos, porém, com o passar dos anos e com os saques realizados nas Ilhas das Sombras, pergaminhos antigos passaram a circular novamente por Runeterra, ensinado o dever sagrado de conduzir as almas para que elas não se percam em suas jornadas.

Juramento da Irmandade

Ao escolher esse Voto no 1º nível, você deve seguir o juramento da Irmandade do Crepúsculo, lhe concedendo dons sobrenaturais enquanto você manter sua palavra. Você deve carregar uma espada como símbolo de seu dever de conduzir ritos fúnebres que garantem que as almas não se percam em suas jornadas. Você também deve carregar em seu pescoço um frasco de água benta. Essa água, chamada de Lágrima da Vida, representa o seu dever de curar os vivos.

Caso você deixe de carregar um destes pertences, você perde todas suas características concedidas por essa subclasse até voltar a utilizá-los ou conseguir um substituto para eles. Estes pertences podem ser utilizados como um Símbolo Sagrado para você.

Conhecimento Oculto

Além disso, no 1º nível, você conseguiu acesso a um costume tão antigo que era tido como perdido pelo tempo. Você pode falar o idioma Espiritual e você possui o truque poupar os moribundos. Adicionalmente, desde que você tenha acesso aos restos mortais de uma criatura, você pode realizar um ritual de 10 minutos, não podendo se afastar dos restos mortais até o final do ritual. Ao final desse período, você contacta a alma dessa criatura, fazendo com que ela apareça flutuando acima dos restos mortais da criatura em que você realizou o ritual.

Essa alma fica presente por até 5 minutos e pode se comunicar nos idiomas que a criatura possuía em vida. Você pode fazer até 2 perguntas para essa criatura. As respostas normalmente são breves, enigmáticas ou repetitivas e o espírito não está sob nenhuma compulsão que o obrigue a responder ou mesmo falar a verdade.

Golpe da Névoa

No 2º nível, a essência das almas se perpetua em seus golpes. Ao utilizar sua característica Golpe Punitivo, caso o alvo atingido seja um espírito, o dano de seu Golpe Punitivo aumenta em 1d8.

Além disso, todo o dano adicional causado por seu Golpe Punitivo se torna necrótico.

Eflúvio: Pastor de Almas

Começando no 3º nível, você pode utilizar seu Eflúvio para dar um corpo temporário para as almas que estejam dispostas a lhe ajudar. Utilizando uma ação, você pode invocar um número de Andarilhos igual ao seu bônus de proficiência em um espaço desocupado que possa ver em até 60 pés. O Andarilho age no fim de seu turno e dura por até 10 minutos ou até que ele seja reduzido a 0 pontos de vida. Após isso, o corpo se decompõe.

Andarilho
Morto-Vivo Pequeno, imparcial
Classe de Armadura: 10 + seu bônus de proficiência (armadura natural)
Pontos de Vida: 5 multiplicado pelo seu nível de Cruzado
Movimento: 30 pés
FOR
14 (+2)
DES
14 (+2)
CON
16 (+3)
INT
6 (-2)
SAB
8 (-1)
CAR
5 (-3)
Vulnerabilidade a Dano: Radiante
Resistência a Dano: Necrótico, Venenoso
Imunidade a Condição: Envenenado, Exaustão, Intoxicado, Sangramento
Sentidos: Percepção Passiva 9, Visão no Escuro 60 pés
Idiomas: Compreende Espiritual e um idioma que você possua
Nível de Desafio: -
Bônus de Proficiencia: Igual ao seu bônus
Fortitude da Morte. Caso o Andarilho sofra dano que o reduza a 0 pontos de vida, ele deve realizar uma salvaguarda de Constituição CD 5 + o dano sofrido, a menos que o dano seja radiante ou de um acerto crítico. Em um sucesso, o Andarilho fica com 1 ponto de vida ao invés disso.
Ações
Pancada. Arma de Combate Corpo a Corpo: seu modificador de ataque de magia para atingir, alcance 5 pés, um alvo. Acerto: 1d8 + 2 de dano contundente.

Névoa dos Lamentos

Começando no 7º nível, você aprende a marcar o espírito e corpo dos seus inimigos. Utilizando uma ação, você pode arremessar um glóbulo de névoa em um ponto que você possa ver a até 25 pés de você. Criaturas em um cone de 15 pés iniciado no ponto escolhido devem realizar uma salvaguarda de Constituição CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 5d6 + seu modificador de Carisma de dano necrótico e fica marcada pelo próximo minuto. Uma criatura marcada dessa maneira pode repetir a salvaguarda no final de cada um de seus turnos, encerrando esse efeito em um sucesso.

Você e seus aliados possuem vantagem em jogadas de ataque contra uma criatura marcada por essa característica. Você pode usar essa característica um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência por descanso longo.

Investidura dos Mortos

No nível 11, os atalhos para o plano da morte lhe são descobertos. Para cada 10 anos que se passarem, seu corpo envelhece apenas 1. Adicionalmente, utilizando uma ação, você pode canalizar a força do Reino dos Mortos para protegê-lo e ampliar seu poder destrutivo pelo próximo minuto. Ao fazer isso, você recebe os seguintes benefícios:

  • Você recebe imunidade a dano necrótico;
  • Quando uma criatura falhar na salvaguarda de sua característica Névoa dos Lamentos, ela tem seu deslocamento reduzido pela metade até o final do próximo turno dela;
  • Pela duração, seu rosto é coberto por uma névoa sombria, fazendo com que criaturas que possam vê-lo a até devam realizar uma salvaguarda de Sabedoria CD igual a CD de suas magias. Em uma falha, elas ficam Amedrontadas por você enquanto seu rosto estiver coberto de névoa. Uma criatura Amedrontada dessa maneira pode repetir a salvaguarda no final de cada um de seus turnos, encerrando essa condição em um sucesso.

Você pode invocar o poder do Reino dos Mortos uma vez por descanso curto ou longo.

Jardim de Almas

Ao alcançar o 15º nível, a energia mortal do mundo dos mortos se externa através de você. Utilizando uma ação bônus, você cria uma aura de 15 pés de raio ao seu redor pelo próximo minuto. Pela duração, essa área é considerada terreno difícil para outras criaturas que não sejam você ou seus Andarilhos.

Adicionalmente, enquanto a aura estiver ativa, você pode utilizar uma ação bônus ou sua reação, quando for alvo de um ataque, para trocar magicamente de lugar com um Andarilho que esteja dentro dessa aura.

Presságio da Morte

Ao atingir o 20º nível, você resgata o espírito de alguém para colocá-lo em uma imitação da vida. Quando você utilizar seu Eflúvio: Pastor de Almas, você pode criar uma cópia perfeita de uma criatura disposta a até 30 pés de você. Ao fazer isso, um dos Andarilhos invocados passa a possuir a aparência e tamanho exatos da criatura copiada. Caso a criatura que se dispôs morra antes do Andarilho que possui sua aparência, a alma da criatura copiada é transferida para o corpo do Andarilho que a copiou.

Caso isso ocorra, a criatura transfere todas as suas estatísticas para o novo corpo, como seus traços de origem, características de classe, runas, etc. O novo corpo mantém os pontos de vida atuais do Andarilho ao invés da vida máxima da criatura copiada.

Você pode utilizar essa característica uma vez a cada 7 dias.