From Playtest

Multiclasse


Multiclasse permite que você ganhe níveis em múltiplas classes. Fazer isso, permite que você misture as habilidades dessas classes para conceber um conceito de personagem que poderia não ser refletido em uma das opções de classe padrão. Com essa regra, você tem a opção de ganhar um nível em uma nova classe sempre que você avançar de nível, ao invés de ganhar um nível da sua classe atual. Seus níveis em todas as classes são somados para determinar seu nível de personagem.

Por exemplo, se você tiver três níveis de Arcano e dois de Combatente, você será um personagem de 5º nível. À medida que você avança de nível, você pode permanecer, primariamente, um membro da sua classe original, com alguns níveis em outra classe, ou você pode mudar de curso completamente, nunca mais evoluindo a classe que você deixou pra trás.

Você pode, até mesmo, começar a progredir em uma terceira ou quarta classe. Comparando com um personagem de única classe do mesmo nível, você sacrificou parte do seu foco em troca de versatilidade. Você só recebe o equipamento inicial da sua primeira classe.

Pré-Requisitos

Para se qualificar para uma nova classe, você deve atender aos pré-requisitos de valor de atributo tanto para sua classe atual, quanto para a nova classe, como mostrado na tabela Pré-Requisitos de Multiclasse. Por exemplo, um Bruto que decida fazer multiclasse com a classe Acólito, deve ter ambos os valores de Força e Sabedoria 13 ou maior. Sem o treinamento completo que um personagem inicial recebe, você deve ter um estudo rápido da sua nova classe, tendo uma aptidão natural que é refletida por um valor de atributo maior que a média.

Pré-Requisitos de Multiclasse
Classe Valor de Atributo Mínimo
Acólito Sabedoria 13
Arcanista Carisma 13
Atirador Destreza 13
Bruto Força 13
Caçador Destreza 13 e Sabedoria 13
Combatente Força 13 ou Destreza 13
Cruzado Força 13 e Carisma 13
Espreitador Destreza 13
Mago Inteligência 13
Monasta Sabedoria 13
Ninja Sabedoria 13
Pugilista Força 13 ou Destreza 13 e Constituição 13
Tecmaturgo Inteligência 13
Trovador Carisma 13
Xamã Sabedoria 13

Pontos de Experiência

Os pontos de experiência necessários para ganhar um nível sempre será baseado no seu nível de personagem total, como mostrado na tabela Avanço de Personagem, no Capítulo 1, não no seu nível em uma classe em particular. Portanto, se você for um Acólito 6/ Combatente 1, você deve ganhar XP suficiente para alcançar o 8º nível, antes de poder adquirir seu segundo nível como Combatente ou seu sétimo nível como Acólito.

Pontos de Vida e Dados de Vida

Você ganha os pontos de vida da sua nova classe como descrito para níveis após o 1º. Você ganha os pontos de vida de 1º nível de uma classe apenas quando você for um personagem de 1º nível. Você adiciona os Dados de Vida concedidos por todas as suas classes, juntos, para formar seu poço de Dados de Vida. Se os Dados de Vida forem de mesmo tipo, você pode, simplesmente, colocá-los juntos. Por exemplo, tanto o Combatente quanto o Caçador tem um d10, portanto, se você for um Combatente 5/ Caçador 5, você terá dez d10 Dados de Vida. Se suas classes tiverem Dados de Vida de tipos diferentes, monitore-os separadamente. Se você fosse um Caçador 5/ Acólito 5, por exemplo, você teria cinco d10 Dados de Vida e cinco d8 Dados de Vida.

Bônus de Proficiência

Seu bônus de proficiência sempre será baseado no seu nível de personagem total, como mostrado na tabela Avanço de Personagem, no Capítulo 1, não no seu nível de uma classe em particular. Por exemplo, se você for um Combatente 3/ Mercurial 2, você terá bônus de proficiência de um personagem de 5º nível, o que seria +3.

Proficiências

Quando você ganha um nível em uma classe diferente da sua primeira, você ganha apenas algumas das proficiências iniciais da classe, como mostrado na tabela Proficiências de Multiclasse.

Proficiências de Multiclasse
Classe Proficiência Adquirida
Acólito Armaduras leve e médias, escudos
Arcanista -
Atirador Armas simples e de fogo, cimitarras, espadas curtas, Ofício de Armeiro
Bruto Escudos leves e médios, armas simples, armas marciais
Caçador Armaduras leves e médias, escudos, armas simples e marciais, uma perícia da lista de perícias da classe
Combatente Armaduras leves e médias, escudos, armas simples e marciais
Cruzado Armaduras leves e médias, escudos, armas simples e marciais
Espreitador Armaduras leves, uma perícia da lista de perícias da classe, Ofício de Chaveiro
Mago -
Monasta Armas simples, espadas curtas
Ninja Armas simples, armas marciais a distância, chicotes, espadas curtas e longas, glaive, katar
Pugilista Armaduras leves, armas simples, armas improvisadas
Tecmaturgo Armas simples, bestas de mão e bestas pesadas, Ofício de Inventor e um Ofício de Artesão, Tecnologia e uma perícia da lista de perícias da classe
Trovador Armaduras leves, uma perícia de sua escolha, ofício com um instrumento musical de sua escolha
Xamã Armaduras leves e médias, escudos

Características de Classe

Quando você ganha um novo nível em uma classe, você adquire suas características daquele nível. Algumas características, no entanto, possuem regras adicionais quando você faz multiclasse: Ataque Extra, Defesa sem Armadura e Conjuração.

Ataque Extra

Se você ganhar a característica de classe Ataque Extra de mais de uma classe, as características não se somam. Você não poderá fazer mais de dois ataques com essa característica, a não ser que esteja especificado que você pode (como na versão de Combatente de Ataque Extra).

Defesa Aprimorada

Bônus advindos de características que concedem bônus em sua CA por Defesa Aprimorada não se somam, ao invés disso, você recebe apenas o bônus mais alto ou escolherá entre as opções que estão disponíveis para você.

Defesa sem Armadura

Se você receber a característica Defesa sem Armadura de outra Classe, você deverá escolher entre uma delas.

Conjuração

Conjurador de Multiclasse
Nível de Conjurador Pontos de Mana
4
6
10
12
18
20
20
22
26
10º 30
11º 34
12º 38
13º 40
14º 40
15º 42
16º 48
17º 50
18º 54
19º 56
20º 60

Sua capacidade de conjuração depende, parcialmente, da combinação de níveis em todas as suas classes conjuradoras e, parcialmente, no nível individual dessas classes. Uma vez que você tenha a característica Conjuração de mais de uma classe, use as regras abaixo. Se você for multiclasse, mas tiver a característica Conjuração apenas em uma classe, você segue as regras descritas na classe.

Magias Conhecidas e Preparadas. Você determina quais magias você conhece e quais pode preparar de cada classe individualmente, como se você fosse um membro de uma única dessas classe. Se você for um Trovador 4/Mago 3, por exemplo, você conhece sete magias de Trovador de até 2º nível, baseadas no seu nível de Trovador. Como um Mago de 3º nível, você conhece três truques e seu grimório possui 10 magias de Mago, duas das quais (as duas que você recebe ao atingir o 3º nível de Mago) podem ser magias de 2º nível. Se você possuir 16 de Inteligência, você pode preparar 6 magias de Mago de seu grimório.

Cada magia que você conhece e prepara está associada com uma das suas classes e você usa o Atributo de Conjuração dessa classe quando você conjura a magia. Da mesma forma, um foco de conjuração, como um símbolo sagrado, pode ser usado apenas para as magias da classe associada a esse foco.

Caso um de seus truques aumentar seu poder em níveis superiores, o aumento é baseado no seu nível de personagem e não em uma classe em particular

Pontos de Mana. Você determina seus pontos de mana juntando todos os níveis nas classes de Acólito, Arcanista, Mago e Trovador, metade de seus níveis nas classes Caçador, Cruzado e Xamã, e um terço de seu nível como Pugilista. Você deve usar o valor total destes níveis para determinar seus pontos de mana consultando a tabela Conjurador de Multiclasse.

Por exemplo, caso você seja um Caçador 4/Mago 3, você é considerado como um conjurador de 5º nível, possuindo então 18 pontos de mana. Caso seja um Trovador 4/Pugilista 3, você também é considerado como um conjurador de 5º nível.

Nível Máximo de Magia. Caso você possua mais do que uma classe conjuradora, é provável que você possua um nível máximo de magia superior ao que uma de suas classes permite conjurar. Quando isso ocorre, você pode conjurar uma magia conhecida ou preparada utilizando seu maior Nível Máximo de Magia, porém, você não pode aprender ou preparar uma magia neste nível caso o nível de sua classe não permita.

Magias de Pugilista. Caso você tenha níveis de Pugilista, você pode utilizar uma magia de Pugilista no maior nível possível que você possua ao fazer multiclasse com outra classe conjuradora.

Técnicas de Batalha

Se você ganhar a característica de classe Técnicas de Batalha de mais de uma classe, os usos das técnicas não se somam. Você aprende uma técnica sempre que atingir os níveis especificados nas classes que possuem essa característica.

Por exemplo, ao possuir 2 níveis de combatente e subir para o 3º nível escolhendo fazer multiclasse com o Bruto, você aprende uma técnica adicional que atende os pré-requisitos.